As prisões semiabertas do RS revelam caos, descaso e incúria do governo Tarso

A foto ao lado é de uma cela do Presídio Central, cujo caos
foi denunciado à OEA e dela recebeu
recriminações severas. O caso não
é muito diferente nos semiabertos. 


Nesta corrosiva reportagem assinada pela repórter Letícia Costa, jornal Zero Hora, fica cada vez mais comprovado o caos no sistema prisional gaúcho, tudo por conta de governos que tratam a questão da segurança pública com descaso e incúria. O caso agravou-se formidavelmente no atual governo do sr. Tarso Genro.

. A reportagem a seguir mostra casos como o do Instituto Penal Irmão Miguel Dario, de onde fotgem três presos todos os dias.

. É o caos no sistema prisional.

. Leia tudo. O material de Zero Hora está disponibilizado no site da Ajuris, a Associação dos Juízes do RS.

Fragilidade dos controles em estabelecimentos por onde os presos ingressam no sistema carcerário faz com que detentos consigam fugir facilmente. Justiça tem mutirão para rever processos e amenizar problemas
A porta de entrada do regime semiaberto em Porto Alegre é um retrato da falência das estruturas oferecidas pelo governo para supostamente tentar recuperar criminosos no Estado. No Instituto Penal Irmão Miguel Dario, construção incrustada em um morro da zona leste da Capital, as fugas de detentos são diárias e há até uma janela que dá passagem à liberdade.
Nessas condições, a Justiça realiza periodicamente uma força-tarefa para acelerar os processos dos presos e inspecionar a estrutura das prisões, chamada de mutirão carcerário. Acompanhado de assessores, o juiz Paulo Augusto Oliveira Irion, responsável por fiscalizar as seis casas do semiaberto na 1ª Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre, vai até as prisões-albergue e, munido do andamento processual de cada preso, atende-os pessoalmente. É uma forma até de evitar que infratores considerados menos perigosos agucem a crueldade com a experiência de quem já acumula mais de 30 anos de condenação e está confinado no mesmo espaço.

– Ressocializar nessas condições é praticamente impossível.

CLIQUE AQUI para ler tudo. Vale a pena. 

4 comentários:

Anônimo disse...

manda os mensaleiros para cá que elas melhoram...

Anônimo disse...

AGORA COM LUCIANA GENRO PARA PRESIDENTE....KKKK TUDO IRÁ MELHORAR....KKKK

Anônimo disse...

Ressocializar é conversa mole. Pena é para punir. E para punir precisa oferecer condições adequadas. Presídios em condições de manter os presos em seu interior é o mínimo que se exige. Os juízes precisam responsabilizar os governantes que não atendem as mínimas condições para se manter os presos, pois um grande número de crimes são cometidos pelos foragidos do sistema prisional. E segurança é o principal dever que um governante deve cumprir e oferecer aos cidadãos. O resto é conversa mole. Se um Juiz pode obrigar o governo comprar um medicamento, por quê não pode obrigar um governo construir presídios em condições mínimas?

Garivaldino Ferraz - Brasília disse...

Perfeito o texto do Anônimo das 16:48h! Se o Brasil tem um grande número de presidiários, é por que temos um grande número de meliantes! Que se construam mais presídios e "menas arenas"!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/