Artigo, Luiz Francisco Corrêa Barbosa - Ovelha não é pra mato

Pela TV Justiça, hoje (11), presenciou-se episódio raro, senão inédito, em plena sessão do Supremo Tribunal Federal. No uso de prerrogativa advocatícia, o Dr. Luiz Fernando Pacheco, patrono de José Genoíno Neto, foi à tribuna, baseado na prioridade legal de casos de réu preso e em execução penal, ao verificar que não fora incluído na pauta urgente pedido seu em agravo regimental contra ato do Relator da AP 470, já com parecer favorável do Procurador-Geral da República, para que o fosse. Interrompido pelo Presidente e Relator, ministro Joaquim Barbosa, insistiu na exposição de seu pleito. Ao revés de cassar-lhe a palavra e, na renitência, dar-lhe voz de prisão em flagrante por delito de desobediência, o Presidente acabou por praticar o crime, também de ação penal pública incondicionada, de abuso de autoridade (Lei nº 4898/65, art. 3º, j1), determinando à segurança do Tribunal que retirasse o Advogado da Corte. Ninguém, malgrado presentes à sessão plenária, além de seus ilustres Juízes, o Procurador-Geral e vários outros Advogados fez o que a lei faculta a qualquer do povo e impõe às autoridades e seus agentes: dar voz de prisão ao ministro Joaquim Barbosa. A inexperiência judicante do Ministro e sua reconhecida prepotência, no ocaso de seu exercício, revelou no caso seu caráter também criminoso. E sem as providências de lei, na Casa da Guarda da Constituição.

Lamentável!

Sequer os Advogados presentes se retiraram da Corte, como parecia impositivo, até que ali se restabelecesse a ordem.

Sem dúvida, o quadro colore o fechamento de uma era, igualmente inédita na Corte mais que centenária.

Não é inédito o fato do aludido Ministro deixar de levar ao Plenário recursos de réus presos, em execução penal, quando bem lhe aprouver, em total violação à ordem legal.

Ao que parece, nenhuma outra medida restava à Defesa daquele réu.

Agora, virá o “leite derramado”, com agravos e desagravos, comentários e “panos quentes”.

Este é o meu.

De tudo, como diz o gaúcho da campanha, fica a velha lição de que “ovelha não é prá mato”.

Sapucaia do Sul (RS), 11 Jun 2014-4ªf.

Luiz Francisco Corrêa Barbosa, Advogado.
OAB/RS nº 31.349.

35 comentários:

Anônimo disse...

E aí, editor, não vai defender o Joaquim? (idi Amin Dada)

Anônimo disse...

Dá-lhe Barbosão! Mostra pra esses advogadozinhos de porta de cadeia, quem é que ainda manda aí no Supremo! Há,há,há,há,há...

jose manoel vega garcia disse...

Parabens Dr.BARBOSA no popular o Sr. Deu no figado do tirano Joaquim Barbosa.novamente meus parabens pela lucides da explanação.

Anônimo disse...

Políbio,

Por que no te callas, Barbosinha??

A mer.. deste país virado de cabeça para baixo pelo PT+Lulla+Dillma, o Min. Joaquim ameaçado de morte pelo PT e o advogado pede "sangue de barata" do Joaquim??

Imagina se o Min. Joaquim iria dar um "martir" para a ALA PT da OAB??

Palhaçada Barbosinha, palhaçada pura!! Teu tempo já passou!!

JulioK

airton disse...

Jose Manoel Vega Garcia, pelas tuas palavras o Dr Barbosa quando disse que o Lula era o Chefe do Mensalão, teve ter sido elogiado também, né?? ou não foi....... criem vergonha na cara, bando de cretinos.

Anônimo disse...

Caríssimo Editor, Texto precípite e incompatível com a magnitude da Advocacia. O Advogado é grande no argumento (admite-se até os que fazem boa paródia, o toque espirituoso, um bom chiste), mas não deselegância. Um juiz deve ter austeridade com cortesia. O causídico, deve ser a garantia dessas qualidades. Notícia da Segurança do STF de que o profissional apresentava sinal de ebriedade (ou ingestão de substância etílica, o que no Sertão é "criar coragem para desaforo" e terminam nas Cadeias ou padecendo algum sofrimento). Não cabe sugerir retirada, mas poderia ficar em outro espaço do Blog, visto que se verificado excesso do Presidente, não cabia a intolerância do Defensor. A Toga não pode ser maculada, sob qualquer título ou enfoque, visto como é emanação mais pura da Soberania Nacional. Um praticante das Tribunas, deve saber de sobejo, tem que preservar a segurança e o prestígio da Toga, não tentar atirar o magistrado à picota do enxovalho, como advertiria Ruy ou Orosimbo Nonato. Dispense as letras... mas retire a crítica apressada, que resvala no opróbrio. Com as homenagens do admirador e atento Leitor. Inté!

Anônimo disse...

