Fiergs insinua que "pedalada fiscal" põe em risco até o programa Bolsa Família

Na análise devastadora que faz a Unidade de Estudos Econômicos da Fiergs neste final de agosto, intitulada  “Pedalada fiscal: a nova trama das contas públicas”, fica mais do que claro que a contabilidade criativa do dr. Arno Augustin faz o diabo no governo Dilma Roussef.

. O trabalho vai causar tremores políticos.

. Ele é pouco conhecido.

. Augustin e Dilma aprenderam a pedalar no incompetente e patético governo Olívio Dutra, que implementou uma desordem fiscal sem precedentes no Estado, modelo que Tarso Genro segue à risca.

. O que há de mais grave na denúncia da Fiergs é a revelação de que o Tesouro Nacional “atrasa os repasses para os bancos públicos e privados, refentes ao pagamento de benefícios do INSS, Seguro Desemprego, Abono Salarial (PIS), Bolsa Família e Crédito Agrícola”.

. Empresas de todos os portes informam há bastante tempo ao editor que reclamam que dinheiro do PIS não têm garantido o pagamento em dia do benefício aos seus trabalhadores. Interpelada, a Caixa Federal confessa que não recebeu o repasse. Por enquanto são atrasos de dez dias. 

. O que há ?

. Eis o que diz a análise da Fiergs:

- Os valores ficam retidos na entidade (Tesouro Nacional) para compor o superávit primário e só depois são repassados. É como se o Tesouro utilizasse um tipo de “cheque especial” nesses bancos.

. Há ameaça séria sobre atrasos e até calotes no pagamento de benefícios sociais como o Bolsa Família.

. O governo está sem dinheiro e pode quebrar.

. A prática é ilegal.

. A própria Fiergs desconfia que há ilegalidade.

. O problema é que os bancos estatais não podem fazer empréstimos para o governo.

. Estimativas apontam que, entre julho de 2013 e junho deste ano, R$ 19,5 bilhões não foram repassados para a Caixa Econômica Federal para pagamento de gastos sociais, essencialmente do Bolsa Família, e R$ 3,8 bilhões não chegaram ao CVaixa do BBG para fins de pagamento dos créditos da safra agrícola.

Duas casas em Porto Alegre.
O melhor por 5 anos seguidos, segundo Veja
Só chopes e cervejas artesanais. Mais de 100 rótulos.
Chopes, cervejas, cardápio, serviço:
www.biermarkt.com.br

9 comentários:

Anônimo disse...

Essa Fiergs é do baralho. Foram coniventes e apoiaram tudo o que esta aí. Agora que esta desandando a maionese e indo para o vinagre vem com estas análises. Demoraram muito, enrolaram e enganaram. Agora querem passar de bonzinhos?

Joel

Anônimo disse...

Vão todos Marinar agora?

Anônimo disse...

Os analistas da FIERGS que ponham a barba de molho, porque provavelmente serão demitidos, como foram os do SANTANDER, ao dizerem a verdade. Esta é a democracia do PT.

Anônimo disse...

Tudo isso também está acontecendo há mais tempo na Venezuela, será que é mera coincidência?

Anônimo disse...

Façam e economia e guardem se puderem algum "dinheiro" em casa, porque o governo depois das eleições, ganhe quem ganhar, vai por a mão no teu, nosso dinheiro, que estiver nos Bancos para fazer caixa, como fez o COLLOR em março de 1990. Se cuidem e aguardem!!!!

Anônimo disse...

O partido dos trambiqueiros vai fazer muita trambicagem até o final do ano. O próximo governo vai ter de trabalhar duro. Agora, se não abrir vários processos administrativos para esclarecer isso tudo, me bandeio pra oposição.

Anônimo disse...

Concordo com os comentaristas anteriores, a FIERGS-Federação dos Ispertos do Estado do Rio Grande do Sul agora vem com esse mimimi, e ainda ontem o seu presidente estava beijando os pés da petralha Dilma! Porque não abriram a boca há pelo menos dois anos atrás, ou quando ficaram sabendo da intenção da implantação do socialismo bolivariano no estado e no país? Acham que todos as empresas filiadas vão fazer parte da curiola petralha, isto é, serão os "campeões nacionais" escolhidos pelo governo socialista da roubalheira? Não são todas empresas que podem entrar para o "clube", pois alguém tem de pagar a conta da festa, seus babacas!

Anônimo disse...

A previsão da FIERGS está atrasada nas previsões da bolsa família.Em São Paulo já é comum.Muitas pessoas que são beneficiadas aos poucos estão percebendo falhas de dois ou mais meses no pagamento.Para um país como o Brasil já era esperado.Parte da ausência de pessoas no mercado de trabalho se deve ao conforto dos benefícios sociais .Quem sustenta? E claro que é quem produz entregando parte do fruto do seu trabalha para quem só produz filhos contando com os benefícios da "bolça tudo".Quantos estados recebem os repasses dos estados produtivos.Nós pagamos e eles que vivem bem!....Até quando?

Eloi Celente disse...

A Fiergs sempre foi adesista e oportunista. Quando consegue algumas benesses do governo, é adesista. Quando se beneficia de alguma medida do governo, é oportunista e quando nada disso acontece, são oposição. Gostaria que esta entidade tão representativa tivesse posições claras e firmes e fosse mais propositiva.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/