Repetição de tragédias expõe desmonte da área da segurança pública no RS

A foto de Diogo Zanatta, agência RBS, ao lado, demonstra o desmonte da área da segurança pública no RS. Até caminhão-pipa teve que socorrer os bombeiros, que gastaram uma hora só para iniciar o combate ao incêndio.



Porto Alegre, 1,3 milhão de habitantes, possui apenas uma escada Magirus para combater incêndios, dispõe de somente oito caminhões de bombeiros, a metade do que precisa, e até hidrantes não funcionam como deveriam. O caso é uma história já contada várias vezes e explica boa parte da tragédia da boate Kiss, na qual civis corajosos fizeram as vezes dos bombeiros. 

O assassinato do publicitário Lairson Kunzler e o atentado contra dez viaturas da Brigada Militar, tudo esta semana, mais este incêndio na zona Norte de Porto Alegre, são apenas as pontas mais visíveis do desmonte que o atual governo implementa na área da segurança pública do RS.

. Equipes de bombeiros se revezaram na manhã desta quarta-feira no trabalho de rescaldo do incêndio que atingiu duas fábricas no entorno do shopping DC Navegantes, na zona Norte de Porto Alegre, porque o combate, que levou mais de cinco horas, revelou as carências de efetivo e equipamento da corporação. “Temos uma deficiência de material e pessoal histórica, mas temos tentado resolver isso”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, coronel Eviltom Pereira Diaz, em entrevista à Rádio Guaíba.Apesar de as viaturas chegarem à zona norte poucos minutos após o chamado, foi preciso esperar uma hora até que uma segunda escada Magirus, por exemplo, fosse levada até o local. Enquanto isso, os bombeiros utilizaram a única escada mecânica disponível na cidade. Os bombeiros precisaram até de caminhão-pipa porque faltou água. 

. Atualmente há 2,6 mil bombeiros no Estado. Ano passado foram contratados 600.

. Para o futuro, um futuro cada vez mais distante, nos próximos governos, deve ocorrer outro concurso público para contratação de mais 400. Também para algum tempo futuro,  31 novos caminhões devem ser adquiridos, três para Porto Alegre. 

. Somente nessa ocorrência de hoje,  foram utilizadas sete das oito viaturas da Capital e 50 combatentes, com apoio de unidades de Canoas, Charqueadas e Eldorado do Sul. 

. Os estabelecimentos não tinham alvará contra incêndio e um deles não possuía Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI). 

6 comentários:

Anônimo disse...

Só para lembrar ao editor: Porto Alegre tem 1,5 milhão de habitantes!

Anônimo disse...

A realidade está "dando de relho" nos imcompetentes que se diziam bons governantes. O velho Rio Grande estrebucha.

Anônimo disse...

A lembrar: o que não destruirão mais até o novo governo assumir! Vale lembrar o que fizeram na prefeitura de POA.

Luiz Vargas disse...

Há uma solução que pode amenizar o problema: o peremPTório embu$teiro prevaricador fazer seus milhares de CC's PeTralha$ ame$trado$ carregarem balde d'água para auxiliar o corpo de bombeiros a apagar incêndios.

Anônimo disse...

Vocês sabiam que vários jovens vítimas da boate Kiss ficaram aguardando remoção para POA porque o Sr. Tarso entendia como prioridade sua ida à Santa Maria? Se recusou a dividir o vôo com os queimados. É um animal.

Anônimo disse...

É uma vergonha, os nossos bombeiros não têm equipamentos para apagar incêndios em prédios com mais de dois andares, como foi o caso do mercado público!
FORA TARSO!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/