El Niño está chegando. Este será um ano de mais chuvas no RS.

El Niño está chegando ao RS, chuvoso e frio, mas menos rigoroso do que no ano passado, quando houve registro de neve em dezenas de cidades. Assim deve ser o inverno dos gaúchos em razão de um velho conhecido: o fenômeno El Niño.

. El Niño costuma prejudicar as safras de grãos no Estado. 

. O fenômeno metereológico decorre do aquecimento das águas do Oceano Pacífico, que provoca chuvas acima da média no sul do país. Ele começa a agir próximo à segunda metade da estação, mas já começou a  provocar alterações na atmosfera.É ele também que irá segurar as temperaturas.

 — A chuva deve ficar estacionada em algumas áreas da região Sul, e isso impede o avanço de massa de ar polar. Por isso a estação não vai ser tão fria — comenta a meteorologista Olívia Nunes, da Somar Meteorologia. — Vamos ter ondas de frio, sim, mas a persistência da chuva cria uma condição menos favorável para a queda nos termômetros.

. Apesar das previsões iniciais de que o El Niño este ano poderia atingir o Estado com a força que teve em 1997 — quando provocou enchentes e estragos recordes —, as chuvas devem ser mais frequentes e menos intensas.

. Os agricultores, principalmente do centro e do norte do Estado, devem se preparar para chuvas persistentes com a aproximação do final do inverno. 


Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/