Governo silencia sobre participação do secretário Mauro Knijnik no Conselho de Administração do grupo Iochpe

Até a metade desta quinta-feira, o governo estadual gaúcho não passou nenhuma explicação sobre o caso do seu secretário de Desenvolvimento, Mauro Knijnik, que desde abril de 2013 exerce as funções de membro ativo do Conselho de Administração do grupo Iochpe, percebendo remuneração média mensal de R$ 12 mil.

. O grupo Iochpe é integrado por uma constelação de empresas privadas, com interesses industriais de variadas gamas, entre as quais autopeças.

. O caso é de improbidade administrativa.

. O governador sempre soube do caso e nunca agiu. Seu secretário viaja regularmente para a sede do grupo Iochpe, SP, para prestar serviços no Conselho de Administração. 

. Agora silencia.

. Assembléia e Ministério Público junto ao Tribunal de Contas nada fazem, ao contrário do que tocaram durante todo o governo Yeda Crusius. 

. E não se trata apenas do descumprimento da Lei 8112, de 11 de dezembro de 1990, que no seu artigo 117 veda a participação de autoridades do gênero em funções de direção e conselhos de administração e fiscal de empresas privadas. 

. Desde 1º de julho de 2009, o parecer 15.025 do Conselho Superior da Procuradoria Geral do Estado do RS (o editor possui cópia) também veda este tipo de relação. Na ocasião, o parecer atingiu em cheio o então vice-governador Paulo Feijó, que fazia  serviços de consultoria remunerada para a Ulbra.

. Há um claro conflito de interesses envolvendo o secretário Mauro Knijnik e o grupo Iochpe, que poderia influenciar indevidamente o desempenho dos seus deveres e responsabilidades funcionais. O secretário ocupa um cargo no qual enormes benefícios fiscais e financeiros podem beneficiar as empresas do grupo Iochpe, que costuma bater às portas do governo para buscá-los.

. Este tipo de conduta é típico ato de improbidade administrativa, segundo a Lei 8112, mas também de acordo com a Lei 8.429/1992, sem contar as violações ao Código de Conduta da Alta Administração, a Lei 8.112/906 (Lei das Agências Reguladoras), o Código de Ética da Presidência e Vice, além da Lei 8.666/1993 (Lei das Licitações).

. O caso também envolve condutas tipificadas como crimes pelo Código Penal.

. O secretário Mauro Knijnik é um conhecido homem de negócios, operando, antes de ir para o governo, como consultor de empresas.

CLIQUE AQUI para examinar imagem do site que comprova o cargo e as funções de Knijnik no grupo Iochpe. 

8 comentários:

Anônimo disse...

Descumprir a lei é regra do governador Tarso, quando seus interesses político-ideológico falam mais alto.

Anônimo disse...

GOVERNO GENRO = CASA DA SOGRA

O TCE CONCEDE AO GOVERNO TARSO BENEPLACIDO,BENEPLACITO,APADROAMENTO,E FAZ "OLHO BRANCO" PARA OS CRIMES DESTE GOVERNO.

O SUJEITO EM QUESTÃO NUNCA,JAMAIS, PODERIA ESTAR "EM GOVERNO", E CKLARO, NEM VERMELHO FICA PORQUE VERGONHA NÃO EH ATRIBUTO DOS PETRALHAS.

GOVERNADOR E ACESSORES MOSTRAM AO MUNDO A SUA VERDADEIRA CARA,QUEM SÃO,O QUE FAZEM, E AGORA SEM VERGONHA ,MOSTRAM O QUE JA FAZIAM POR DEBAIXO DOS PANOS.

FAZEM NA VIDA PUBBLICA, NO GOVERNO O QUE FAZEM NA PRIVADA.

EIS OS PETRALHAS E O PORQUE SÃO ASSIM CHAMADO.

"PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CEU...............

.....E LIVRAI-NOS DESTES MALAS PETRALHAS , O QUANTO ANTES,AMEM!

Anônimo disse...

"aos amigos tudo, aos inimigos , os rigores da lei"

Anônimo disse...

imagina se fosse no governo Yeda. Teríamos protestos e quebra quebra encabeçados por Lucianta genro e seus mujahedins...

João Coragem disse...

Boa, Anônimo das 13:42, se fosse no governo Yeda, os tentáculos do PT, cita-se: PSOL, PSTU, CUT, CPERGS, RBS, MPE, etc teriam posto fogo na casa dela, indiciado todo governo, greve geral.... A verdade sempre aparece, cedo ou tarde, a M... e' que o Rio Grande velho vai perdendo tempo com estes incompetentes corruptos do PT, que governam para suas corporações de sangue-sugas.

Anônimo disse...

Eu só pergunto uma coisa: como pode ter gente no RS que ainda vota no PT?
Burrice é pouco !

Cap Caverna disse...

Esses comunistas anarquistas liderados pelo Tarso Genro, mão obecedem lei alguma a não ser as suas leis, ou seja leis marxistas. Espero que desta vez nós gaúchos de bem sejamos maioria para tirar essa gentalha do governo do nosso querido pampa! Ser petita é ser fora da lei, bandido e quadrilheiro ou apoiador deste tipo de criminosos!

Anônimo disse...

Lei? So para os outros....

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/