Assembléia aprova LDO que impõe arrocho sem precedentes nas contas públicas do RS. Caminho está aberto para reforma do Estado.

Ao lado, Alexandre Postal, o relator que não se submeteu a pressões. 



Terminou ainda há pouco a reunião da Comissão de Finanças da Assembléia do RS, que acabou aprovando por consistente maioria a proposta original do governo sobre a nova LDO, Lei de Diretrizes Orçamentárias, apesar da pressão do Poder Judiciário e do Ministério Público.

A LDO prevê reajuste de apenas 3,5% para as contas de todo mundo, portanto número bem aquém da inflação, o que significa um arrocho sem precedentes no setor público em geral, sem exceção para ninguém, inclusive Assembléia, Judiciário, MPE, Tribunal de Contas e Defesa Civil.

O resultado foi 7 x 4.

A base do governo votou unida, sempre sob o comando do deputado Alexanre Postal, o relator, que não aceitou pressão de ninguém.

A votação abre caminho para medidas mais fortes de arrocho, de reforma do Estado, inclusive a venda ou simples desmontes de empresas estatais altamente deficitárias e que vampirizam dinheiro público, como é o caso da Cesa.

Enio Bacci, deputado do PDT, portanto da base, que em alguns destaques votou contra o governo, manteve debates ríspidos com os deputados do PT, que criticaram Sartori de modo inclemente. Disse Bacci:

- Vocês estavam com saudades de sair da posição de vidraça, mas este endurecimento é consequência de evidente má gestão do PT. 

A LDO irá agora para o plenário.

10 comentários:

Anônimo disse...

MUITOS DEPUTADOS ESTADUAIS DO PASSADO E ATUAIS DEVERIAM APANHAR DE CINTA..

ACEITAM PRESSÃO DAS CATEGORIAS,GRITOU LEVOU, INVENTAM CONCURSOS PÚBLICOS, PENDURICALHOS, SEM JAMAIS TER ANALISADO SE O CAIXA PODE PAGAR...

A PSICOPATIA IMPERA.
-NÃO TEM GRANA, MAS EU QUERO, QUERO PORQUE QUERO.
-SOU CONCURSADO (SEMI DEUS) POSSO TUDO.
-NÃO INTERESSA A INICIATIVA PRIVADA, O DESEMPREGO ETC...
-NÃO ACEITAM CRITICA, PARA GRANDE MAIORIA FALAR EM TRABALHAR OU PRODUTIVIDADE É UMA OFENSA...
-O CHORORO DOS FRACOS, QUEREM CULPAR O SERVIDOR PELA QUEBRADEIRA DO ESTADO, NÃO VOU CULPAR O FIDEL CASTRO....

TA RUIM, VAI PIORAR AINDA MAIS.....

Antonio

Anônimo disse...

O PETISMO É UMA DOENÇA
PRECISA SER EXTERMINADA DA FACE DA TERRA
UM BANDO DE LADRÕES INCOMPETENTES.

Zarathustra disse...

Temos sido e somos governados neste Rio Grande do Sul, por INSANOS.

Anônimo disse...

Polibio.
Torna-se importante que a sociedade de nosso Estado, especialmente o eleitor, que é o outorgante de um mandato legislativo, tenha conhecimento do nome e da legenda partidária dos Deputados desta Comissão. Carlos Edison Domingues

Anônimo disse...

Tá certo o Grigo, tem mais é que apertar o cinto! Lá em casa já estou fazendo um esforço enorme para não entrar no vermelho, reduzindo despesas desnecessária, porque a coisa tá ficando feia, é a cara da Dilma!

Anônimo disse...

Finalmente uma luz no final do túnel. Setor público inchado, folha de pagamento elevada,aposentadorias com valores fora do real, IPE, assumindo trabalhos que não são de estado (empresas). O estado deve ser responsável por segurança, infraestrutura.

Anônimo disse...

Já estava na hora, este Governo precisa de coragem para implementar as ações necessárias para o Estado voltar a ter suas funções essenciais (Segurança, Saúde, Educação) em detrimento de cabides de empregos e estatais. como exemplo vamos citar aquela fundação (FDRH) que fica no bairro praia de belas, só com aquele terreno o Estado pode arrecadar no mínimo 20 milhões, uma fundação que não serve para absolutamente nada, e pode ser exercida pela sua secretária (SARH) sem gerar custeio e uma folha de pagamento que beira mais 1 milhão de reais mês (portal da transparência), Políbio poderia examinar esta fundação que não tem nada justifícável para exister, seus pilares, Estágio (CIEE,ABRH,etc o fazem e com qualidade superior), realizar concursos ( o Estado não tem condições de fazer mais concursos como antes, e se fizer possui outras entidades com maior credibilidade e eficiência (Fundatec, FCC, Faurgs, etc...), e a tal Escola de Governo ( que existe na CF, mas pode ser exercida pela Secretaria , sem precisar de uma vinculada e toda sua estrutura e custos desnecessários.

Anônimo disse...

Lasier está sugerindo que se restrinja os CC's a 10% do quadro. Hoje eles são bem mais que a metade do quadro. Substituir 100% CC's moralizaria o feudo político. Sartori menciona CC's em suas políticas de economia?

Anônimo disse...

O deputado Postal avançou muitas quadras no meu conceito. Tem que ser macho pra encarar esses encastelados do Judiciário, Tribunal de Contas e MP.

SE FOSSE NUMA EMPRESA PRIVADA ESSE ARROCHO JÁ TERIA DESCIDO HÁ TEMPOS. COM UMA BRUTAL REDUÇÃO DE SEM SERVENTIAS..! EM ESPECIAL NO JUDICIÁRIO QUE SÓ QUER AUXÍLIO REFEIÇÃO PARA A FAMÍLIA TODA!

Anônimo disse...

O Antonio, das 15:19 resumiu muito bem! Na Assembléia, no Judiciário e outros órgãos, principalmente os da área jurídica, eles não pergumtam "quem vai pagar". querem, mandam pagar e o Caixa que se exploda, pq. o deles está garantido. Comparem o salário (total!) dos juizes e desembaregadores no RS/BR e outros países, mesmo com países ricos! É um deboche! Pagamos mais do que potencias mundiais, mesmo sendo país pobre...Por curiosidade, olhem a folha de pagamento dos APOSENTADOS da Assembléia, vocês não vão acreditar... A imensa maioria recebe pelo teto ! É tudo arranjado para que o funcionário pouco antes de se aposentar receba uma gratificação extra, uma nova "função", para preparar a aposentadoria pelo teto... Claro, os trouxas pagam impostos. É uma grande e perversa armação a favor da Assembléia, Judiciário, Tribunal de Contas e outros "jurídicos"...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/