O lulopetismo aprendeu a beber Romanée-Conti, Hennesy Paradis, Latour e Lafitte-Rotschild. É tudo gente fina.

O título original do artigo de Ruy Castro é "Gente Fina" e foi publicado na edição de ontem da Folha de S. Paulo.

Uma das benesses do poder é a de refinar seus ocupantes. Por mais agrestes de origem, são obrigados a aprender a usar garfo e faca, não palitar os dentes e evitar coçar partes íntimas na presença de senhoras. Lula, por exemplo, saltou das assembleias de sindicatos para as noites de gala em Brasília, Washington e Caracas. Mas se deu bem porque teve um belo estágio intermediário: as reuniões que a burguesia paulistana lhe oferecia nos anos 80.

Foi numa delas que Lula aprendeu sobre o Romanée-Conti, o tinto francês de que só se produzem 6.000 garrafas por ano, e que, depois, ele foi visto mais de uma vez tomando num restaurante do Rio. Seus charutos vêm de Havana, de uma reserva especial destinada ao comandante Fidel. E só se pode especular sobre a reforma de R$ 700 mil que a ex-primeira-dama, dona Marisa Letícia, ia fazer no triplex de praia do casal no Guarujá –o apartamento teve de ser abandonado às pressas.

Esse refinamento é contagioso. O dinheiro subitamente disponível permite até aos segundos escalões adquirir novos gostos, sob os quais passam a se reger. A Operação Lava Jato tem revelado um frenesi de mimos de empreiteiros para atuais e ex-ministros do governo na forma de lenços e gravatas Hermès, conhaques Hennessy Paradis e vinhos como o Haut-Brion, o Lafitte-Rothschild e o Latour. 

Os lulopetistas também usam black-tie, qual é o problema?

Delcídio do Amaral, ex-líder do governo no Senado e ardente militante do nouveau-richisme, 
habituou-se a comemorar os aniversários da família com festas para 500 convidados em Ibiza, em Punta del Este e no Copacabana Palace. A exemplo de José Dirceu e Henrique Pizzolato, ele aprendeu a valorizar as coisas boas da vida.

Mas onde esses heróis do povo brasileiro capricham mesmo é na escolha de seus advogados. Só aceitam os mais caros do país. 

20 comentários:

Anônimo disse...

Não basta enriquecer, o mais importante,como fazem os mafiosos, é ostentar. Não são como uruguaio Mujica.

Anônimo disse...

Foto da MONARQUIA latina americana!


Anônimo disse...

Esses daí são os neo-comunistas. Brigam com os capitalistas apenas para tomar seus lugares e chafurdar com tudo nas delícias do capitalismo tardio (para eles). Típico bando que nuncacomeu mel e agora se lambuza, jogando migalhas ao povo, tal qual os capitalistas burgueses que tanto invejaram.

Anônimo disse...

OS CAPITALISTAS TRABALHAM PARA VIVER BEM...OS COMUNISTAS ROUBAM E MATAM PARA VIVER COMO RÉIS.....É BEM DIFERENTE SEU IGNORANTE

Anônimo disse...


Enquanto isso, a plebe que bota neles está mais do f@#%&da. Mal consegue fazer um rancho com o salário.

Assim funciona o populismo bolivariano.

Nada como um dia depois do outro.

Anônimo disse...

MALDITO POVO IGNORANTE QUE VOTOU NO PT...TENHO MUITO ORGULHO DE NUNCA NA VIDA TER VOTADO EM PT OU QUALQUER TIPO DE ESQUERDALHA SUJO...TENHO 35ANOS E LEMBRO QUANDO LULA ERA PIADA, O ANALFABETO IGNORANTE CANDIDATO BESTIAL DA ESQUERDALHA BRASILEIRA

Anônimo disse...

O Dirceu por exemplo gastava 1 milhão por mês.
Esther

Anônimo disse...

