Renegociação de dívida do Estado pode envolver federalização da Sulgás e do Banrisul

O governo federal confirmou que tem interesse em receber ativos (empresa estatais, sobretudo) para reduzir as prestações mensais das dívidas dos Estados.

O aviso foi feito pelo secretário do Tesouro Nacional, Otávio Ladeira.

Os valores seriam usados para reduzir as prestações mensais ao longo de 5 anos.

No governo FHC, ocorreram operações semelhantes.

Otávio Ladeira disse que o governo federal tem interesse em empresas distribuidoras de gás e bancos. No RS, Sulgás e Banrisul estão na lista das federalizações.

Desde o governo Dilma, o BB tem interesse no Banrisul.

24 comentários:

Anônimo disse...

Palmas! Um estado que não tem dinheiro pra contratar policiais, não pode manter um ativo tão valioso. Mais privatizações, por favor.

Anônimo disse...

Saaaartoooori....Venda de uma vez a SULGÁS E O BANRISUL. O RS não tem capacidade para ter empresas públicas. O Estado tem que cuidar da educação, segurança, saúde, estradas e portos. Nem energia pode ter. Entregue para a iniciativa privada que ela resolve os problemas com um preço muito menor. Chega de sustentar os CCs......Estado enxuto.

Anônimo disse...

NEGATIVO, O RS DEVE VENDER ESSES ATIVOS E INVESTIR ESSE DINHEIRO E NÃO FAZER BENESSES AO FUNCIONALISMO PÚBLICO E A DÍVIDA DEVE SER RENEGOCIADA, O FEDERAL SE INTEERFERE MUITO NA GESTÃO DO ESTADO, TUDO QUE PRODUZIMOS SÓ RECEBEMOS 17% DESSES 17% AINDA TEMOS QUE PAGAR A DÍVIDA..................

Anônimo disse...

E quando vai extinguir a FDRH e a CORAG?

Anônimo disse...

Tem que vir mais extinções e privatizações ae: FDRH,CESA,CORAG

RONDO disse...

Destina tudo para a segurança.

Anônimo disse...

Vende logo, aproveita e abate essa dívida e se livra desses CC e aposentadorias. Barganhe o preço mais alto por esse lixo de Banriatraso.

Anônimo disse...

ANTES DE ENTREGAR as ESTATAIS GAUCHAS, obrigatório a AUDITORIA da DIVIDA e o JULGAMENTO das ações judiciais empreendidas em Brasília.

ORA, sem isso não adianta entregar estatais, o crescimento da dívida continuará em ritmo GEOMETRICA.

Sérgio Leite disse...

Porque naõ fazem como o estado de Santa Catarina? Processem o AGIOTA do governo federal, que cobra juro sobre juros!!

Anônimo disse...

Não esquece de colocar a CEEE no bolo.
Elimina um monte de marajás (ativos e inativos) da folha do estado, elimina uma montanha de passivos judiciais, previdenciários e trabalhistas.
Como bônus e cereja do bolo passa a fornecer energia de qualidade para que as empresas do RS cresçam e gerem empregos.
Os eficientes funcionários da empresa não são favoráveis, mas 99% dos seres humanos sabem porque.

João Paulo da Fontoura disse...


+++ Qual Estado tem banco público: acredito que o nosso Rio Grande e mais um ou dois, não mais ( SP, RIO, SC, todos repassaram seus bancos provedores de sinecuras ou para o governo federal e para particulares ( no RIO foi para o Itaú ). Nem pensar em deixar a CEEE fora desse bolada. O monstrengo, a estrovenga tem que ser federalizadas ou, melhora ainda, vendida em pregão a qualquer um investidor que tenha grana para investimento e conhecimento do negócio
.

Anônimo disse...

