Vendas na Páscoa caem 4,93% e atingem o pior resultado dos últimos seis anos

Movimento atípico dos varejistas chama atenção neste ano pelo fato de anteciparem as promoções pós Páscoa para os dias que antecederam a data

O volume de vendas a prazo na semana da Páscoa (entre 29 de março e 4 de abril) caiu 4,93% em relação ao mesmo período do ano passado (entre 13 e 19 de abril). Os dados são do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Este é o pior resultado já registrado pela série histórica das entidades, contabilizada desde 2010.

Volume de vendas na Páscoa

Ano          Variação
2015           -4,93%
2014           2,55%
2013           5,31%
2012           4,84%
2011           7,26%
2010           4,50%

Para os líderes da CNDL, o desempenho confirmou o que o comércio já esperava, devido ao baixo crescimento da atividade econômica brasileira. "O resultado nunca foi tão baixo. Já projetávamos o pior crescimento dos últimos anos por conta da forte piora nos indicadores econômicos", disse o presidente da CNDL, Honório Pinheiro. Para o líder do movimento varejista, a páscoa representa a primeira grande festa do ano para o comércio e pode funcionar como uma prévia não só para o Dia das Mães, como para o desempenho da atividade comercial ao longo de 2015. "Este resultado espelha os indicadores de confiança do consumidor refletido das notícias negativas da atualidade, como as que retratam as incertezas políticas e denúncias de corrupção. Isso refreia o consumo, abala a demanda do comércio e mostra que 2015 será um ano de desafios para o varejo", avalia Pinheiro.
Os economistas do SPC Brasil atribuem o resultado ao menor crescimento da massa salarial, à alta dos juros e, principalmente, à inflação elevada. "A elevação recente da inflação corrói o poder de compra do consumidor. Hoje o brasileiro não consegue comprar as mesmas coisas, com o valor gasto no mês passado, por exemplo. Isso impacta nas vendas. Como reflexo, vimos este ano um movimento atípico do varejo: antecipar as promoções pós Páscoa para os dias que antecederam a data. Isso mostra que a demanda não correspondeu à expectativa", explica a economista chefe do SPC Brasil, Marcela Ponce Kawauti.

Metodologia
O índice é calculado com base nas consultas para vendas a prazo nos sete dias que antecedem o início do feriado de Páscoa, entre o Domingo de Ramos e o Sábado de Aleluia (em 2015, de 29 de março a 04 de abril).


2 comentários:

Anônimo disse...

O comércio reclama e chora das vendas fracas, mas ninguém baixa preço nesta chinelândia tropical.

Só sendo muito otimista ou discípulo do Mantega ( aquele que acreditava que, só com suas previsões, a economia melhoraria ) para crer que alguém ainda está disposto a pagar pelo KG do ovo de chocolate mais de 8 vezes o que custa em barras.

Anônimo disse...

O povo não acredita em papai noel e coelho da pascoa só na DILMA e PT.!!!!!!!!!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/