Em plena crise de espionagem, embaixador dos EUA no Brasil volta para Washington

No auge da mais recente crise Brasil-Estados Unidos, o embaixador americano em Brasília, Thomas Shannon, deixa seu posto e retorna nesta sexta-feira, a Washington. Nos três anos em Brasília, toureou as autoridades claramente antiamericanas do Itamaraty e do Palácio do Planalto, manteve aceso o lobby pela venda dos caças F18 Super Hornet da Boeing à Força Aérea Brasileira (FAB) e contornou atritos entre os dois países. Mas não conseguiu tirar a relação bilateral do marasmo vivido há dez anos e despede-se do Planalto Central como a figura mais visível do escândalo envolvendo a espionagem da Agência Nacional de Segurança, dos EUA, no Brasil. Em especial, nos gabinetes da presidente Dilma Rousseff e de seus colaboradores diretos.

. Nas últimas semanas, Shannon foi chamado duas vezes ao Itamaraty para dar explicações sobre a rede de espionagem da NSA no Brasil — a última delas, no dia 2. A exigência do governo brasileiro para a Casa Branca apresentar um pedido formal de desculpas ao Brasil terá sido protocolarmente repassado por Shannon a Washington.

. A crise e a ameaça ainda latente de cancelamento da visita de Estado de Dilma Rousseff a Washington, agendada para 23 de outubro, serão conduzidas pelo encarregado de negócios da embaixada, Todd Chapman.

8 comentários:

Anônimo disse...

MORTE AO COMUNISMO!

FORA PT et caterva!

"O COMUNISMO É O ÓPIO DO POVO










Arcebispo Fulton Sheen




"O Comunismo é o ópio do povo porque adormece os pobres prometendo-lhes algo que nunca lhes pode dar, ou seja, um paraíso terrestre. Mudando apenas uma palavra numa sentença de Lenine: “O Comunismo ensina aqueles que labutam toda a sua vida em pobreza a serem resignados e pacientes neste mundo, e consola-os pelo pensamento de um paraíso terrestre”.

Singular espécie de paraíso esse, que é inaugurado pelo morticínio, pelo exílio e pelo confisco; estranha espécie de paraíso esse, que espera estabelecer a fraternidade pregando a luta de classes, e estabelecer a paz praticando a violência. Estranha espécie de paraíso esse que tem de recorrer ao temor e à tirania para impedir que alguém “escape” dele.

Da obra Comunismo: o ópio do povo, do Venerável Arcebispo Fulton Sheen"

Fonte: http://mentiras-evanglicas-e-outras.blogspot.com.br/search/label/COMUNISMO%20-%20%C3%93pio%20do%20Povo

Almirante Kirk

Anônimo disse...

Conversa fiada do governo para desviar a atençao dos graves problemas que ela enfrenta. Crise interna, inventa um inimigo externo. Essa historia de espionagem sempre existiu e todos os paises fazem isso.

Anônimo disse...

Eles estao morrendo de medo da Dilma!!!!!!!! Vai ser a terceira guerra mundial!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Bah, o Obama vai vender a cama e dormir de pé de tão preocupado!!!
heheehhe

Anônimo disse...

e a maior ameaça que o Dilmá e o Brasil oferecem eh o cancelamento de uma visita presidencial a Casa Branca...

kkkkkkkk...

que potencia somos nós, hein?

tipo assim, ou nos pedem desculpas ou nao iremos mais ai visita-los...

existe governo mais patético que esse dos comunistas tropicais?

Anônimo disse...

Por que estamos em guerra? Porque esta é a principal característica da pax americana: Kosovo, Irã-Iraque, Iraque, Afeganistão, Líbano, Palestina, Líbia, Síria, Israel. Por enquanto, enquanto durarem os escudos chinês e russo, descansam os eurasianos. Mesmo assim, Rússia e China não estão livres da espionagem eletrônica. Neste ponto, fazem companhia a Brasil, México, Venezuela, Irã e Paquistão.

Mas a pergunta é esta: que faz o Brasil nesse rol, se não temos fronteira com os EUA, se não temos arsenal nuclear e não pretendemos fabricar a bomba, não abrigamos terroristas, não estamos em guerra interna e não alimentamos a esperança de superar economicamente o gigante imperial e com eles temos relações mais que amistosas? Contra o Brasil, o capricho da prepotência chegou ao gabinete da presidente Dilma, que teve telefonemas seus, e-mails e outras mensagens de texto rastreados pela Agência Nacional de Segurança, NSA, dos EUA. Contra nós foram assestados pelos menos três programas, capazes de acompanhar o tráfego de telefonia e dados. Para quê? Dizem os documentos até aqui revelados por Edward Snowden, ex-funcionário da NSA, que os objetivos da espionagem eram político-estratégicos e comerciais. De um lado pretendia ‘melhorar a compreensão dos métodos de comunicação e dos interlocutores da presidente e seus principais assessores’ e de outro, atendendo tanto aos interesses do Departamento de Estado quanto aos do Departamento de Comércio, antecipar para os negociadores dos EUA os estudos do Itamaraty, e fornecer aos seus empresários informações de seus concorrentes brasileiros em eventuais disputas comerciais.

Neste último caso agem aqui e em todo o mundo.

Assim é a guerra do III milênio: terrorismo de Estado e guerras assimétricas.

Não obstante seu declínio, que requer anos e anos para completar-se, aprofunda-se a hegemonia (militar, científica, ideológica) dos EUA e nada amaina sua agressividade. Nem a crise interna, nem o fracasso rotundo das incursões no Afeganistão e no Iraque. Ao contrário, coincidindo com a crise do capitalismo financeiro monopolista, que corrói a economia da União Europeia e determina a dilapidação de direitos sociais, previdenciários, salariais e trabalhistas em geral —, a política dos EUA (que independe dos Bushs e dos Obamas, como dos Nixons e dos Clintons) prima por iniciativas aventureiras, que vão desde intervenções militares e assassinatos ‘cirúrgicos’, à invasão dos sistemas internacional e nacionais de comunicação, desrespeitando a soberania de Estados, e destroçando a ordem jurídica internacional. A insânia, que só a impunidade pode explicar, chega ao ponto de interceptar, as comunicações de presidentes de países com os quais não têm, ou não tinham, qualquer sorte de beligerância.

Anônimo disse...

Tomara que cancele a viagem, nos privara de menos vergonha com seus discursos ininteligiveis.

Anônimo disse...

Pergunto ao esquerdopata, logo antiamericano, às 11:44: então, pelo teor do seu infeliz, porque equivocado, arrazoado, os Estados Unidos da América do Norte, a maior e mais importante democracia do mundo, deveria deixar o comunismo e o nazismo se alastrar pelo mundo, é isso?

Esquerdopata, você sabia que onde quer que um regime comunista se instale, 10% da população civil é exterminada?

Graças aos EUA, cuja providencial existência livrou o mundo de sucumbir ao nazi-comunismo, entre outras desgraças, você e eu, entre outras pessoas do mundo livre, estamos aqui, vivendo numa democracia e com acesso a bens, serviços, entre outros, só possíveis em regimes não-comunistas!

Recomendo a você dois vídeos para eventuais reflexões - se puder, é claro:

- "The Soviet Story - Socialismo por que matar é essencial?"


http://www.youtube.com/watch?v=CIqcDuF6X5s


- "O QUE A ESQUERDA NÃO QUER QUE VOCÊ SAIBA"

http://www.youtube.com/watch?v=M4U-OYi1C9Y


Almirante Kirk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/