Revista Piauí revela os bastidores da campanha eleitoral de Aécio

A foto ao lado é da reportagem da Piauí.



Numa reportagem enorme, de capa, a revista Piauí que já circula em todo o País, revela de que modo sua repórter, Malu Delgado, acompanhou Aécio Neves numa recente gira por vários Estados. A matéria também conta o dia a dia do candidato tucano. A reportagem leva o título "O público e o privado". Vale a pena ler tudo com astenção e passar adiante:

"Vamos fazer um negócio curtinho lá, senão ninguém aguenta. Pá, pum! E aí entra a música.” Aécio Neves da Cunha batia a lateral da mão direita na palma esquerda, ritmadamente. Orientava os discursos que seriam feitos dali a algumas horas no lançamento da pré-candidatura de Pimenta da Veiga ao governo de Minas Gerais. Dentro do jatinho que ia de Brasília a Belo Horizonte naquela manhã de fevereiro, cinco coadjuvantes da festa ouviam o senador com atenção. Além do presidente do PSDB paulista, Duarte Nogueira, e do líder do partido na Câmara, Antonio Imbassahy, estavam no voo os presidentes da seção mineira do PSB, do PDT e do PT do B. A fauna política era uma pequena amostra do modo de operar de Aécio. Se tudo correr conforme o planejado, Pimenta da Veiga terá mais de 20 legendas apoiando sua candidatura.
De janeiro a maio, o senador mineiro fez quarenta viagens de avião custeadas pelo partido – dezesseis delas para São Paulo. As agendas eleitorais disfarçadas de compromissos partidários geralmente se iniciam às quintas-feiras, quando o Congresso se esvazia. Na aritmética dos tucanos, se chegar à frente de Dilma Rousseff no estado de Fernando Henrique Cardoso, Geraldo Alckmin e José Serra, Aécio dificilmente fica fora do segundo turno da eleição presidencial. Ele considera que em Minas, segundo colégio eleitoral do país, deve ter ampla vantagem sobre a petista.
Sentado sempre de frente para a cabine de comando – hábito do qual não abdica –, Aécio fez o sinal da cruz assim que o avião decolou. Perguntei se tinha medo de voar. Deu de ombros e respondeu que certas coisas são inevitáveis, “então melhor nem pensar no assunto”. Minutos depois o senador descrevia, efusivo, a ampla coalizão que montava em seu estado. Brincava ao mesmo tempo com os parlamentares, chamando-os por apelidos ou diminutivos. Fez piadinhas inaudíveis ao pé do ouvido de Júlio Delgado, do PSB. Pegou o tablet de um assessor para acompanhar as últimas notícias e passou os olhos em alguns relatórios. Relaxado, pôs-se a falar do lugar de que mais gosta, a fazenda na cidade de Cláudio, no interior de Minas. “São 50 alqueires e alguns pezinhos de café para não ficar feio e também curar a cachaça”, ele disse. Chamou seu refúgio de “meu Palácio de Versalhes”, numa alusão ao château nos arredores de Paris que funcionou como centro do poder do Antigo Regime francês. “Um dia você vai conhecer o meu palácio”, prometeu. Nos quase quatro meses em que o acompanhei em viagens e eventos, ele evitou abrir as portas de seu castelo, sem nunca ter dito “não” claramente. A fortaleza mineira, na descrição de um amigo da família, é “uma fazenda tipicamente colonial, sem pompa, com uma capelinha na entrada e campinho de futebol”.
Imbassahy interrompeu a conversa para mostrar “um vídeo fantástico” no YouTube. “Já viu?”, perguntou, empurrando o tablet em minha direção. Aécio e as irmãs Andrea e Angela aparecem ao lado de outros parentes numa varanda do château. Participam todos de uma cantoria animada. A música é Tocando em Frente, de Renato Teixeira e Almir Sater, aquela que diz “ando devagar porque já tive pressa”. A gravação foi feita em 2006, mas havia sido postada na rede apenas três dias antes da nossa viagem. “Muito bom, muito bom”, repetia o deputado baiano. “Ele é o campeão número 1 nesta arte, a sacanagem de agradar”, emendou, apontando para Aécio.
Entusiasmado, Imbassahy argumentou que, ao contrário de Serra, que disputou a Presidência em 2002 e 2010, e ao contrário de Alckmin, candidato em 2006, o mineiro agora teve tempo e condições, como presidente do PSDB, para gestar acordos políticos e preparar os terrenos regionais. “Esse camaradinha aí costurou coisas que só vão aparecer lá na frente.” Uma dessas “costuras” apareceu durante o voo. Pouco antes de desembarcar, entre goles de Coca-Cola Zero, Aécio conversou por telefone com o ex-prefeito Gilberto Kassab para agradecer o apoio do PSD a Pimenta da Veiga.
Engomados, com ternos escuros bem cortados, Pimenta da Veiga e Antonio Anastasia, à época ainda governador, esperavam por Aécio no aeroporto da Pampulha.

