Artigo, Luiz Milman - Neste sábado, Israel completa seus 68 anos

Ao lado, Jerusalém.


Israel comemora amanhã, 14 de maio, 68 anos de independência. Uma história de lutas, heroísmo, sucesso social, cultural, científico e econômico do povo judeu, em especial, é claro, daqueles que lá vivem e constroem o lar nacional judaico a cada dia. Territorialmente é um pequeno país, mas seu tamanho e importância são gigantescos na alma de cada judeu espalhado pelo mundo, exceção feita a paranoicos disfuncionais. Nação de 8 milhões de habitantes, seis milhões dos quais judeus e dois milhões de árabes, além de outras pequenas minorias, Israel tem um PIB de US$ 380 bilhões e uma renda per capita de mais de US 33 mil. Além disso, é uma democracia liberal exitosa numa região de repúblicas ditatoriais e monarquias absolutistas. Com escassos recursos naturais, Israel desenvolveu-se com base num exemplar sistema educacional e de fomento a seus recursos humanos, que alicerçam padrões de desenvolvimento tecnológico invejáveis. Quase 14 anos de governo petista esfriaram as relações do Brasil com o estado judeu, em nome de um alinhamento ideológico inconsequente com os palestinos, que jamais levou em conta as complexidades do conflito entre estes e os israelenses. As ações diplomáticas brasileiras durante o período petista foram regressivas e obedeceram a uma cartilha bolivariana. No governo Temer, devem ser objeto de um redirecionamento virtuoso e produtivo, em todos os campos, para os dois países. Quanto à paz desejável entre Israel e Palestina ela virá quando o realismo e uma legítima e sincera aceitação da existência do estado judeu por parte dos palestinos tornar-se um fato político e cultural. De todo modo -e mais do que nunca- AM ISRAEL CHAI!

5 comentários:

Anônimo disse...

Meus parabéns, oh Israel. Terra bíblica de todos os cristão do mundo. Torço para que um dia ocorra paz entre judeus e palestinos, eles tb merecem uma pátria.

Anônimo disse...

O psc mandou uma comitiva de deputados, dentre eles Bolsonaro, para aprender com esse povo gierreiro como fazer muito com quase nada.

Anônimo disse...

Parabens ao Estado de Israel e ao seu povo, um povo guerreiro .Conheci Israel nos anos 1970 , haviam celebrado a paz com o Egito. O que me chamou atencao , na epoca, ainda valido nos dias de hoje, era a capacidade de viverem
o dia a dia com ameacas de bombas, de atentados, enfim conciliavam a vida normal, de estudos, de trabalho, com uma situacao de guerra latente. O que nao eh facil !!!

Anônimo disse...

Ué não entendi, Jesus nao era Judel, ou seja, Israelense?

ATENTO disse...

EXEMPLO A TODA A TERRA!

UM PAÍS ADMIRAVEL,AJUDA O MUNDO TODO, NÃO TEM NENHUMA CULPA DO ÓDIO QUE ALGUNS CELERADOS LHE DEDICAM.

O PT,OS PETRALHAS QUE SE JUNTARAM COM A ESCÓRIA DO MUNDO, NOS ENVERGONHARAM, E AGORA RESTAURAREMOS AS RELAÇÕES COMO SEMPRE FORAM,CIVILIZADAS E CORDIAIS.

SE DEFENDEM DE ATAQUES INJUSTOS,MOSTRAM BRIO E GALHARDIA.

QUEM NÃO QUER SER AGREDIDO QUE NÃO PRATIQUE AGRESSÃO, ISRAEL PODE TRITURAR SEUS AGRESSORES, NÃO O FAZ,APENAS SE DEFENDE.

A IMPRENSA PETRALHA DO MUNDO CONTA OUTRA COISA.INFELIZMENTE.

O BEM VAI VENCER,COMO AQUI, O LIXO VAI PARA O LIXO.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/