Análise, Igor Morais - Para onde estamos indo

A divulgação do pior resultado do PIB do Brasil dos últimos 25 anos, queda de 3,8% sobre 2014, representa muito mais do que números. É a confirmação da falha de política econômica centrada nas ações do Estado, defendida e aplicada pelos simpatizantes das teses de esquerda nos últimos 14 anos. 

A lista de erros é grande e vai desde as intervenções microeconômicas no setor produtivo, como mudanças tributárias setoriais e crédito subsidiado, até aumento do contingente de pessoas empregadas no setor público, passando pelo uso desenfreado de empresas estatais, congelamento de preços, desvio de recursos para partidos da base e ausência de uma política comercial externa. 

O país é rico, não temos dúvida, mas começou a mostrar os sinais de enfraquecimento após tantos anos de descaso e erros de condução econômica. E o cenário que se desenha hoje coloca em risco as conquistas que a sociedade brasileira teve com o Plano Real, como inflação baixa e controlada, disciplina fiscal, confiança de investidores e consumidores e abertura econômica. 

O famoso tripé, que nos deu sustentação de 1999 a 2009, já não existe mais. Voltamos mais de uma década no tempo, perdemos confiança internacional, o nível de produção da indústria de transformação chegou ao menor patamar da história (9,8%), e já é visível a piora na distribuição de renda. A queda da renda per capita em 4,6% é apenas o primeiro sintoma de um empobrecimento que está em curso. Para resumir os resultados do PIB do ano passado, podemos usar o termo que foi cunhado na era PT: “nunca na história desse país”.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

9 comentários:

Anônimo disse...

Dilpetrolao mentiu na campanha, maquiou as contas,ela deve ser responsabilizada por isto,escondeu a realidade dos números,o rombo histórico, comprou a reeleição, pedalou e muto,fez disto algo corriqueiro e não algo emergencial apenas,...pedalou e continuou pedalando em 2015 foi alertada mas n deu ouvido, pedalou como nenhum antes nem governadores fizeram isto q ela fez,tambem distribuiu bolsas,aumentou minha casa pronatec,mas passada a eleição cortou tudo cometeu estelionato eleitoral .......,nao deixou a luz aumentar nem a gasolina,com isto destruiu a petrobras mais ainda, a divida saltou p mais de 530 bilhoes,quebrou o setor eletrico tudo p ganhar votos

Anônimo disse...

Políbio,

Como o PIB 2015 foi uma desgraça, o Planalto já jogou o assunto para debaixo do tapete.

Dillma em silêncio sepulcral.

JulioK

Anônimo disse...

Apenas um
Brasil 06.03.16 09:54

Na noite de sexta-feira, Dilma usou um encontro com governadores para se dizer "indignada" com o tratamento “desrespeitoso” da Lava Jato para com Lula. E apenas um governador – Pedro Taques, do Mato Grosso – teve coragem de retrucar a presidente.

Segundo Josias de Souza, foram essas as palavras do tucano: "Entendo que não houve desrespeito, presidente. Ninguém está acima da lei."

O Antagonista lamenta a covardia dos outros vinte e seis.

Anônimo disse...

Partido QUADRILHA PT, está provando que o REAL não serve, pra máfia!

Anônimo disse...

Absurdamente essa administração cleptocrática e incompetente pretende fazer mais do mesmo engodo, com PACs de obras inacabadas e superfaturadas, empregos temporários, aumento de impostos e o endividamento público trilinário, porque o governo não tem dinheiro, medidas que só servirão para enriquecer banqueiros e empreiteiros, será mais um voo de galinha e desta vez com as asas cortadas como se fazia antigamente pra ela não pular a cerca, porque agora o mundo todo já não acredita no Brasil, e isso daqui alguns meses gerará mais inflação e recessão!
Absurdamente o nosso ministro da fazenda e em quem o país produtivo está depositando as esperanças chama-se Juiz Sergio Moro!
FORA DILMA! TODOS NA RUA DIA 13 DE MARÇO!

Anônimo disse...

As esquerdas com sua retórica intelectualmente desonesta e aparentemente cheia de boas intenções mostra aqui no Brasil o que destruiu a falida URSS, só incompetência, corrupção e pobreza moral . Fim da linha para elas

Anônimo disse...

Rodrigo Vianna diz que Globo encomendou a Moro ação contra blogueiros:

Ex-repórter da Globo, o jornalista Rodrigo Vianna alerta que a força-tarefa da Lava Jato pode ter criado uma armadilha contra Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania; primeiro vazaram a decisão que seria tomada contra o ex-presidente Lula para depois acusar o Instituto de destruir provas; "Sonho da família Marinho é colocar a PF pra perseguir blogueiros. Estão preparando novo ataque. Moro e Lava-Jato viraram partido conservador, que põe em risco a democracia", diz Rodrigo Vianna, ex-Globo (...)

Xi, editor e tias do jô, se confirmada a noticia estara mais que COMPROVADO que o juiz moro age em conluio com a Globo, aí não restara outra alternativa ao STF se não a de retira-lo do Processo "coercitivamente" para a Prisão de Guantanamo do Paraná. O a liberdade de imprensa é só um direito da imprensa marron glace?

Anônimo disse...

Agora eu sei por que tem tanto brasileiro mundo a fora. O povo cansa de tanta zona ano após ano, década após década, geração após geração. Incerteza, zona, crises e etc. E vão embora para qualquer lugar minimamente decente. Não é a toa que nas manifestações de 2013 tinham muitos brasileiros no exterior cansados dando depoimento.

País que não tem referencial e estabilidade nunca vai para frente.

Anônimo disse...

Eu não sei para onde estamos indo, mas algo eu sei. Por onde passamos e onde estamos não produziu algo muito significante. 100º lugar em liberdade econômica, 84º em IDH, 84º em educação, 40 mil assassinatos por ano, 40 mil acidentes fatais no trânsito anualmente, fronteiras abertas, falta competitividade, pouca soberania industrial e tecnológica, desindustrialização e etc. Isso não é dos 14 anos do PT/PMDB. Mas herança de todos os regimes até hoje e algo que poucos falam, boa parte também é culpa do povo que pouco faz para melhorar isso terceirizando a responsabilidade para populistas ou qualquer um que aparece prometendo fazer.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/