Saiba quem é o juiz federal que cuida da Operação Zelotes

Causou estranheza, novembro do ano passado, quando o juiz titular da 10ª Vara Federal de Brasília, Vallisney de Souza Oliveira, pediu para retornar do STJ (Superior Tribunal de Justiça) antes de vencido seu prazo ali para reassumir seu posto e dele afastar a juíza substituta que estava se conduzindo muito bem no apoio à Operação Zelotes da Polícia Federal e Ministério Público.

O juiz que autorizou as buscas e apreensões e mais os mandados de condução coercitiva é Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal em Brasília. Ele agendou nesta quinta-feira o depoimento dos principais lobistas investigados na Operação Zelotes. Eles são acusados de organizar uma quadrilha que subornava agentes públicos no Executivo e no Legislativo para conceder incentivos fiscais a montadoras de automóveis, por meio de medidas provisórias, e beneficiar outras empresas com a redução de multas tributárias no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Uma delas, asiderúrgica Gerdau, foi alvo da sexta fase da Operação Zelotes, deflagrada nesta manhã.

Pelo menos 200 empresas são investigadas, entre elas as gaúchas RBS, Marcopolo e Mundial. 

 A Gerdau foi envolvida no esquema. Acusada de tentar sonegar 1,5 bilhão de reais, a companhia negou irregularidades.

No dia 9 de março, será a vez de Eduardo Gonçalves Valadão e Mauro Marcondes Machado, o ex-representante da indústria automobilística que dizia ter proximidade com o ex-presidente Lula e pagou 2,5 milhões de reais por contratos de consultoria com a empresa de marketing esportivo de um filho do petista, Luís Cláudio Lula da Silva. Até agora, apenas a mulher de Marcondes, Cristina Mautoni, havia prestado depoimento na ação penal. Ela confirmou os pagamentos a Luís Cláudio. O réu Halysson Carvalho Silva também depôs, mas o processo contra ele corre em separado.

8 comentários:

Zarathustra disse...

E a RBS?

Anônimo disse...

Cuidado, querem nos fazer de massinha! Semana passada quando haveria o depoimento do Dr. Lula e da D.Galega, requentaram a estória da quenga do FHC. Agora que o petrolão chega na Presidência da República via seu marqueteiro João Santana ressucitam a Zelotes através do grupo Gerdau.

Ou seja, o negócio é desviar o foco dos PeTralhas!

Anônimo disse...

Off topic (não precisa publicar).

Senhor Editor,

o senhor como uma pessoa bem informada, sabe alguma notícia de como vai ser o pagamento do salário dos servidores públicos estaduais neste dia 29/02?

Uns falam que no dia 29/02 o Estado pagará entre R$ 2.000 e R$ 2.500, parcelando os valores restantes. Confere essa notícia?

Obrigado pela atenção.


Anônimo disse...

No site de Veja, confirmada devassa na residência do CEO da Gerdau, em POA

Anônimo disse...

Juiz bom para o e editor só quando manda prender alguém do PT ou ligado ao Partido? Seja isento uma vez na vida criatura ou pelo menos veja os dois lados da moeda.

Anônimo disse...

GERDAU puxa saco da dilma ou seja dilmetralha e 9 dedos puxa sacos dele TAMBÉM

UOL, ESTADAO, FOLHA DE SAO PAULO, ZERO HORA DA RBS AFILIADA DA GLOBO , E A MIDIA TODA, ESCONDEM, MANIPULAM AS NOTICIAS, POIS SAO PUXA SACOS DO PT, ISTO É GRITANTE

Anônimo disse...

Os servidores públicos estaduais não precisam se preocupar com o salário de fevereiro.

VAI SER PAGO NA ÍNTEGRA EM 30/02.

Anônimo disse...

CADEIA NA DILMENTIRA LESA PATRIA

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/