Análise, Cesar Maia - Domingo ocorrerão eleições na Argentina, Guatemala e Bogotá.

Na foto, Schioli, Macri e Massa. Macri é o candidato do editor. 

CLIQUE AQUI para ler a análise completa, assinada pelo ex-prefeito do Rio, Cesar Maia. 

 Domingo (25) ocorrerão três importantes eleições latino-americanas. Eleição para presidente da Argentina, primeiro turno. Eleição para presidente da Guatemala, segundo turno. Eleição para prefeito de Bogotá.
    
A eleição para presidente da Argentina tem como única dúvida se haverá ou não segundo turno. Pela legislação eleitoral, para não haver segundo turno, o vencedor no primeiro deve alcançar 40% dos votos e ter uma vantagem de pelo menos 10% sobre o segundo. A eleição argentina ocorre num ciclo de recuperação da popularidade da presidente Cristina Kirchner, apesar da enorme crise econômica, que além da recessão e de alta inflação ainda tem suas reservas em divisas no "volume morto", com o câmbio paralelo quase o dobro do oficial.    

Scioli, candidato apoiado pela presidenta, ex-vice-presidente de Nestor Kirchner e governador do Estado de Buenos Aires (que representa para a Argentina mais do que representa S. Paulo para o Brasil), lidera oscilando entre 37% e 38%, à apenas uns 2 a 3 pontos da fronteira para vencer no primeiro turno. Macri, ex-prefeito da cidade de Buenos Aires (DF), com perfil de centro-direita, vem em segundo com quase 30%. Em seguida vem Massa, com uns 22%, ex-prefeito do município metropolitano de Tigre e hoje deputado nacional com a maior votação do país dois anos atrás. As pesquisas de vários institutos têm mantido esses patamares. Como o número de indecisos é ainda alto e a convicção do voto é maior em Scioli, analistas entendem que a vitória de Scioli no primeiro turno é possível.

4 comentários:

Anônimo disse...

Qual o sistema de urnas na Argentina ????????????????????????????

Anônimo disse...

O que vai mudar na Argentina? País falido e vai ganhar o candidato da comunista Kirchner...

Anônimo disse...

Que gente burro, pior que eles com a veia beiçuda e burra somos nós com a búlgara comunista da mandioca e do estoque de vento. Vergonha total, entrar num avião e nunca mais voltar....

fred oliveira disse...

Não da´para entender os argentinos. Cristina agarrada ao bolivarianismo, o país sem credibilidade e enfrentando renovadas dificuldades e ainda dando vitória ao candidato dela. Sei não, viu. Bom, pelo menos não temos esses esquerdistas ruins de administração na Guatemala ( embora sendo uma incógnita o favorito )e em Bogotá, na Colômbia.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/