CLIQUE AQUI para ler tudo. O link é do editor. 

16 comentários:

Anônimo disse...

O povo precisa saber que o senador Aécio praticamente não exerce mais o cargo de senador e passa toda semana viajando em campanha pelo Brasil às custas dos cofres públicos
E os coiós, aqui, pagamos a conta.

Anônimo disse...

E tambem curar a cachaça não e so o Lula que gosta dum meee.

Anônimo disse...

"goles de Coca Zero", sério?

Anônimo disse...

com "astenção"?

Anônimo disse...

Os mujahedins do PT entraram com tudo em seu blog não é Políbio? E "às custas dos cofres públicos e os coiós, aqui, pagamos a conta"...

Anônimo disse...

A a Dilma vai começar a trabalhar quando caro cumpanhero das 11:21?

Anônimo disse...

O blog aderiu totalmente à campanha pró-Aécio. Não possui credibilidade para análises sérias ou isentas!!

Anônimo disse...

Dá-lhe Aécio. Pau nessa comunistada dos infernos!

Anônimo disse...

Ao anônimo das 11:21 ... VÁ PLANTAR BATATAS, esquerdista ! Aqui não tem lugar pra tua laia, teu lugar é outro ! Não fique expelindo mentiras e bobagens contra o Aécio, a mando do chefe da seita, aqui não cola, até pode colar na redação de alguns veículos de mídia do RS, mas aqui não !

Clóvis disse...


Você deveria se informar melhor, anônimo das 11:21. O Aécio está viajando às custas do PSDB, segundo informam os jornais do centro do país. Quanto as gostar de cachaça, deve ter aprendido com o Lulla 51, anônimo das 11:30. Afinal p exemplo vem das 'otoridades', não é?

Unknown disse...

Faltou o editor dizer que a tal jornaleira sugeriu que o Aecio PÓ..., como disse o Cerra, deveria fazer um teste pra comprovar que nao e usuario de COCA. Mas nao a COCA COLA, editor e sim aqla que ate o DuDu Campos e sua equipe, fazem mencao. Inclusive quero sugerir a vc editor, que e baba ovo do Aecinho, que diga pro Aecio usar aqle SLOGAN que o DuDu Campos criou pra ele. E que dia assim: "VAI TER COCA, Aecio" Ate porque vc sabe, ne editor, que o DuDu PRECATORIOS FALSOS Campos e o Aecio PÓ..., como disse o Cerra, sao amiguinhos e confrades. E confrades, como vc sabe, sao confidentes. Portanto, editor, o DuDu Campos disse e escreveu o que escreveu, porque tem CONHECIMENTO de causa.

Luiz Vargas disse...

E quem foi que te disse que este site é isento anônimo de 11 de junho de 2014, 15h26min?
Este site é rigorosamente ANTIPETRALHA!

PEREIRA, PoA/RS disse...

Já que o Sr SGARBI raramente comenta um assunto postado, solicito ao nobre comentarista PETISTA qual a opinião delle sobre o link abaixo:

http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/06/na-vespera-da-copa-apenas-50-das-obras-de-mobilidade-foram-entregues.html

De coração, Sr CARLOS SGARBI: utilize mais o seu tempo fazendo comentários em sites e blogs que acompanham o teu "gosto" político... Tipo Carta Capital, 247, Paulo H.Amorim, site do PT, Blog do Planalto, Azenha e afins.

Nos poupe de ter que empenhar tão grande força para não usarmos adjetivos impróprios para prestar-lhe as merecidas "considerações". Mas lembro ao nobre vermelhinho: apesar de tu ser uma mala sem alças e sem rodinhas, garanto que continuarás a ter o direito de se manifestar aqui ou em outros blogs decentes... Pois nós sempre lutaremos pelo teu direito livre de expressão. Bem ao contrários dos teus amigos da esquerda.

PS: antes que tu encha o saco com o papinho de não usar o meu nome verdadeiro, já adianto que o faço por precaução. Vide o que o teu partidário Palocci fez com caseiro Francenildo e, mais ainda, pelo modo que teus colegas de partido são capazes de ameaçar até um presidente do STF. Abraço ao demais comentaristas

Anônimo disse...

Se o Aecio é usuário de droga continua fazendo filho e correndo com muito folego, ao contrário de tú, CARLOS SGARBI, cheira bosta e suja a sala do Polibio.

Carlos Sgarbi, vá trabalhar e larga os computadores da Prefeitura de Guarulhos.

Anônimo disse...

Pois é anônimo das 11:21. E o que dizer da Dilmá? Todo discurso da PresidANTA em cadeia de TV virá campanha eleitoral.
Com quem gastamos mais? com o Aécio ou com a Dilmá? Aliás podemos saber quanto é que já está a conta dos cartões corporativos sigilosos da Dilmá?

Anônimo disse...

Admiro jornalistas que se prestam a tão nobre e belo trabalho. "Joinha" pra vocês.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/