O ignorante das 11:21, não sabe que todos os passivos da venda ocasional da CEEE ficam para o Estado! Não se vende dívida!
É mais, não existe salários de marajá na CEEE, eles existem nas Secretarias da Fazenda, no Judiciário, na Assembleia!
Você está desatualizado! As pessoas que têm salários maiores são engenheiros e técnicos com muitos anos de serviço que são especialistas na área , não meros burocratas!
Agora, a inveja é uma merda!
É só estudar mais e fazer concurso, viu!
Melhor do que ficar destilando veneno!
Falta de planejamento e gestão é problema de colocarem políticos incompetentes e encherem de CCs um órgão técnico!
Isso é atraso!
Olha para Paraná, Minas, São Paulo, são exemplo de locais onde isso não ocorre, tem salários maiores que aqui e os técnicos podem trabalhar!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PauloAG disse...

Os valores da venda de estatais DEVE ser aplicado em infraestrutura. Se gastar com salários não adiantará nada, vai para o ralo.

Anônimo disse...

Entrega a CEEE junto!

Anônimo disse...

a gauchada é contra e ira para as ruas se alguma empresa estatal for privatizada,se a conta não esta fechando que se aumentem os impostos.
a gauchada é radicalmente contra qualquer privatização ou fechamento de empresas estatais pois são do povo e so o povo pode decidir o que é melhor pra si.

Anônimo disse...

Se em vez de vender o Banrisul e ganhar um bom dinheiro, o governador "der" o Banco para os comunistas vermelhos do PT, ele deve ganhar o troféu Jumento do Ano.

Anônimo disse...

Gringão entrega, com as dívidas, e depois......... Os funcionários públicos, todos, tem aumentos independente da tua vontade e aí o quê fazer?

João Paulo da Fontoura disse...


Para os amigos brabos:
- A Caixa era uma autarquia. O Banrisul, contrário, é uma sociedade anônima. Portanto se for vendido vão, igualmente, os funcionários. O nosso estado é mais importante que o nosso Banco. Se tivermos que preservar algo, preserve-se os dedos e vão-se os anéis. ( de qualquer maneira, o Banrisul pode ser federalizado, passando para o BB que tem sempre teve interesse no mesmo.);
- No caso do amigo da CEEE, ninguém é idiota ou recalcado para ficar torcendo para os funcionários se darem mal. Não podemos esquecer que os concursos para a CEEE são fenômenos relativamente recentes. Antes, se entrava na indicação. Eu sou técnico eletro-mecânico formando nos anos 70 do século passado e toda a minha turma entrou. Eu não tenho dúvida que a maioria desses técnicos e dos engenheiros são competentes e trabalhadores. Mas o problemas é que o nosso Estado está quebrado e não tem as minimas condições de cumprir com suas responsabilidade de acionista majoritário da mesma. Uma culpa, vocês funcionários tiveram: aceitaram passivamente o mar de ações trabalhista contra a empresa, mas de ações que gerou o maior passivo trabalhistas aqui do sul. Também acho que uma boa solução é federalizar a empresa. O problema é que tem que haver investimento na estrovenga. Isso é fato! Abraços e torço por uma solução que concilie os dois interesses: do estado e dos funcionários.

Anônimo disse...

Estão (novamente) vendendo a (falsa) idéia de que vendendo patrimônio público, os problemas estarão resolvidos...
Qual o valor do déficit do Banrisul e quanto do erário público está sendo exigido para manter o Banrisul funcionando? É estatal deficitária?

Anônimo disse...

O RS é um dos estados mais atrasados em saneamento básico e também possui quase uma centena de cidades sem acesso asfáltico, sugestão: por que não vendem essas empresas que só beneficiam a casta de funcionários públicos e são ineficientes e aplicam os bilhões da venda massivamente em saneamento básico e pavimentação de acessos a eses municípios que estão estagnados por não terem acessos asfaltados??

Anônimo disse...



Entrega logo essas porcarias!!

Anônimo disse...

Já venderam a o palácio de gramado????? Vende e paga uma parte da dívida com a Dilma.......

Anônimo disse...

Vende tudo por favor. Deixe os maravilhosos funcionarios ir mostrar sua eficiência no setor privado.
Abate a dívida, mas não use para pagar salário de marajá.
Marajás para o olho da rua. A sociedade clama por isso.
Ou então aumenta logo o ICMS para 50% para manter os companheiros. E que ninguém reclame quando não existir mais empresas nesta roça.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/