Universidade de Santa Maria pede lista negra para perseguir estudantes e professores de Israel

Crimes de preconceito, discriminação e racismo institucional são raríssimos, para não dizer inexistentes, no Brasil. Isto pelo repúdio que acarretam, suas implicações penais e consequências sociais. Pelo menos é o que se pensava até o último dia 15 de maio, quando o pró-reitor de Pós-graduação da Universidade Federal da Santa Maria (UFSM), professor doutor José Fernando Schlosser, aqui do nosso Estado, decidiu fazer circular pelos corredores da instituição, um memorando solicitando a todos os chefes de programas de pós-graduação, uma relação de alunos e professores israelenses que participam destes cursos, para finalidade de boicote.  O memorando foi enviado, segundo o pró-reitor da UFSM, para atender solicitação do Diretório Central de Estudantes, da ASEDUFS, da ASSUFSM e de um tal de Comitê Santamariense de Solidariedade ao Povo Palestino. Para não deixar qualquer dúvida sobre sua natureza e intenção discriminatória, na parte inferior do documento, um selo com dizeres em inglês conclama, em letras garrafais: Liberdade para a Palestina. Boicote Israel. 

O editor recebeu ontem a noite uma cópia do material (veja reprodução do fac simile, ao lado).

Esta informação sai aqui com exclusividade. 

Pelas leis brasileiras, em nos tempos da África do Sul, do apartheid, essa prática odienta seria concebível contra pessoas originárias de Israel.

O pró-reitor de pós-graduação da UFSM cometeu, juntamente com todos os responsáveis pelas organizações listadas no memorando, em nome de uma instituição federal de ensino, crime gravíssimo, imprescritível, inafiançável e insuscetível de graça, previsto na Constituição Federal e na Lei 7.716, de 1989, que em seu artigo 20, dispõe: 

“Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”

A lei prevê uma pena de dois a cinco anos, mais multa, para quem cometeu o crime por meios de comunicação social ou publicações de qualquer natureza. Este é o caso do pró-reitor, que se utilizou de um documento público federal para atiçar a comunidade acadêmica de Santa Maria contra estudantes e professores de origem israelense. 

O que agrava ainda mais a situação é que ele praticou o preconceito em nome de um ente público federal, diretamente ligado ao Ministério da Educação. 

Como o caso não tem precedentes, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria e o ministro da Educação devem manifestar-se imediatamente sobre o assunto. Não apenas para anunciar as providências administrativas inadiáveis que tomarão com respeito ao pró-reitor José Fernando Schlosser, que está promovendo, a céu aberto, uma caça às bruxas na UFSM, como ainda para explicar como uma entidade estranha à universidade - o tal Comitê Santamariense de Apoio ao Povo Palestino- pode ser albergado oficialmente pela universidade.   




21 comentários:

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:

Sou neto de italianos e nasci no Brás em São Paulo.Tenho muito orgulho de ser paulistano,nascido no Brás, assim como devem ter orgulho os judeus nascidos no Bom Retiro.Aqui em São Paulo,a terra é de todos ,aqui não tem espaço para CANALHAS,aqui não tem espaço para o josé fernando schlosser.

LEI AFONSO ARINOS NESSE CANALHA

Saudações

Anônimo disse...

Prezado Políbio!
Quando se comenta sobre as barbaridades dos petralhas incompetentes, que ao não pensarem na população brasileira das cidades promovem a chegada de uma leva enorme de africanos e haitianos, estimulando a importação da miséria, sem o menor planejamento, sem a menor infra-estrutura nem mesmo para os miseráveis daqui e que a conta dessa incompetência doravante será paga por todos nós (teremos que dar moradia, creche, escolas, saúde, aposentadorias, bolsa isso e aquilo), somos taxados pela esquerdalha de racistas, discriminadores, fascistas, higienistas e outras ofensas. Quando essa mesma esquerdalha faz isso com professores e alunos israelenses eles se auto-proclamam "progressistas". A hipocrisia está em alta no Bananão e é por essas e outras que estamos nessa precária situação! O PT fez o Brasil regredir, no mínimo 50 anos.

Anônimo disse...

Devemos ser tolerantes com esses intolerantes disfarçados de tolerantes?

Anônimo disse...

Não bastasse Tarso Genro, Paulo Pimenta, aquele outro deputado pilantra que disse que estava se lixando para o povo, Jobim e outros canhalhas e, agora, mais essa. Mais uma notícia para denegrir a imagem da cidade! A nuvem negra continua pairando sobre a cidade!

Anônimo disse...

Expulsão da Universidade e cadeia......é o mínimo.

Anônimo disse...

Polibio :

Ontem, 02 de junho de 2015, as 1:33,postei no seu Blog o comentário abaixo sobre o comportamento de deputados que simularam conflitos com representantes de movimentos de oposição ao atual governo:

"A arrogância, a dissimulação, a mentira e a violência são as armas daqueles que traem seus países.

