Procura empresarial por crédito aumentou 12,3% em janeiro

Conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito, houve elevação de 12,3% na busca empresarial por crédito em janeiro/15 em relação ao último mês do ano passado (dezembro/14). Na comparação com janeiro/14, a demanda das empresas por crédito exibiu alta de 6,4%.

. A procura foi muito expressiva e é até surpreendente, já que os sinais de recessão são visível
. De acordo com o que informaram hoje ao editor os economistas da Serasa Experian, o movimento de recomposição de estoques, típico de início de ano após as vendas do natal, impulsionou a busca por crédito no mês passado. Todavia, tal movimento deu-se intensamente nas micro e pequenas empresas do que nas médias e grandes, podendo significar que, diante da maior seletividade e rigor creditício junto às instituições financeiras, dada o atual quadro econômico mais adverso, as micro e pequenas empresas estejam buscando fontes alternativas de financiamento como o crédito mercantil, por exemplo.

Análise por porte
A alta da demanda por crédito em janeiro/15 deveu-se à maior procura registrada pelas micro e pequenas empresas, as quais demandaram 13,1% mais crédito em relação a dezembro/14. Nas médias empresas, a procura foi bem menor, crescendo apenas 1,9% no primeiro mês do ano. Já nas grandes empresas houve retração de 0,4% na demanda por crédito em janeiro/15 na comparação com dezembro/14.

Na relação interanual, isto é, contra janeiro/14, a elevação da busca por crédito também se concentrou nas micro e pequenas empresas, com expansão de 7,5%. Por outro lado, nas grandes empresas houve recuo de 0,9% na demanda por crédito em janeiro/15 contra janeiro/14 e nas médias empresas a retração foi bem maior neste mesmo critério de comparação: baixa de 10,2% frente a janeiro/14.

Um comentário:

Anônimo disse...

Políbio,

Os economistas da SERASA "beberam" no Carnaval.

Recomposição de estoque com vendas em queda??

Esta é faltando dinheiro para "fechar as contas".

O aperto começa nas empresas pequenas, depois migra para as médias e .... bate no emprego em queda.

Ninguém esta "olhando" o CAGED?? É uma antecipação da tragédia!!

JulioK

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/