Juristas interpelam UFSM sobre caso de alunos e professores de Israel. Embaixada de Israel estranhou a ação da Reitoria. UFSM cala sobre o caso.

As notícias que o editor postou esta manhã sobre a tentativa da Universidade Federal de Santa Maria, RS, de identificar alunos e professores de Israel, tudo a pedido de organizações palestinas e seus aliados locais, repercutiram dentro e fora do País. Leia ao lado. 

A Associação dos Advogados e Juristas Brasil-Israel, interpelou a Reitoria para que se explique no prazo de 72 horas. O caso causou perplexidade na Embaixada de Israel. 

Até este momento, 20h28min, a Reitoria não cumpriu a promessa que fez ao editor e não emitiu a nota que tiraria sobre o assunto.

Em Santa Maria, sob pressão da mídia local, a UFSM forneceu informações desencontradas e ridículas sobre o caso, mas não conseguiu explicar por que razão quer a identificação de alunos e professores, atendendo pedido de um desconhecido Comitê Santamariense de Solidariedade ao Povo Palestino,  o que levaria até o endereço de cada um, colocando-os sob a mira de terroristas do Hamas.

No site da revista Veja, escreveu há pouco o jornalista Lauro Jardim:

Um ofício enviado pelo pró-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (RS), José Fernando Schlosser, pedindo aos responsáveis pelos cursos de pós-graduação a identificar e apontar os professores e alunos israelenses intrigou a Embaixada de Israel, que analisa o caso.

10 comentários:

Anônimo disse...

Este pró-reitor e professor deve ser imediatamente exonerado, e ele e seus seguidores tem que ser imediatamente processados por racismo explícito.

Anônimo disse...

TRATA-SE DE UMA CLARA E NÍTIDA TENTATIVA DE INTIMIDAÇÃO DE ISRAELENSES EM TERRITÓRIO GAÚCHO.

DAÍ PARA COISAS MAIS GRAVES É SÓ UM PULO. SE QUEREM "IDENTIFICAR" OS ISRAELENSES, É ÓBVIO QUE EXISTE ALGUM OBJETIVO POR DETRÁS.

NA ALEMANHA DA DÉCADA DE 30 COMEÇOU ASSIM.

Anônimo disse...

Hummmmmm a Federal de Santa Maria, pelo jeito, está a necessitar com urgência de um remédio simples: dedicar-se apenas à sua atividade-fim, que é ENSINAR e PESQUISAR! Pode, e deve, fazê-lo nas áreas de Política, Economia, Administração Publica, etc, mas não Relações Exteriores (foi "desativado" o Instituto Rio Branco?). É piramidal, como diria personagem de Érico Veríssimo! Em linguagem vulgar, os sapateiros não devem ir além dos chinelos eheheh

Anônimo disse...

Mais uma "receita" do Foro de São Paulo!

Anônimo disse...

É forte o tal comité,para deixar a direção da universidade tão mansinha, obediente, solícita. Alguma relação dele com os figurões
petralhas conhecidos da cidade?

Anônimo disse...

cade a Maria do Rosario ?

Anônimo disse...

ESSAS ENTIDADES QUE REQUERERAM OS DADOS DOS PROFESSORES E ESTUDANTES DE ORIGEM HEBRAICA TÊM PERSONALIDADE JURÍDICA?

EXISTEM LEGALMENTE ??

TÊM SEDE DETERMINADA E CONHECIDA ?

TÊM ATO DE CONSTITUIÇÃO REGISTRADO NA FORMA DA LEI ?

TEM RESPONSÁVEIS E REPRESENTANTES LEGAIS ???

ESTÃO DE ACORDO COM O QUE DETERMINA A LEI ?

CUMPREM TODOS OS REQUISITOS LEGAIS ???

A ufsm DEVERIA, AO MENOS, SE CIENTIFICAR DA OBSERVÂNCIA DE TODOS ESSES REQUISITOS LEGAIS, OS QUAIS, UMA VEZ DESCUMPRIDOS, POR SI SÓ, INVALIDAM O REQUERIMENTO.

E, ALÉM DO MAIS, PEDIDO ILEGAL, OU INCONSTITUCIONAL, POR DEVER DE OFÍCIO, NÃO PODE SER DEFERIDO.

NÃO HÁ NENHUMA BASE LEGAL PARA O FORNECIMENTO DE DADOS PESSOAIS DE INDIVÍDUOS, DE CIDADÃOS, NACIONAIS, OU ESTRANGEIROS, ADMITIDOS NESSE PAÍS, A QUE TÍTULO SEJA.

TRATA-SE DE VIOLAÇÃO DO DIREITO PERSONALÍSSIMO DE SIGILO DE DADOS, O QUE SÓ SE PERMITE MEDIANTE ORDEM - DECRETO - JUDICIAL.

ORDEM QUE TEM QUE SER LEGALMENTE FUNDAMENTADA, PELO PODER JUDICIÁRIO -SOB PENA DE NULIDADE ABSOLUTA SE NÃO OBEDECER O QUE A CF EXPRESSAMENTE DETERMINA.

HOUVE ORDEM JUDICIAL PARA A QUEBRA DO SIGILO?

SE NÃO HÁ TAL DECRETO JUDICIAL, A AUTORIDADE, EM TESE, PREVARICOU.

PREVARICAÇÃO É CRIME CAPITULADO NO CÓDIGO PENAL.

DEVE RESPONDER POR TAL INFRAÇÃO , SOB AS PENAS E RIGORES DA LEI !

TANTO MAIS GRAVE O FATO PELO SIMPLES MOTIVO DE TER SIDO PRATICADO POR AUTORIDADE QUE RESPONDE POR ÓRGÃO DO GOVERNO FEDERAL.

ESSA INSANIDADE TEM O CONDÃO DE CRIAR UMA QUESTÃO DIPLOMÁTICA GRAVE PARA O BRASIL.

POR FIM, RESPONDERÃO , SOLIDARIAMENTE, O MINISTRO DA EDUCAÇÃO E A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, ATÉ PERANTE ÓRGÃOS INTERNACIONAIS.

E, CERTAMENTE OCORRERÃO RETALIAÇÕES POR PARTE DO ESTADO DE ISRAEL.

ESSA INCOMPETÊNCIA, SE NÃO FOR AINDA ALGO MAIS GRAVE, SÓ ENVERGONHARÁ O BRASIL.

fred oliveira disse...

O Brasil, com o governo do PT, deixou de ser lugar seguro e acolhedor para quem pensa diferente dos que comandam. So' tem valor Venezuelano ( chavista, obvio) e outros da area.Perdemos a imagem de ser um pais plural e que respeita todo mundo. O pt, com Lula `a frente, conseguiu dividir o pais e gerar intolerancia.

Cil disse...

Estarrecida de ver que o sindicato dos professores e o DCE, que deveriam defender as duas categorias em SUA TOTALUDADE subescreceram essa infâmia!
Aqui professores esquerdopatas tentaram obter dados de professores do sindicato, em nome de mandar informes da greve. Foram sumariamente rechaçados em alto e bom som pela própria diretoria, que deixou claro que dados só con ordem judicial. Qualquer inforne era só enviar para a comunicação do sindicato que ela se encarregaria de enviar aos docentes via mala direta de emails em posse do sibdicato. Cada uma!
Vale salientar que o pedido veio da mesma pessoa que queria que fosse feito um levantamento para saber quais eram os professores de direita e esquerda na universidade. Alguma novidade frente ao que essa gente é capaz?

Anônimo disse...

Já agora porque não dão os nomes e os endereços de todos membros da reitoria

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/