Prejuízos e mudanças de planos assustam os 13 mil empregados do grupo Banrisul

O caso não é igual ao da Eletrocee, a Fundação de Previdência Privada da CEEE, mas a Fundação Banrisul corre o risco de quebrar, caso medidas heroicas não sejam tomadas por seus administradores e bancada pelo banco e seus 13 mil funcionários.

. A Fundação Banrisul acumula déficits anuais milionários. Eles cresceram enormemente no atual governo. Acompanhe os déficits em milhões de reais:
2009 – 43
2010 – 163
2011 – 105,7
2012 – 250

. À medida que aumentaram os déficits, também caíram os lucros do próprio Banrisul.

. Num e noutro caso, as administrações impostas pelo PT a partir de 2010 revelaram-se desastrosas.

. Uma das maneiras que a Fundação encontrou para reduzir o déficit anual é a  reestruturação do plano de previdência complementar. Até abril, por exemplo, os servidores terão que optar pela migração para novos planos de previdência complementar, que resultarão em valores menores para aposentadoria e pensão, exigindo valores maiores de contribuição.

. Os 13 mil funcionários resistem.

. A opção principal é relativa ao plano principal de benefícios, o PB I. O objeto central da s mudanças implicará na desvinculação do reajuste dos aposentados e pensionistas com os funcionários da ativa, prejudicando os inativos.

. Sobre o assunto, fale a pena consultar o site da Fundação Banrisul: www.fbss.org.br

17 comentários:

Anônimo disse...

Os peões do Banrisul votam em peso nos governos Petistas.Agora,os funcionários do banco deverão se virar p/ tentar amenizar mais esse prejuízo dos governos Ptistas.

Anônimo disse...

Se está na mão de petistas então não vai dar outra. Vai quebrar. Esses chupins nem mesmo quando tentar fazer direito não conseguem. Questão de competência.

Anônimo disse...

Privatiza que ficarão livres de incompetentes...

Anônimo disse...

Eu tenho um cunhado, aposentado do Banrisul, prá quem o mensalão não existiu e que foi armação da direita contra o governo democrático e popular. Agora com essa do Banrisul aplicar reajuste diferenciado prôs aposentados, quero ver o que elle vai dizer. Imaginem se fosse o governo Yeda que apresentasse essa proposta.

Anônimo disse...

Concordo com os comentários das 14:41 e 14:43 e acrescento mais: nas fileiras punguistas dos PeTralhas não tem ninguém capacitado à exercer função que exija nivel intelectual! Isso é para quem batalhou para crescer na vida, estudou muito para adquirir conhecimentos, trabalhou dignamente e não ficou roubando, saqueando, fazendo terrorismo e vivendo as custas de cartões corporativos , vales fome e gás.Vagabundos e mal intencionados sem caráter, formam a escória da humanidade e no nosso país , estão no PT!

Luiz Vargas disse...

O con$elheiro Truta certamente se levantará contra este descalabro!

Anônimo disse...

são um bando de incomPeTenPTes...

Anônimo disse...

Então os "competentes" estão assustando os seus cabos eleitorais?

Tadinhos! Vão procurar o FIDEL e o Barba, e chorem nos ombros deles!

Pelo jeito o Olivio Dutra tá deixando na mão também. HA! Mas o Olivio tem belas remunerações adicionais, irá oferecer aos venezuelanos o banquinho, antes que quebre.


Anônimo disse...

O Olívio pouco esta se importando com este assunto, afinal ele já tem aposentadoria como ex-governador.

Anônimo disse...

A origem indigna desse banco demonstra a pequenez de sua historia. Se criou pela destruicao do maior empreendimento gaucho de todos os tempos: o Banco Pelotense. Mesmo com tal "heranca" tomada na marra, nunca conseguiu ser grande coisa. Esta a caminho do desaparecimento sem honras, como ocorreu com a Caixa Estadual, Banespa, Banerj e tantos outros.

Anônimo disse...

Sou um dos beneficiários da Previ - Fundo de Aposentadoria do BB. O que "elles" estão fazendo por lá é de arrepiar, isso sem falar nos salários dos "diretores" nomeados por essa "camarilha".

Anônimo disse...

mais um resultado do RS do do brasil e do mundo. vcs acreditam em cada coisa, hein gauchada? estão felizes com o seu governador? o cara é o rei da cascata. está desmontando o estado, pq sabe que não será reeleito. o projeto era de 4 anos.

Anônimo disse...

Mas pq a surpresa? O mesmo acontece nas previdências privadas. Só que lá quem banca é o trabalhador, contribuindo mais para o plano ou trabalhando além dos 60 anos.

De quem é a culpa? Nos erros das tabelas atuariais, que não consideram que estamos vivendo até os 80-90 anos e esquecem as taxas reais de juros (descontado os impostos e inflação), que mal é mal chegam a 1% AO ANO quando medido no longo prazo. Isto se bem administrado, o que nem sempre acontece nas previdências do setor público.

Agora os que tem previdência do setor público querem que o setor privado banque os déficits das previdências públicas? Pois nobre editor, é o que vai acontecer, pois $ não nasce em árvore.

Marco Passarinho

Anônimo disse...

OI, M arco Passarinho, se pensas que o Banrisul é do setor público, pensas errado. O Banrisul é uma sociedade de economia mista e quem comanda é que é o poder público, indicando pessoas completamente alheias à lides bancárias.
Existem muitas histórias que não vêm a público por serem misteriosas....


Anônimo disse...

Anonimo
O Olivio Truta oPTou pelo BPREV II.Saltou fora porque ele e sua tiurma sabem que a coisa está feia. Não deveria aparecer no informativo da FB deveria sim ter um pouco de vergonha atrás do bigode escandaloso, também tem culpa no caos da fundação quando foi governador e diga-se agora, bem remunerado com dois salários.

Anônimo disse...

Sr Políbio.
A Fundação Banrisul teve os seus Diretores sempre nomeados pelos Governos e os funcionários do Banrisul não interferiam na escolha mesmo porque não eram consultados. O "déficit" agora apresentado é em decorrência da má gestão de recursos por Diretores medíocres e a falta de reposição da obrigação do Patrocinador. No Banco foram funcionários incompetentes e foram indicados para dirigir a Fundação pelos padrinhos que queriam se ver livres deles e para serem coniventes com os seus QIs.

Anônimo disse...

Aproveitando o comentário anterior e incluindo uma observação ao "colega" que antecedeu-me: No tempo do Olivio como governador nomearam um escriturário sindicalista de Novo Hamburgo para o cargo de Secretário Geral do Banrisul nível A1. Significa que esse Sr. não contribuiu na escala de promoções passando direto ao nível dos mais elevados e o pior, logo se aposentou com um polpudo salário sangrando em parte a FB. Governo popular e democrático à p.q.p.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/