Arrecadação despenca 5,9% no RS. ICMS rendeu apenas R$ 2,1 bilhão em junho.

O editor acaba de examinar o site da secretaria gaúcha da Fazenda e pode informar com precisão que “preteou o olho da gateada”, como se diz no RS. Acontece que a arrecadação do ICMS de junho despencou formidavelmente, registrando quedas reais de 5,9% quando os números são ajustados pelo IPCA, ou 3,6%,pelo IGPI.

Houve crescimento nominal de apenas 2,1%, portanto sem considerar a inflação do período de um ano.

O crescimento nominal do ano está em 5,9%, mas a proposta orçamentária feita pelo governo Tarso, acima da realidade, previa 12,6% para o ICMS. O problema está é que o equilíbrio orçamentário se verificava com esse crescimento de 12,6%. E o pior que a receita corrente foi prevista com 16,5% a mais e está em 6%.

Duas razões explicam isto: a primeira foi o orçamento feito fora da realidade; e a segunda é a crise econômica, que reduziu a arrecadação.


Diante desse cenário devastadoramente ruim, é difícil compreender como é que o governo consegue manter a Folha em dia, ainda que atrasando outros pagamentos.

3 comentários:

Anônimo disse...

não entendo pq o Sartori esta adiando enviar a conta pra gauchada,afinal pos diretas foram os eleitores gaúchos que elegeram nas urnas de livre e espontânea vontade o estado do tamanho que temos.
Sartori enfia a mao no bolso da gauchada,eles estão contigo e te apoiam,assim teras recursos pra manter os que mamam nas tetas do estado e dar aumento pra todos.
Ah e nada de privatizar pq dai eles te botam pra correr.

Anônimo disse...

O terceiro motivo polibio é que o Feltes NÃO SABE NADA de finanças...e passa o dia inteiro olhando o monitor que informa a entrada de tributos no cofre do Estado...
Falta é gestor... engravatado demagogo tem aos montes.

Anônimo disse...

A HERANÇA É MALDITA E O HERDEIRO
INCOMPETENTE....
PRA NOMEAR CONCURSADOS NÃO TEM ...MAS PRA BOTA CC NA FOLHA É UMA FARRA.
APROVEITANDO...EXONERARAM A PRESIDENTA DO BANCO!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/