Como advogada, repudio a manifestação do nobre colega. Não vejo nenhuma urgência no pleito mentiroso e chicaneiro do ex-Deputado Genuíno, que já passou e foi revirado por juntas médicas, não correndo risco de morte. Se morrer, paciência, pois será por escolha própria, especialmente quando não toma os medicamentos que lhe são disponibilizados. Qualquer pessoa que não toma medicamentos na hora certa e na quantidade determinada pelo médico pode ter pressão arterial alterada. Nada justifica a avacalhação da Justiça, em especial ao STF que está sendo preconizada pelos advogados dos condenados do mensalão do pt.

Anônimo disse...

Advogado Chinelao de mensaleiro é ponta pé no Rabo.
Da-lhe Barbosa !!!

Anônimo disse...

Barbosinha querendo ensinar o barbosao... agora sim... para o mundo que eu quero descer

Anônimo disse...

O editor deste blog deveria se abracar o JB e fazer uma ditadura anti petralha.
Vergonhoso
Todos advogados que defendem o JB deveriam ter seus registros cassados, pois nao merecem se apresentarem como advogados.

Anônimo disse...

O advogado que faz o comentário, deveria se lembrar do tempo que era Juiz. Gostaria de saber as providencias que o advogado, antes juiz, tomaria quando um advogado entrasse em sua sala exigindo o julgamento.

Anônimo disse...

O advogado do petralha que dedurou companheiros no araguaia apos levar um singelo tabefe estava bebado. Relato dos segurancas que levaram o traste embora, um bafo de onca dos infernos... Simplesmente apareceu no stf ebrio, como costumava ficar o seu mentor, painho dos pobres, nine fingers.

Anônimo disse...



PARABENS AO MIN. JOAQUIM BARBOSA E AO NOSSO DR. LUIZ FRCo. CORREA BARBOSA PELA MATÉRIA. NOSSO AMIGO DE SAPUCAIA Q MUITO AJUDOU OS AGENTES DA PC/RS.
UM GRANDE ABRAÇO E MUITA SAUDE DOS AGENTES DA PC/RS.

Anônimo disse...

Este cara é o advogado do mensaleiro roberto jeferson. Seu cliente também esta preso. O colega de trabalho dele ameaça o presidente do supremo e ele o defende. não contente ele acha que alguém deveria dar voz de prisão a Joaquim barbosa. Pelo jeito não é só o advogado de Brasília que anda bebendo demais.

Anônimo disse...

Sr. editor.Existe somente um engano no seu texto. O Sr. chamou este "advogado" de Dr. Luiz Fernando Pacheco. Isto não esta correto. Não pode ser chamado de Dr. isto é uma ofensa aos demais Drs.

Anônimo disse...

legitimo advogado de porta de cadeia. Não conseguiu livrar a cara do seu cliente por isto está recalcado.Da-lhe BARBOSÃO.

Anônimo disse...

Se Deus escreve certo por linhas tortas - O Presidente do STF Joaquim Barbosa também pode ter entortado um pouquinho a forma de sua intercessão, sem contudo prejudicar a correção de sua ação ao remover um fator conturbante que prejudicava a compostura que uma sessão do STF requer !

Que o presidiário José Genuino tenha a paciência que o povo brasileiro tem com ele, e aguarde o andamento de seu requerimento.

Anônimo disse...

o advogado do genuino estava bêbado e agora querem por a culpa no Barbosa ??? Só em Banânia mesmo...

Anônimo disse...

e la vão os adEvogados dessepaiz exibir, sem constrangimento algum, o seu corporativismo de classe...

uai, por que os outros adEvogados deveriam tomar as dores do adEvogado esquentadinho?

Anônimo disse...

Eu vou defender nosso herói. O advogado apresentou-se de maneira imprópria, quebrando o protocolo, ao que tudo indica, estava bêbado. Fora de pauta, teve a oportunidade de registrar seu protesto, mas queria mais, queria mídia, queria 15 segundos de fama, conseguiu. Regimento do Tribunal foi ignorado. Pauta também. Mandado encerrar sua falação, ignourou. Joaquinzão fez o que tinha que fazer, colocar para fora o bebum.

Anônimo disse...

Fico muito impressionado um advogado gaúcho, de terras onde o povo é politizado, escrever uma bobagem dessa ordem!
Um dos poucos, ou único, Ministro do STF que ainda considera os principios morais e dos bons costumes naquela corte é criticado por esse advogadozinho?
Era só o que faltava, Sr.Luiz Francisco Corrêa Barbosa.
Lugar de bandido é na cadeia.
Ainda mais bandido fingido, que se faz de doente para ir pra casa!
Ladrão sem vergonha esse Genuino.
O Sr. Luiz Francisco Corrêa Barbosa deve ser ladrão da mesma turma, por isso está aqui defendendo a petralha.
Nunca se roubou tanto nesse país como agora!
Explique como o Sr. Lula da Silva tem patrimônio bilionário!!
Foi trabalhando de metalúrgico ou com o salário de Presidente da República!
19 dedos sem vergonha!
Tome vergonha na cara Sr. Luiz Francisco Corrêa Barbosa.
Fez bem o Sr. Ministro Joaquim Barbosa ao mandar sair este bebado da Corte Suprema. Pena que não mandou prender junto com o cliente.

Anônimo disse...

