Michel Temer avança na avaliação do novo formato da República

O editor soube perto do meio dia que o vice-presidente Michel Temer foi o convidado principal de um frugal café da manhã promovido pelo Movimento Brasil Eficiente, cujo principal condutor é o economista carioca Paulo Rabello de Castro. Castro falou na abertura do café. 

O vice-presidente apresentou aos participantes do YPO, Young Presidents Organization, sua visão dos dois futuros atores principais da política brasileira, cujo papel seria mais destacado do que o atual:
1) Os entes da federação – Estados e municípios
2) Os Poderes Legislativo e Judiciário. 

Na atualidade, Estados e municípios têm importância subsidiária ou subalterna no contexto da Federação brasileira. A nova “Democracia da Eficiência”, na expressão do vice-presidente, está a exigir abordagem institucional que dê relevo às “autonomias locais”, permitindo que os gestores públicos tenham muito mais flexibilidade na alocação orçamentária. A maneira de tornar prático o conceito de maior autonomia seria rever o engessamento criado pelas vinculações de certos gastos a percentagens rígidas da receita corrente, especialmente as verbas destinadas à educação e saúde.

A construção de um princípio federativo eficaz, de gestão moderna, exigiria, como segundo pilar do edifício, a maior “harmonia de Poderes”.


Na visão de Temer, o Poder Executivo tem exorbitado de seu âmbito, por refletir o centralismo administrativo do nosso passado republicano, que não tem mais vez no século 21. O Legislativo será chamado a definir quanto se gasta e onde se gasta, devendo acompanhar a execução do Orçamento, passo a passo, junto com o Executivo. E, para isso, disporá de um Conselho de Gestão fiscal e de uma autoridade fiscal ligada ao Legislativo para exercer tal acompanhamento preventivo. Trata-se de uma harmonização de funções, hoje concentradas no Executivo. Caso a harmonia de poderes venha a prosperar, crises políticas quanto à estabilidade do governante no Executivo deixarão de ser tão frequentes. Nisso fazendo, diz Temer,  a Constituição de 1988, de viés liberal – como enfatizou – poderá “ficar preservada por 200 anos, como a americana”. E o País poderá crescer mais e gerar mais empregos.

11 comentários:

Emmanuel disse...

Dá-lhe Temer!
Tira fora essa mulher da cadeira conquistada de forma mais do que suspeita!

Anônimo disse...

Pinheiro: provas para impeachment são 'bizarras':

Ex-ministro de Direitos Humanos no governo FHC, o diplomata e cientista político Paulo Sérgio Pinheiro engrossou o coro de pensadores brasileiros que condenam o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff; Pinheiro lembra que Dilma não cometeu nenhum crime de responsabilidade e chama o processo de impeachment de embuste; "Você não pode ir avante com uma proposta de impeachment com 'provas' bizarras como as chamadas pedaladas", afirmou....

PS: Esse termo "bizarro" é perfeito.

Anônimo disse...

Conversinha pra bovino dormitar. A organizacao do estado as vinculacoes em saude etc sao clausulas petreas. Ele quer q o executivo sej um mero repassador de verbas. E quer q o legislador execute é uma piada. A solucao para os 530 preguiçosos é lhes dar mais dinheiro ha ha ha. Ideia de quem nao tem voto. So um jurist inexpressivo como gilmar mendes poderia apoiar um negocio desses. Nunca vi uma obra do gilmar copia e cola q fosse base p qualquer coisa no judiciario. Gilmar como ministro é um otimo dono de cursinho.

Anônimo disse...

O Temer é o homem certo na hora certa, se olharmos bem o atual momento político e histórico, não existe outra pessoa mais indicada para assumir a presidência do país do que o Temer, supondo que mesmo se pudesse pegar qualquer um escolhido a dedo! Quem?
O vice irá mudar não mudando, a história se repete, vejam o avanço que ocorreu no país com a subida do Itamar Franco que era vice do Collor, com a implantação do Plano Real no seu governo!
TEMER PRESIDENTE JÁ! O PMDB QUE DEIXE DE SER BOBO E ASSUMA O COMANDO DA NAU DESGOVERNADA E SAQUEADA!

Anônimo disse...

https://scontent-gru1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xlf1/v/t1.0-9/12341229_1033274683384356_7728342949586772957_n.jpg?oh=0cb3e7d2f50cc2997cede1f785c9088b&oe=56E45BCE

ESTA DERRUBA ATÉ GOLPISTA BORRACHO.

Tucano do sul disse...

Influência do PSDB, o principal partido de essência parlamentarista do Brasil.

Sofia disse...

http://sensacionalista.uol.com.br/wp-content/uploads/2015/12/temer.jpeg
PARA GOLPISTAS SABEREM COM QUEM ESTA LIDANDO .SERIA FERTILIZAÇÃO IN VITRO POIS PELA IDADE DE OCTOGENÁRIO O temer ESTARIA NA ANDROPAUSA.

Anônimo disse...

Empreguismo publico e aposentadorias do setor publico são os buracos negros do orçamento...dez vezes maiores que a corrupção...e mexer nisto é um vespeiro imenso....nenhum politico tem a coragem...conheci prefeituras pequenas ha vinte anos com oito funcionários no paço municipal...hoje em 2015 tem 200 pessoas no paço municipal...é um empreguismo sem limites.. agora acabou o dinheiro....se virem politicos.. enfrentem a turba...

Ademar Riaddo disse...

Bom... parece que ele vai assumir as rédeas da nação e já tenta fechar uma conciliação geral... em torno, dele, claro!

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKK, os pixulequeiros estão mortos de medo kkkkkkkkkkkkk, vão perder a boquinha....

Anônimo disse...

Que eles próprios ajudaram a saquear...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/