Ministro Mantega descarta aprovação do projeto que muda indexador das dívidas dos Estados.

Se o governador Tarso Genro mantiver a palavra, hoje mesmo terá que anunciar sua desistência na disputa pelo Piratini, porque ele prometeu fazer isto caso o governo voltasse atrás no projeto que ele mesmo encaminhou ao Congresso. Na foto, de pires na mão, ele parecia prever que ouviria um sonoro "não" de Mantega. 

Em reunião nesta segunda-feira (24/02) com economistas do mercado financeiro, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou que está tentando convencer "consensualmente" o Congresso a não aprovar o projeto de lei que muda - de IGP-DI para taxa Selic - o indexador da dívida dos Estados e municípios. O governo concorda com a aprovação do projeto original, mas não com a aplicação retroativa do novo indexador, medida incluída por parlamentares no texto e que, se aprovada, ampliará a dívida pública e permitirá a contratação de novos débitos, que é o que defendem governadores como Tarso Genro, que quer tomar novos empréstimos, mas está sem margem alguma neste momento.

. O ministro deixou claro que, como teve origem no governo, o projeto de lei poderá ser retirado do Congresso se houver risco de aprovação da retroatividade. A medida aguarda votação no plenário do Senado e consta do leque de providências que o PMDB ameaça aprovar em meio ao embate do partido com o Palácio do Planalto.

. Guido Mantega afirmou que o governo está "segurando" os Estados e municípios e que, neste ano, o BNDES não vai conceder empréstimos a esses entes da federação. Reiterou, também, que o Tesouro repassará menos recursos em 2014 ao BNDES.

. A reportagem é do Valor de hoje:

. Ele também argumentou que as medidas fiscais anunciadas na semana passada são "realistas" e "críveis". Acompanhado do secretário de Política Econômica, Márcio Holland, o ministro, atendendo a uma sugestão de participantes do encontro, se comprometeu a demonstrar, mensalmente, o cumprimento das iniciativas anunciadas. Prometeu também adotar outras medidas para compensar possível frustração de receita ou aumento de despesa.

Superávit primário- "Meu compromisso é com o superávit primário de 1,9% do PIB", teria dito o ministro, segundo relatos colhidos pelo Valor. Ele disse que pensou em anunciar uma meta de 2% ou 2,1% do PIB, mas que acabou fechando em 1,9% por considerar esse valor mais "realista e exequível".
Participação - Foi a primeira vez que Mantega participou do começo ao fim de uma conversa com economistas do mercado, em um esforço de restauração da confiança no governo. Dos interlocutores ouviu que haverá um teste de implementação até que o novo programa fiscal seja parte das expectativas e prognósticos do mercado. Por algum tempo o governo ficará sob escrutínio.

CLIQUE AQUI para ler tudo com atenção. Vale a pena.


8 comentários:

Anônimo disse...

Isso é apenas um motivo pra cair fora. Se não fosse esse poderia ser o Brasil ganhar a copa, ou outro qualquer.

Anônimo disse...

Mas que HERANÇA MALDITA, o Pinóquio passará para o próximo governador. Nem um mágico, se fosse eleito, consertaria o estrago que esse indivíduo produziu nas finanças do estado.

Anônimo disse...

Editor, se pelando de medo. Quer o Tarso fora pra facilitar a eleição pra Ana Amélia, kkkkkkkkkkkk. Lamento informar o editor, mas teremos o primeiro governador reeleito pelo voto no RS.

Anônimo disse...

Editor, se pelando de medo. Quer o Tarso fora pra facilitar a eleição pra Ana Amélia, kkkkkkkkkkkk. Lamento informar o editor, mas teremos o primeiro governador reeleito pelo voto no RS.

Anônimo disse...

MAIS UMA PROVA E EVIDÊNCIA GRITANTE DO DESPREZO E DESINTERESSE COM QUE A CÚPULA DO PT VÊ E TRATA TARSO GENRO.

TARSO GENRO NÃO TEM INFLUÊNCIA NEM PESO ALGUM NO PT NACIONAL.

ZÉ DIRCEU, MESMO PRESO, MANDA MAIS DO QUE ELE.

Anônimo disse...

Vou dizer pela enésima vez que não haverá renegociação das dívidas dos Estados e Municípios pelo simples fato de o Governo Federal,PT,estar quebrado e necessitar mensalmente dos juros escorchantes.Esse ganho é mais ou menos como o devedor de cartão de Crédito ou Cheque Especial,o banco não está preocupado com a dívida,está interessado nos juros escorchantes que o devedor paga.

Anônimo disse...

Ja falei em Brasilia até os cachorros sabem, que a Dilma não Suporta o Tarso. Motivo: ele foi buzinar no ouvido do Lula, que a Dilma não era candidata ideal para ganhar as eleicoes em 2010.
O Lula contou pra Dilma.
Ta claro ou preciso desenhar ??

Anônimo disse...

ora, ora. ele sabe que fez um governo ridiculo, que não avançou em anda, apenas retrocedeu. Apenas com as declarações, já provou a sua soberba. "ou muda o indexador, ou não concorro"como se o RS pedisse pelo amro de Deus, concorra. então encontrou uma desculpinha. é fraco. é ruim. é enganador. se não fosse a RBS, os indices de aprovação dele seriam irrisórios.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/