Depois eles lançam mão da violência e do caos para tomar o poder.
foi assim na Rússia de Lenin, na Itália de Mussolini e na Alemanha da Hitler.

O caminho e a estratégia são os mesmos.

Eles são sempre organizados e articulados, e urdiram seus planos nas sombras.

Depois os implantaram.

Com paciência, obstinação, logo que desarticuladas as instituições republicanas.

Aí, então, ocorrem os prógrons, e a noite de cristais.

A história é testemunha !

Enquanto isso os de boa fé, falam, discursam e se deixam iludir...

Somos todos verdadeiros "Chamberlains" nesse país !

Nessa República que agoniza !!!"


Não podia imaginar que, no mesmo dia 'eLES' já estivessem promovendo uma autêntica NOITE de CRISTAIS, ai no sul.

Não foi pré-monição!

Foi apenas observação da História, que está a se repetir !!!

Até quando a Nação ficará inerte ???


Anônimo disse...

E pensar que nas décadas passadas só se viam bandeiras vermelhas do PT no bairro Bom Fim...

Anônimo disse...

Há uma coisa errada na notícia.

1º a imagem é uma montagem feita com um memorando.

2º em nenhum momento fala em listar os nomes, apenas para dizer há ou se tem perspectiva de chegar.

3º ta bem escrito ali que foi uma solicitação das entidades.

4º não há grosseria no texto.

5º reiterando, a imagem abaixo do texto FOI INSERIDA por alguém mal intencionado.

a universidade é PÚBLICA... e a lei de acesso a informação 12527/11 embasa o pedido das entidades.

Anônimo disse...

Se for verdade isso e outras coisas que vemos pela internet (somente por ela porque a imprensa aberta está toda maquinada) até o final do ano podemos ter uma terrível surpresa. Uma coisa é certa: eles não estão nem aí para o povo. Tomam medidas impopulares, puxam a brasa para seu lado, nos desafiando.
A pergunta é: eles fazem isso porque tem certeza que o povo irá fazer somente panelaço? Ou fazem porque estão tentando encontrar motivo para usar tudo na base da truculência? Escolha um lado, essa a mensagem que eles andam nos passando atualmente.

Anônimo disse...

Sr polibio Braga:

Escutando agora "OS PINGOS NOS IS" com Reinaldo Azevedo,fico sabendo que o Reinaldo vai escrever um texto no seu blog sobre esse CANALHA,josé fernando schlosser.
Esse CANALHA tem que ser processado,pela lei AFONSO ARINOS

Saudações

Anônimo disse...

Esse alemão é muito burro.. será que não conhece as leis brasileiras....racismo dissimulado tem muito, mas abertamente assim nunca vi....

Anônimo disse...

A Lei de Acesso à Informação não concede o direito de saber a nacionalidade de casa estudante. Realmente a imagem foi inserida de forma indevida. Mas qual foi a finalidade da solicitação?? As entidades fundamentaram?? O pró reitor deveria ter respondido com a indagação do motivo da solicitação e não atender a um pedido sem qualquer motivação.

Anônimo disse...

Número 1: sim, a parte de baixo parece que eh montagem.
Número 2: vc bebeu?
Número 3: vc se drogou?
Você só pode estar de sacanagem. O texto é sua intenção eh claro e vc só pode ser petista disfarçado aqui no site. Vaza!

Anônimo disse...

Esse pró-reitor deve ser demitido sumariamente por cumplicidade com esses fomentadores da discórdia.

Anônimo disse...

Se este memo for verdadeiro, ele precisa ser demitido imediatamente e ser processado criminalmente. Lamentavelmente a excelência de nossa educação tem sido sofrível em troca de políticas burras ao dar prioridade a posicionamentos partidários ao invés de ppriorizar a educação. O que este reitor fez foi de uma infelicidade mto grande trazendo para a universidade a intolerância e o mais puro racismo.

Anônimo disse...

Pelo andar da carruagem a "santa" fugiu da cidade faz tempos

josemar silva dos santos disse...

As leis aqui não funcionam1 ainda mais se o crime for cometidos por PETRALHAS COMUNISTA ESQUERDOPATAS, por isso é necessário aplicar AS LEIS DE LYNCH, E DE TALIÃO, nestes pilantras para consertar o sistema.

Armando disse...

Claro que devemos fazer ser tolerantes, tua mãe não tolera teus desvios comportamentais

Armando disse...

Anti semita nojento! Pega o teu PT e vai morar na Coréia do Norte

Chico mineiro disse...

Eita. ....as ratazanas estão brigando? ........

Anônimo disse...

Não me impressiona o DCE vermelho estar envolvido.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/