Saiba como ocorrerá cada passo do julgamento de Dilma Roussef pelo Senado

A partir deste momento, começa a segunda fase do processo de deposição constitucional no Senado. Em até 180 dias terá que ser realizado o julgamento final pelo plenário. Para depor Dilma, serão necessários 2/3 dos votos dos senadores. 

O julgamento do impeachment de Dilma no Senado terá, a partir de agora, dois momentos. O primeiro será destinado à produção de provas, diligências, debates entre acusação e defesa. O segundo será o do "julgamento propriamente dito". Segundo ele, Dilma poderá depor pessoalmente ou mandar um representante.

Ontem mesmo foi assinado o mandado de citação da presidente afastada Dilma Rousseff. Ela terá até 20 dias para apresentar sua defesa prévia.

Entenda todos os passos:

1) Presidente do STF assume a coordenação dos trabalhos no Senado
 Em reunião na tarde desta quinta-feira, o presidente do Senado, Renan Calheiros, passou a condução do processo de impeachment para o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, como determina a lei de impeachment (nº 1.079/1950). Os juízes são os senadores.

2) Eleição e início da instrução da Comissão Especial de Impeachment do Senado
A comissão deverá apresentar um novo parecer. O prazo para conclusão do relatório será definido a partir das diligências necessárias.O parecer pela pronúncia (denúncia contra a presidente) deve ser levado ao plenário do Senado.

3) Votação da Pronúncia pelo Plenário do Senado
A sessão no plenário do Senado será presidida pelo presidente do STF, Ricardo Lewandowski. A votação é por maioria simples. Para ser aprovado, o relatório tem que ser aprovado pela metade mais um dos senadores presentes. Se rejeitada a denúncia, o processo contra a presidente será extinto, e ela volta ao assumir o cargo. Caso seja aprovada a pronúncia, serão intimadas acusação e defesa para que apresentem novas alegações, em prazos sucessivos de 48 horas.

4) Remessa dos autos do processo ao presidente do STF
Apresentadas as alegações da acusação e da defesa, os autos do processo são remetidos ao presidente do STF, que define a data de julgamento e intima a presidente afastada.

4 comentários:

Anônimo disse...

PresidentA??? Essa oligofrênica sempre foi uma piada de mau gosto. A sua arrogância só não é maior que a sua incompetência. Taí o resultado...

Anônimo disse...

QUE FOTO HORROROSA....

Anônimo disse...

Caro Políbio
O que acho péssimo é o julgamento demorar 6 meses, significando 6 meses de insegurança e nada em definitivo. É o fim da picada e ainda correndo o risco da Anta Jumenta incompetenta voltar. Parece um pesadelo do qual jamais se desperta. O único consolo é que agora, segundo a PresidentA Jumenta da língua portuguesa, agora temos um presidentO.
Esther

ARCANJO disse...

"PEIDEI MAS NÃO FUI EU"

O POLACO LEVANDOSWSKI É PERIGOSO E CARA DE PAU,JOGA A FAVOR DO DIABO, MARCAÇÃO NELE!


https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/