Advogado bêbado e agressivo . Black bloc defendendo mensageiro chorão se dazebdo de doente. Típico .

Anônimo disse...

Quando o advogado que subescreve a carta era Juiz, se negava a receber os advogados, queria ver a reação se alguem fizesse o mesmo ato contra o digno bacharel.

Anônimo disse...

Ele não ia aposentar, o que ainda esta fazendo no comando do STJ?

Luiz Vargas disse...

Cada um defende como pode a corporação a qual PerTence.
Alguns por motivo$ óbvio$, além de defender a guilda da qual fazem parte, defendem como ferozes mastins a corporação PeTralha, que em troca lhes fornece genero$a$ porções de carnudo$$$$ filé$.
Para o mesmo fato podem haver vários pontos de vista diferentes.
Para mim ontem ficou provado que aquele fingido teatro existente no meio jurídico, cheio de rapapés e salamaleques é usado por conveniência, pois quando convém gerar e reverberar episódios aí o que vale é botar o pé na porta. Bem fez o Ministro Joaquim Barbosa em mandar retirar do recinto aquele advogado de porta de cadeia.

Anônimo disse...

1)"seu" José Manoel: lucidez é com "Z", viu?...
2)O comentário do L.F. Corrêa Barbosa é totalmente corporativista, pois advoga para um dos bandidos mensaleiros recolhido à Papuda..

Anônimo disse...

A ditadura do sr. barbosa

Anônimo disse...

Se o ato do esdrúxulo advogado (mesmo não estando alcoolizado) é prerrogativa advocatícia, logo de amparo legal como sustenta a matéria, ele é desrespeitoso e imoral!!! Tem razão o colunista ao finalizar com a expressão de que "Ovelha não é pra mato". A advocacia não deveria ser exercida por "qualquer ovelha, incapaz de reconhecer seu mato", sobretudo por aquelas "achadas corcoveando pelos campos"

Anônimo disse...

Qualquer comentário feito por advogado, devemos não dar muita importância, MAS, em sendo técnico podemos os ler e ouvir.

Advogado faz parte de uma casta brasileira, acima de qualquer outra, visto ser a única classe mencionados na CF/1988. A CONSTITUIÇÃO DE 1988 é uma carta outorgada sem o referendo dos brasileiros, CORPORATIVISTA na maioria dos artigos.

A CONSTITUIÇÃO de 1988 foi elaborada por advogados, não para formatação de seus artigos, mas para sua própria "garantia". Em troca os advogados deram as tais garantias "pétrias" a uma outra classe, a tal "pública", como se os outros profissionais, o restante dos trabalhadores brasileiros fosse de segunda classe.

FATO: Vivemos em um País de CASTAS.

Portanto, recomento a todos cursarem e serem advogados, depois outra profissão, exemplo o Polibio.




Anônimo disse...

O que o "DR BARBOSA" quer dizer com ovelha não é para mato?
Que o Ministro não é do ramo?
O bêbado que faltou com o respeito ao tribunal e ao Brasil como é costume dos quadrilheiros pode ser considerado um profissional adequado ao "MATO" Dr Barbosa?
Se for isto, estamos muito mal representados por esta classe de advogados, adequado ao momento Brasileiro, o de mais baixo nível "da história deste país"

Ivo Leo Hammes disse...

O Barbosinha, que no século passado já teve muito holofote como juiz por motivo de suas polêmicas posturas e arengas... Tive dificuldade de entender o por quê deste se arrazoado dirigido ao Editor. Os diversos comentários dos leitores me trouxeram luz...O Anônimo das 20:57 expôs com humor propriedade a sua avaliação. É isto mesmo: "parem o mundo" que eu também quero descer.

Anônimo disse...

Nada como um dia depois de outro.
Senão vejamos:

1-Há cerca de 20 anos o Sr. Fran-
cisco Barbosa era juiz em Sapucaia do Sul.
2-Face a uma decisão administra-
tiva o Tribunal de Justiça resol-
veu remover o Sr. Barbosinha da-
quela Comarca.
3-O Sr.Barbosinha não só recusou-
se a acatar a remoção e numa ati-
tude rebelde decidiu não sair das
dependências do fórum.
4-O tribunal expediu um mandado de
prisão.Um delegado lá compareceu,
mas o juiz recusava-se a se entre-
gar.Ao final só se deixou prender
após a chegada do secretário da segurança e, então, ficou preso
num quartel da BM,por alguns dias.
5-Barbosinha acabou sendo aposen-
tado compulsoriamente,diferente do Barbosão que pediu aposentado-
e sairá pela porta da frente...

Anônimo disse...

O barbosinha (assim mesmo, com minúscula..) esquece que quando foi juiz portava-se com truculência e pouca educação com os advogados em geral!

Anônimo disse...

Passaste no exame da OAB.envia teu numero na ordem para pedir sua exclusão por lnaptidão.

Anônimo disse...

O Barbosinha foi aposentado compulsoriamente ja fazem vinte(20)anos? Então está puxando uma graninha legal todo este tempo as custas do nosso sofrido povo brasileiro? Foi por incapacidade mental? Que moral tem este cara em criticar o presidente do STF?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/