Artigo, José Nêumane Pinto, Estadão - O talento número 1 de João Patinhas

Na semana passada, a literatura universal perdeu um dos mais eruditos entre seus exegetas e também um dos mais bem-sucedidos de seus criadores com a morte de Umberto Eco. Este, contudo, não levou para o túmulo um célebre axioma universal do romance policial, seja o mais popular, seja o mais sofisticado: o criminoso sempre volta ao local do crime.  O grande mestre, porém, desapareceu sem ter tido a oportunidade de conhecer uma contribuição, dada pelo grupo de criminosos que promoveu no Brasil o maior assalto ao patrimônio público de todos os tempos e que, de certa forma, parodia esse truísmo: o novo tesoureiro sempre volta a cometer o crime do antigo.

Foi assim que o ex-tesoureiro do partido que manda na República há 13 anos (por coincidência, o número com que está inscrito na Justiça Eleitoral) Delúbio Soares, condenado na Ação Penal (AP) n.º 470, vulgo mensalão, por corrupção, entre outros delitos, foi imitado por seu sucessor. Como é notório, João Vaccari Neto já foi condenado por similar sequência de crimes após investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, e com penas impostas pelo juiz da chamada e muito aclamada Operação Lava Jato, Sergio Moro, da Justiça Federal do Paraná.

Com sua habitual dose de ironia, a deusa grega Clio, que rege a História, acaba de nos conceder exemplo da mesma natureza, que parece ter sido feito para confirmar a máxima anterior e exatamente na atividade em que o citado professor Eco foi pontífice máximo desde os anos 60: a comunicação de massas. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Se alguém assim competente em marketing se preocupasse minimamente com a verdade, o Brasil estaria bem melhor. Escolheu o caminho e o partido das sombras.

Anônimo disse...

O talento número um deste cara é mentir; o número dois é mentir; e o número três é faltar com a verdade. Fora isso, só mente um pouco.

RONDO disse...

Vai ter que contratar um marqueteiro, quem sabe o Lula?

Anônimo disse...

JOÃO SANTANA, ODEBRECHT, LULA e outros SÃO HERDEIROS das CAPITANIAS HEREDITÁRIAS.


MODUS OPERANTI das CAPITANIAS HEREDITÁRIAS se ESPRAIOU, chegou as fronteiras do Brasil, né OLIVIO?

Anônimo disse...

LEIAM O OTIMO TEXTO =NO BLOG DO CORONEL

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/