Produção industrial caiu 8,3% em 2015, apresentando o pior resultado anual da série histórica

Como o editor já tinha adiantado logo no início do dia, o IBGE acabou por confirmar que a produção industrial recuou 0,7% entre novembro e dezembro, descontada a sazonalidade, de acordo com a  Pesquisa Industrial Mensal (PIM). Com isso, acumulou queda de 8,3% em 2015, o pior resultado anual da série histórica iniciada em 2002. Na comparação com dezembro de 2014, houve retração de 11,9%.

O economista Octávio de Barros, diretor de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, acaba de analisar os números.

Leia tudo:

O recuo da atividade industrial na margem foi impulsionado pela retração de 13 dos 24 setores pesquisados, com destaque para bebidas e máquinas e equipamentos, que registraram variações negativas de 8,4% e 8,3%, respectivamente. Já o segmento de veículos automotores, reboques e carrocerias ampliou a alta observada em novembro, com crescimento de 4,7%. No mesmo sentido, equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos apresentaram elevação de 12,2% em relação a novembro.
Entre as categorias de uso, a de bens de capital intensificou a contração verificada nos últimos meses, com  forte recuo de 8,2% na margem. No ano, acumulou retração de 25,5%. Já a produção de bens de consumo duráveis avançou 9,4% entre novembro e o último mês de 2015, expansão insuficiente, porém, para reverter a queda acumulada de 18,7% no ano passado. No mesmo sentido, os bens semiduráveis e não duráveis tiveram alta de 0,3% na margem, mas declinaram 6,7% em 2015. Em consonância com os demais segmentos, os bens intermediários também registraram elevação em dezembro (0,7%), entretanto, acumularam variação negativa de 5,2% no ano passado.
Mantemos, assim, nossa expectativa de continuidade do fraco desempenho da indústria nos próximos meses. Apesar da leve alta na margem da confiança do empresariado industrial nas últimas leituras da Sondagem da Indústria da FGV, seu baixo patamar ainda sugere queda da atividade do setor à frente. Além disso, os estoques mantiveram-se em níveis elevados, a despeito da redução observada nos últimos dois meses. Por fim, o setor de construção civil mantém o ajuste em sua cadeia produtiva (os insumos típicos da construção civil acumularam recuo de 12,9% em 2015), assim como o segmento de veículos automotores. O resultado de hoje também reforça nossa expectativa de contração do PIB no quarto trimestre, da ordem de 1,5% na margem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lula foi menos a Atibaia do que Aécio ao Rio:

Em sua nova "bomba", Época calculou que o ex-presidente Lula foi 111 vezes a um sítio em Atibaia (SP), que fica a menos de 50 km de distância de seu apartamento em São Bernardo do Campo (SP); o curioso é que as 124 viagens de Aécio Neves, como governador Minas, ao Rio de Janeiro, em aviões oficiais, jamais foram tratadas como escândalo pela Globo; jihad da família Marinho contra Lula pode incendiar o País.....

PS: Faltou dizer que Aécio, além das 124 viagens com o avião oficial do Governo de MG, aécio cedia aeronave para amigos da globo, como o apresentador Tucano Luciano Hulk, Sandy e Junior, José Wilker, Milton Gonçalves, José Bonifácio Sobrinho (boninho), Roberto Civita, Ricardo Teixeira, etc. e que continuou usando o avião no governo Anastasia, PSDB. E qual o Partido do Aécio? PSDB, do serra, FHC, Alkmin, Beto Richa, Yeda, Marquesan JR.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/