Artigo, Francisco Ferraz - Falta um Unamuno nas Universidades do Brasil

Ao lado, o general Astray, o homem do governo fascista de Franco que foi enfrentado pelas sábias e corajosas palavras do reitor Unamuno.Unamuno soube defender a autonomia da Universidade. 


Unamuno é um símbolo do que se espera de um reitor desta sagrada instituição milenar – a Universidade. É lamentável que, não tendo meios para se defender, a Universidade dependa de suas autoridades internas para protegê-las, as quais, não poucas vezes as entregam aos poderosos de plantão.

O trecho acima é do artigo que vai a seguir, assinado pelo ex-reitor da Ufrgs, o professor e cientista político gaúcho Francisco Ferraz.

Leia tudo:

Corajoso discurso de Miguel de Unamuno em defesa da autonomia da Universidade em plena Guerra Civil Espanhola.
     
Acredito que este texto seja oportuno no atual momento do Brasil, em que as universidades e suas autoridades estão longe de desempenhar o papel que delas e deles se esperava, em razão de suas relações de alinhamento político com o governo federal.O texto relata o último discurso de Miguel de Unamuno, então reitor da Universidade de Salamanca (Espanha) numa sessão comemorativa realizada no salão nobre.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

6 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito, tenho comentado nestes espaços :A verdade prevalecerá, o Tempo é o Deus da Razão.Atualmente o Brasil está nas mãos dos menos competentes e dos mais retrógrados e insensatos

Anônimo disse...

Anônimo das 08:25
Um exemplo do que afirmaste é o reitor da UFSM, o sr burmann. Lá, tem lugar até para perseguição aos israelenses. em pleno século XXI!

Anônimo disse...

Deve ter sido nesse daí que Luldrão se inspirou ao dizer que rouba menos do que os outros! Esse cidadão aí, com um olho e um braço a menos, roubava metade quando comparado com os que tinha dois olhos e dois braços. O Luladrão, com nove dedos, diz roubar menos do que os que tem dez dedos nas mãos.... É a lógica petralha em ação!

Anônimo disse...

Como nos mostra a História, esse tempo de obscurantismo da esquerda, da idolatria a um "inválido" moral e da mentira descarada, em breve, acabará. Quiçá, após, o Brasil possa caminhar livre dessas amarras do atraso imposta pelo PT e seus satélites.

Anônimo disse...

Infelizmente, não está faltando um Unamuno somente nas universidades do Brasil. Ou vocês acham que a quase milenar Universidade de Coimbra e outras universidades européias teriam dado títulos de Doutor Honoris Causa a um ENERGÚMENO com ânsias de ditador chamado Luiz Inácio Lula da Silva? Estão faltando Unamunos em muitas universidades mundo afora.

Anônimo disse...

Essa passagem histórica mostra-nos a diferença entre um Cervantes e um astray (em minúsculas, por favor). As nossas universidades públicas estão infestadas até a medula de gente do nível do verdadeiro aleijado. São valhacoutos de militontos do mst, ligas campesinas, simpatizantes da gayzada, e outras aberrações.
Infelizmente essas instituições caríssimas, financiadas por todos os brasileiros honestos, trabalhadores, pagadores de impostos escorchantes, não apresentam nada que venha minimizar ou resolver parte das nossas mazelas.
Aqui em Floripa, basta dar uma volta no câmpus da Trindade para constatar-se a presença maciça dessa chinelagem "intelequetual", que só pensa em fumar maconha, pichar, vestir camisetas vermelhas com dizeres a favor de uma certa "resistência", e beber todas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/