Senado convida Mujica a explicar confissão de Lula sobre mensalão

A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou nesta quarta-feira convite para que o ex-presidente do Uruguai José Mujica dê detalhes sobre a confissão feita pelo ex-presidente Lula de que teve de "lidar com muitas coisas imorais e chantagens" durante o primeiro mandato de seu governo. A fala do petista seria a admissão de como o governo se envolveu no escândalo do mensalão. Em votação simbólica também foi aprovado pedido para que o ex-vice-presidente uruguaio Danilo Astori explique o caso. Por serem convites, nenhum dos dois políticos do Uruguai têm obrigação de comparecer à comissão.

Em livro, Mujica diz que Lula se referiu ao mensalão como "única forma de governar'
A confissão do ex-presidente Lula sobre o esquema do mensalão, o maior esquema de corrupção do primeiro mandato petista e que acabou levando a cúpula do PT para a cadeia, aparece no livro Una Oveja Negra al Poder (Uma ovelha negra no poder, em tradução livre), escrito pelos jornalistas Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz com depoimentos de Mujica. Na publicação, o ex-presidente do Uruguai relata que, em 2010, ao conversarem sobre o escândalo do mensalão, o petista teria dito ao presidente uruguaio que aquela era "a única forma de governar o Brasil".

"Lula não é um corrupto como [Fernando] Collor de Mello e outros ex-presidentes brasileiros", disse Mujica no livro, "mas viveu esse episódio [do mensalão] com angústia e um pouco de culpa". O ex-vice-presidente uruguaio Danilo Astori também teria presenciado a declaração do petista e, por isso, o nome dele foi incluído no requerimento aprovado nesta quarta-feira na Comissão de Relações Exteriores.


"Já que o ex-presidente é um grande defensor da ética, da moralidade e diz que político algum pode se envolver com dinheiro porque seria a deformação do quadro político, quero saber se essa análise dele exclui o presidente Lula e o PT", disse o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), autor do requerimento para ouvir o ex-presidente do Uruguai. No início de maio, porém, José Mujica disse que não viria ao Brasil dar explicações sobre a confissão de Lula, mesmo que o Senado aprovasse o convite para que ele depusesse.

8 comentários:

Anônimo disse...

Felipe Moura Brasil – Veja, 03-06-15.
Como este blog previu: Dilma descola ‘boquinha’ de R$ 20,8 mil/mês para Roberto Amaral, lulista do Foro de SP.

Roberto Amaral é um lulista do Foro de São Paulo.
Ele foi escorraçado do PSB quando o partido resolveu apoiar Aécio Neves no segundo turno e saiu correndo para a barra da saia da petista Dilmãe Rousseff.
Eu me diverti aqui, na ocasião, comentando o seu artigo na Folha: “O PSB renunciou ao seu futuro”.
Dizia ele: “Um partido socialista não pode desaparelhar o Estado para melhor favorecer o grande capital”.
Dizia eu: “o negócio é manter o Estado aparelhado para favorecer o capital do partido, não é mesmo?”
E assim encerrei o post: “Mas o choro é livre para Amaral. Com sorte, Dilma ainda lhe descola uma boquinha.”
Ah, como essa gente é previsível…
Dilma Rousseff acaba de nomear Roberto Amaral para o cargo de conselheiro de Itaipu, que ele já ocupou de 2011 a 2013.
Mas agora ele ganhará mais: 20,8 mil reais por mês, para participar de 6 reuniões anuais, fora custos de viagem e bônus por lucros.
É exatamente o que ganhava o tesoureiro do PT João Vaccari Neto na mesma boquinha, quer dizer, bocão, como mostrei aqui.
Não é à toa que o Brasil do Estado aparelhado pelo petismo está em último no ranking de retorno de impostos em serviços de qualidade.
Todo esquerdista tem seu preço e ele sempre sai caro aos brasileiros.
Felipe Moura Brasil ⎯ http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil

Anônimo disse...

SENADO DEVERIA CONVIDAR A DILLMA PARA EXPLICAR O MOTIVO QUE AS FORÇAS ARMADAS
"COMEM NA MÃO DELLA" ISSO SIM. FOI O QUE ELLA DISSE.

Anônimo disse...

Convidar para que: é sabido e notório.

Ainda vão gastar dinheiro do povo pagando viagem e hospedagem.

Tudo dominado mesmo.

Anônimo disse...

Isso não é nada perante o que o FHC fez com genro, presidente de estatal, e quando se separou da sua filha o demitiu Não conseguiu vender a Petrobrax.Imagina o salário que ganhava esse genro.

Anônimo disse...

senado convoca , não..um debil mental raivoso e assassino q matou muita gente no meio rural da terra q vive

Anônimo disse...

Os Deputados e Senadores da Oposição deveriam fazer uma comitiva e irem pessoalmente ao Uruguai fazer o convite ao Mujica. Logo depois de descer no aeroporto de montevideu, é só apanhar um taxi e ir até a casa de mujica. No caminho, vão encontrar uma blitz no transito, vão ficar brabinhos como fazem no Brasil , dizer um monte de asneiras e ofensas contra a esquerda e serão DEVIDAMENTE PRESOS POR UM GUARDA DE TRANSITO por Desacato porque lá no Uruguai terminou a IMUNIDADE PARLAMENTAR dos dignos políticos, tipo CAIDO, Aécio, Aluisio e Onix, aí vão ter que pedir benção para Dilma livra-los da cadeia.

Anônimo disse...

Kkk vao tomar uma surra do mujica kkkk vai ser nocaute. Preparem-se coxinhas

fred oliveira disse...

Mujica vai dizer que o contexto foi outro. Quanto a tomar surra dele, ora , amigo, ele e' mesmo um idolo para voce? sinceramente, que grande idolo, hein?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/