Artigo, Milton Pires - O mal estar na organização


Ontem, dia 21 de junho de 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) inaugurou uma nova etapa na sua História. Antes apresentava-se como um grupo de juízes, quase todos indicados pelo PT, lenientes, tolerantes...coniventes com a impunidade da maior organização criminosa da história política do Brasil – o próprio partido que os colocou lá dentro; agora é abertamente um órgão de persecução, de “caça” àqueles que ousarem enfrentar o Regime Petista.

Ao aceitar denúncia contra o Deputado Jair Bolsonaro, o STF provocou na mídia e na sociedade brasileira um conjunto de reações que invariavelmente contém as seguintes ideias:

1. “teoria da imparcialidade” - não gosto de Bolsonaro, mas ele precisa ser“melhor orientado” do ponto de vista de marketing para não cair neste tipo de armadilha da Maria do Rosário e da Esquerda.

2. “teoria das prioridades”- o fato do STF ter aceitado a denúncia contra Bolsonaro não é importante. O Brasil tem outras coisas muito mais graves para se preocupar.

3. “teoria do exemplo e da tolerância zero” - Há uma “cultura do estupro no Brasil” e o“caso Bolsonaro x Maria do Rosário” deve servir de exemplo.

4. “teoria das eleições”- o processo serve para impedir que Bolsonaro concorra à Presidência da República em 2018.

Deixando de lado, pelo menos agora, cada uma destas ideias, cabe dizer o seguinte: sempre existiu e sempre vai existir dentro da propaganda política, dentro da estratégia de formação da opinião pública, algo muito semelhante àquilo que se define, em psicanálise, como “livre associação”-processo que tenta estabelecer relações, conexões entre os fatos e lembranças que o paciente vai evocando, mencionando sem ser provocado, para que vença suas “resistências” e suas“limitações”, para que identifique e supere, ajudado pelo analista, um conflito inconsciente.

Se o Brasil fosse um paciente no divã e se Freud fosse petista, qual seria o “conflito” a ser abordado na terapia? 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

8 comentários:

Anônimo disse...

Bolsonaro admite que pode ficar fora da disputa de 2018: “me fodi”:


Deputado ultradireitista Jair Bolsonaro (PSC-SP) admitiu nessa terça-feira, 21, que poderá lhe custar uma candidatura a presidente o fato de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter aceito a denúncia contra ele por incitação ao crime de estupro; "Me fodi. Tomei de quatro a um [quatro ministros votaram contra ele e um a favor]. Estão querendo me tornar inelegível para as próximas eleições. Vou pagar pelo estupro coletivo daquela menina no Rio", desabafou Bolsonaro em conversa com um jornalista que ele imaginou ser um advogado, segundo o colunista Ricardo Noblat

Anônimo disse...

miltinho, monta um apartamento e vai cozinhar pro teu bolsonaro...de aventalzinho tá?

Anônimo disse...

Mas tem outra conclusão que se pode tirar deste episódio: o STF se desmoraliza ao apontar chifre em cabeça de cavalo. Este desvio de foco não fará bem nem para o país e muito menos ao próprio STF.

Mordaz disse...

Parece que os ministros bolivarianos estupradores da constituição forma os únicos excitados sexualmente pelas palavra de Bolsonaro. Fala sério. Quem mais acreditaria que estupradores estão motivados por políticos?

Anônimo disse...

BOLSONARO PRA PRESIDENTE DO BRASIL, URGENTE!

Anônimo disse...

O STF está doente, como a sociedade brasileira.
Petistas são sociopatas.
Estamos assistindo a transformação do Brasil em um grande manicômio petista.

Anônimo disse...

Incluo a Teoria do Duplo Sentido que o STF finge não ver.A Maria do Rosário também ofendeu o Bolsonaro quando o chamou de estuprador. Será que o STF vai enxergar o duplo sentido ou vai passar a mão na cabeça de quem ofendeu primeiro? Justiça é Justiça!

Gilmar "Bolsonaro" disse...

Perfeito, entendi que entre o "supremo teatral FEDEral e o estado islâmico o que os separa é que os barbudo são jovens e aquela velharada do diabo não. Bolsonaro 2018, os coiós que serão hostilizados em logradouros públicos acabaram de eleger o Mito e cavar a própria sepultura.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/