TCU denuncia superfaturamento de R$ 93,8 milhões no Ceitec de Porto Alegre

Acórdão do TCU publicado no Diário Oficial da União de quinta-feira, denunciou superfaturamento de R$ 93,8 milhões nas obras de construção do Ceitec, o Centro de Excelência de Tecnologia Avançada, localizado em Porto Alegre. A estatal é federal e foi criada a partir de uma luta política enorme do então deputado Beto Albuquerque. Tudo saiu porque o ministro de Ciência e Tecnolgia da época era correligionário de Beto no PSB.

O editor acabou de ler o texto completo do Acórdão, publicado nas páginas 96, 97 e 98 do DOU e que só neste domingo chegou às mãos desta página.

A empresa que conseguiu elevar o preço original em, 63,11% é a mesma Delta que se envolveu em escândalos de corrupção no Rio de Janeiro, deixando em maus lençóis o então governador Sérgio Cabral.

O Ceitec é atualmente um elefante branco.

Os responsáveis pelos contratos, inclusive aditivos, estão todos citados no Acórdão e serão responsabilizados civil e criminalmente. O caso foi para o MPF para investigação e denúncia.

O TCU não aborda casos de corrupção e de propinas no seu Acórdão, até porque não cabe a ele fazer este tipo de investigação, o que será feito pelo MPF e PF.

5 comentários:

Anônimo disse...

Sempre fiquei com um pé atrás com este cidadão chamado Beto Albuquerque.
Político ávido por coligações, algumas bastante esdrúxulas, cargos nos governos do PT, e sem cerimonia para abandonar o barco quando lhe conviesse.
Agora aparece uma de suas malfeitorias. Vamos deixar o MP e a PF fazer o seu trabalho.

Anônimo disse...

Beto Albuquerque sempre foi PTralha de primeira hora. Fez parte de todos os governos do PTrevas no RS. Só que mais esperto. Caiu fora, bem antes, da podridão vir à tona.

Anônimo disse...

E agora, o que o PC do B vai fazer com os dirigentes da CEITEC, todos cria do Eduardo Campos, salários absurdos e um bando de estrangeiros que estão ali sem agregar nada para o País. Temos gente muito melhor nas Universidades e que estão à espera de oportunidade.

Anônimo disse...

Acho que grande relevância e importância as informações trazidas pelo jornalista independente Políbio Braga. Porém, é importante cuidar para a informação não virar desinformação. O comentário de que os dirigentes são estrangeiros está errado, atualmente a CEITEC é comandada por especialistas vindos principalmente da UFRGS.

Anônimo disse...

Informações importantes sobre um empreendimento de interesse nacional. Infelizmente a frase em destaque "O Ceitec é atualmente um elefante branco." destoou do restante do texto, parecendo ser mais uma manifestação parcial, política, leviana e irresponsável. Seria importante trazer alguns números de faturamento e custos da folha de pagamento para sustentá-la. Qual o papel da CEITEC na cadeia produtiva do país no setor de semicondutores? Fica a dica de tema para uma próxima postagem do jornalista neste blog.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/