PSDB pede ao STF abertura de investigação contra Dilma

Com base no pedido da Polícia Federal para ouvir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito das investigações da Operação Lava Jato, o PSDB protocolou uma petição no Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido para que o ministro Teori Zavascki autorize uma investigação da presidente Dilma Rousseff.

Delegado da Polícia Federal solicitou ao STF na última semana autorização para tomar depoimento de Lula, parte dos procedimentos solicitados em inquérito que investiga uma suposta organização criminosa que atuou no esquema de corrupção na Petrobras. Zavascki ainda aguarda parecer do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sobre a solicitação, já que a PGR é a condutora do inquérito que corre perante do Supremo. No mesmo relatório, a PF aponta que a Constituição veda a investigação da presidente Dilma, ao estabelecer que o "presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções".

O PSDB argumenta ao STF que, pela peça da Polícia Federal, "há elementos mais do que suficientes para dar início às investigações de Dilma Rousseff". A vedação à responsabilização de presidente da República, segundo o partido, precisa de uma reanálise. Com base em despacho do próprio ministro Teori Zavascki, o PSDB argumenta que a presidente pode ser investigada, ficando restrita apenas a abertura de uma ação penal.

8 comentários:

Anônimo disse...

Nem FHC acredita em provas contra Dilma:

Ex-presidente da Republica, principal referência do maior partido de oposição, que patrocina as principais iniciativas contra o mandato de Dilma Rousseff no Superior Tribunal Eleitoral e no Congresso, nem Fernando Henrique Cardoso está convencido de que há elementos para se propor o impeachment; constatação é de Paulo Moreira Leite, diretor do 247 em Brasília; PML detalha o fosso existente entre o processo de impeachment que tirou Fernando Collor da presidência e as denúncias contra Dilma; "O próprio Fernando Henrique foi pedir ao jornalista Barbosa Lima Sobrinho e ao advogado Marcelo Lavenére que preparassem a denúncia contra Collor", lembra; sem argumentos contra Dilma, FHC se limita a pedir sua renúncia.

A ação do PSDB incorre no golpe e é condenada por tucanos de alta plumagem. O próprio ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em entrevista ao jornalista Ricardo Balthazar, nesta sexta-feira, admitiu que ele próprio enxerga como inconsistente da narrativa do impeachment. "O impeachment depende de você ter uma argumentação convincente, não só para o Congresso, mas para o povo. Os que desejam o impeachment não construíram até hoje uma narrativa convincente. Enquanto não houver uma narrativa que permita justificar politicamente o impeachment, é difícil", afirmou.

O pedido de investigação patrocinado pelo partido comandado por Aécio Neves incorre em outro cinismo, o de não olhar para os próprios malfeitos. Aécio quer Dilma na Lava Jato, mas ele é que foi citado pelo doleiro Alberto Youssef como dono de uma diretoria em Furnas.

Xi, será que derrepende, não mais que derrepente, o feitiço (STF - leva pau direto da direita) não pode virar contra o feiticeiro (PSDB)?

Anônimo disse...

Oposição de mentirinha. Só faz pressão, mas resultado prático, nada!

Anônimo disse...

Não dá nada!
o judiciário é corrupto e é mandado pelo PT.
O judiciário, principalmente o stf é coitado pelo PT, todos os dias.

Quem não sabe o que é coitado?

É estuprado e, no caso gosta de ser estuprado.

Anônimo disse...

Concordo com o primeiro comentarista! O Supremo apetralhado se autorizar a investigação, irá controlar e até nomear um delegado para a função! Pelos seus crimes de lesa Pátria, a Dilma deveria ser julgada por um Tribunal Militar! Só o programa mais médicos escravos, que envia bilhões de dólares para Cuba, já é crime suficiente para a prisão perpétua desta mulher!

Anônimo disse...

O popular:

STF nega investigação de Dilma

Ministro Teori Zavascki rejeita recurso do PPS e frustra movimentação da oposição no Congresso

18/03/2015

Ministro Teori Zavascki apontou a existência de erros na petição apresentada pelo PPS

Brasília – O ministro Teori Zavascki do Supremo Tribunal Federal (STF) negou ontem recurso protocolado pelo PPS no último dia 13, que pedia que a presidente Dilma Rousseff (PT) fosse investigada por citação pelos delatores da Operação Lava Jato. No documento, que foi entregue ao Supremo pelo deputado federal Raul Julgmann (PPS-PE), a sigla questionava a decisão da Procuradoria-Geral da República (PGR) de não pedir investigação de Dilma por ter sido citada pelos delatores da Lava Jato.

A decisão ocorreu no mesmo dia em que o senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves (MG), anunciou que a legenda iria endossar o pedido do PPS para que Zavascki autorize investigação sobre a presidente Dilma. “Amanhã (hoje), a partir de uma iniciativa do PPS, os partidos de oposição estarão buscando se encontrar com o ministro Teori... as oposições em razão das citações dos depoimentos da delação premiada vão pedir que se abra investigação em relação à presidente República”, afirmou Aécio.

A fala do senador ocorreu antes de ele tomar conhecimento sobre a decisão de Zavascki. Até a conclusão desta edição, a assessoria do PSDB não havia se posicionado sobre o despacho do STF rejeitando o pedido.

(...)

o ministro também nega pedido do PPS para tornar-se parte do processo. Zavascki argumenta que tal solicitação não cabe nessa fase do caso, ainda em inquérito, e que esse tipo de demanda só poderá ser feito quando já houver denúncia formal por meio do Ministério Público e, consequentemente, abertura de ação penal.

Procurador

Ao enviar o material da Lava Jato ao Supremo, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, decidiu não se manifestar sobre pedido de inquérito ou arquivamento relacionado à Dilma. O procurador alegou que a menção ao nome da presidente era referente ao fato anterior ao mandato da petista e que, por isso, artigo 86 da Constituição veda investigação de presidente da República por fatos que tenham ocorrido fora do exercício de mandato.

Xi, é chover no molhado, o STF já disse que não. Acabou, aguardem as eleições só em 2018. No tapetão não vão levar.

Anônimo disse...

Seja quem for e estiver envolvido, tem que cair...ser preso, e pagar pelo roubo ao Brasil....duela a quem duela....entendeu, comuna?

Anônimo disse...

Nossa, tem muitos motivos...só a desconfiança que aumenta a cada dia que a inominável fica no poder e prejudica o país, já deveria ser motivo...

Anônimo disse...

Agora eu nao entendi mais nada. Como assim que o presidente nao pode ser responsabilizado por suas ações em seu mandato? Então o presidente tudo pode?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/