Economista da Ufpel prevê 72% de votos pró-impeachment

Se a votação na Câmara dos Deputados fosse hoje, o impeachment da presidenta Dilma teria a aprovação de 72% dos parlamentares, indicou análise estatística do professor de economia da UFPel (Universidade Federal de Pelotas) Regis Ely. Para que o processo seja aprovado, são necessários votos de 342 parlamentares, 67% do total. “A não ser que ocorra fato político muito relevante, há probabilidade de cerca de 75% de o impeachment passar”, disse Ely, que atua nas áreas de previsão, análise de dados, séries temporais e finanças.

O algoritmo construído por Ely parte do princípio de que a decisão dos deputados sofre influência do partido e do Estado pelo qual foram eleitos. Com base nisso, ele inferiu qual será a posição dos que ainda não declararam seu voto. O número de deputados indecisos mostra, porém, que há negociação em curso, o que eleva a volatilidade das decisões.


Ely ressaltou dois fatores que podem afetar a previsibilidade da votação, prevista para ocorrer no dia 17. A ordem de votação, que ainda não foi definida pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, pode provocar um “efeito manada”, e as ausências. Se as faltas não superarem 5%, a tendência é que o processo seja autorizado. Mas se for maior que 6%, o resultado final da votação parece se inverter.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

8 comentários:

Anônimo disse...

OFF

ATENÇÃO, ATENÇÃO!!!! Se for verdade, será uma decepção enorme ao povo.

Caro Políbio, por favor procure verificar se essa
entrevista de Janaína Pachoal ao Estadão é verídica ou foi manipulada, distorcida
por algum jornalista mal intencionado.
Janaína disse que abraçaria a Dilma se tivesse oportunidade e que não estava esperançosa em relação à aprovação do impeachment.

politica.estadao.com.br/noticias/geral,lagrimas-a-quem-se-pretende-tirar-da-presidencia,10000025750

Anônimo disse...

Políbio,

A pergunta que faço:

- Será que R$ 2 milhões em emendas valem mais que a exposição "ao vivo" na Globo/SBT/BAND ...???

Acho que não!!!

JulioK

Anônimo disse...

Este estudo beira a idiotice total, desde de quando no Brasil alguma votação se baseou nos dados levantados pelo pesquisador, o que conta é se o parlamentar será cooptado pelo sistema do atual governo ou não, o resto é o mais puro achismo.

Anônimo disse...

Isso é bobagem, o cara com método estatístico quer adivinhar o que os deputados estão planejando para o seu futuro. Ele por acaso fez alguma pesquisa de boca de urna? E se é da UFPEL petralha podemos desconfiar. Isso pode ser uma tentativa para induzir os deputados que querem o impeachment da anta mas ao mesmo tempo querem a grana do mensalão do impeachment, a votarem contra o impeachment. Petralhas, vocês não conseguem me enganar...KKKKKKKKKKKKK!

Anônimo disse...

Um cara super preparado pra opinar

Anônimo disse...

Deputados temem ‘carimbo do golpe’

10 ABR 2016

Ao menos parte dos 65 deputados, que compõem a comissão do impeachment, entrará para a História amanhã, segunda-feira, 11. O problema é como eles serão inscritos na posterioridade. Muitos deles têm consciência de que podem ser lembrados como “golpistas”.

Até mesmo a poderosa Globo receia o maldito rótulo de golpista.

Depois de concluída a leitura do parecer do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), na madrugada de sábado (9), favorável ao golpe, nesta segunda o documento será votado pela comissão.

Não haverá “folgada maioria” para nenhum dos lados. Se aprovado o relatório, na sequência – provavelmente na sexta, dia 15 — irá para o plenário (onde matematicamente o golpe já está enterrado).

O Blog do Esmael vai transmitir ao vivo a sessão de amanhã, a partir das 10 horas, quando 27 líderes partidários, o ministro José Eduardo Cardozo, e Jovair Arantes deverão se pronunciar sobre o relatório encomendado pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Em contagem regressiva para o golpe na Câmara, fortes emoções ainda podem abalar as estruturas.

Especula-se que Cunha poderá ser afastado pelo Supremo Tribunal Federal, o que desorganizaria o exército do presidente da Câmara e o ritmo da vingança contra a democracia e o mandato de Dilma Rousseff.

Anônimo disse...

Nao vai passar

Anônimo disse...

Políbio:
Descobri que no interior do Amapá tem um vidente que garante que o impechment será aprovado por 89,9%.
Vale a pena uma ampla reportagem sobre este senhor

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/