Artigo, Darcy Francisco Carvalho dos Santos - Um elefante na sala

Eles são cada vez mais perigosos para a sobrevivência da humanidade e da economia. E querem cada vez mais.

A Zero Hora do dia 30 de agosto, em matéria publicada sob o título “O Rio Grande está cada vez mais velho”, destaca que as pessoas com mais de 65 anos passarão de 7% para 18,4% do total da população, entre 2000 e 2030. O envelhecimento populacional do RS é muito maior do que o do Brasil, que já é um dos mais altos do mundo. Esses percentuais no Brasil nos anos citados atingem 5,6% e 13,4%, respectivamente.

. A causa disso está no aumento da longevidade _ o que é altamente positivo _ e na redução da taxa de fecundidade, em que o número de filhos por mulher no Rio Grande do Sul deverá decrescer para apenas 1,45 no último ano citado, muito abaixo do nível de equilíbrio populacional, que é 2,1.

. O mais grave nesse processo, no entanto, é o aumento do número de pessoas em idade de aposentadoria (65 ou mais anos) em relação às que estão em idade ativa (15-64 anos), que passará de 9,6 em 2000 para 3,6 em 2030.

. O grupo de idosos aumentará em 1,4 milhão até 2030, enquanto o bônus previdenciário acabará em 2020, quando começa a decrescer a população em idade ativa, caindo perto de 300 mil até 2030.

. O reflexo disso se verificará na economia e na previdência.

CLIQUE AQUI para ler tudo. O artigo foi publicado no jornal Zero Hora de hoje. 

3 comentários:

Anônimo disse...

O mais grave não foi sequer lembrado: a maioria não teve contribuição regular a previdência social e não consegue se aposentar ou se aposenta com um salário mínimo, quantia insuficiente para atender os medicamentos mínimos exigidos para quem tem idade avançada. A qualidade de vida desse pessoal se transforma em verdadeiro inferno.

Anônimo disse...

Uai...mas não vivem pregando o controle de natalidade, não acham maravilhoso a mulher gaúcha trabalhando fora...mulher trabalhando fora significa natalidade próximo a zero.

vitória da ONU que, através dos currículos escolares, do cinema, da novela conseguiu vencer...adeus rio grande do sul.

Anônimo disse...

Por mim tudo bem,não tenho preconceito de idade e não contabilizo a vida tal como uma empresa...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/