O que a súcia esquerdista pretende é distribuir a miséria entre todos e criar um sistema onde não seja possível revoltar-se. Plano já executado na Rússia leninista, na China maoísta, na Cuba de Fidel etc. Naturalmente os conhecedores da marcha da história estarão isentos da pobreza e merecerão gozar das benesses do estado.

Anônimo disse...

Este pessoal com todos estes gastos, cada vez mais confirma o velho ditado: "É fácil o vileiro largar a vila, o difícil é a vila largar o vileiro".Tenho uma versão petistamente mais "politicamente" correta deste ditado:

É fácil o cara largar a comunidade, o difícil é a comunidade largar o cara!

Anônimo disse...

E os brioches? Não esqueçam dos brioches.
Nem da guilhotina, é claro.
Não tem mal que dure para sempre.
Nem bem que nunca acabe.

Anônimo disse...

Olhem só a boquinha da dilma!
Quem usa sapato grande sempre gostará de charuto.

Anônimo disse...

E tem trouxa desmiolado que acredita nesse bando de embusteiros! Na verdade o que faz essa gentalha é oferecer a miséria ao povo enquanto se locupletam com as coisas boas da vida que somente o capitalismo (que dizem execrar e combater, nas só de mentirinha!) pode oferecer. Isso nada mais é do que a "coerência" desses escrotos da esquerda!

EUGENIO disse...

CAPITALISTA GERA EMPREGO E RIQUEZA

COMUNISTA GERA DESEMPREGO,MISÉRIA,IGNORÂNCIA.

È só conferir no mundo em que vivemos e na história do mundo e dos povos.

Na verdade o comunismo e socialismo ssão apenas BANDEIRAS DOS ESPERTOS E BANDIDOS DE ESQUERDA;os militontos nem se dão conta pois são lobotomizado, mas com clareza hoje sabemos, sempre são BANDIDOS E QUADRILHEIROS que se apossam do poder e exterminam as riquezas do pais.

Os militontos continuarão tontos ouvindo canções dos CHICOS DA VIDA, e sonhando ,enquanto a NOMENCLATURA SE LAMBUZA, À TRIPA FORRA...

Em cada cidade que vou existem os "CAPOS PETRALHAS",PT_CAPOS, e os militontos que puxam a carroça com os CAPOS em cima, e não raro tiram trocado dos bolsos para contribuir com "A CAUSA".

E continuam se saudando: "A LUTA CONTINUA COMPANHEIRO"

SÓ QUE ARDUA PARA OS MILITONTOS PETISTAS e AGRADÁVEL PARA OS PT-CAPOS

Anônimo disse...

Reunião da máfia calabresa. Estão todos riquíssimos e para o povo, dão migalhas, para comprar votos e se perpetuarem no poder.

Anônimo disse...

Polibio, a foto parece um cartaz de comédia no estilo "Os três patetas", "O gordo e o magro". A "cumpanhera" búlgara, bem à direita, provocou-me tanto riso, que tive de ir ao banheiro para o nº 1.
Mas, como todo comunista vagabundo, elles sabem o que é bom. O discurso contra azelitecapitalista é só despiste, pois nunquinha acabarão com esse sistema que só traz as coisas boas da vida para desfrutarem, enquanto o povinho rala para pagar os luxos dessa ORCRIM.

Anônimo disse...

Gente feíssima e incompetente. Todos se merecem.Não fosse a política não chegariam a lugar nenhum com a sua mediocridade e insensatez.

Anônimo disse...

Um bom sniper e só uma bala neste dia em que foi tirada esta foto teria acabado com tanto sofrimento que a América Latrina está passando!

j disse...

Nesta foto está reunida toda a vanguarda do atraso. Como o Brasil e esses ouros países governados por essa gente vão sair do atoleiro que eles próprios colocaram?

Anônimo disse...

Se trocarem todos eses da foto por um pote de m3rd4, ainda se fica no prejuízo, pois perde-se, inclusive, o pote!

Roberto disse...

Reflexo do "dinheiro fácil", esta é que é a verdade!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/