PT gaúcho abre debate histérico sobre presença do prefeito Jairo Jorge no Fórum da Liberdade

- Jairo Jorge, o prefeito light do PT, escandaliza a esquerda burra e velha do Partido.


* Clipping www.sul21.com.br
Título original: Presença de Jairo Jorge no 26º Fórum da Liberdade gera debate ideológico no PT, by Rachel Duarte

O caráter ideológico da realização do 26º Fórum da Liberdade, que encerra nesta terça-feira (09) em Porto Alegre gerou um debate interno no Partido dos Trabalhadores. Na programação da manhã, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PT) palestrou sobre segurança pública ao lado do secretário de segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame e do especialista na área, Bene Barbosa. O convite do Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e aceito pelo prefeito petista foi criticado por parte de outras correntes do PT. Durante sua fala no evento, Jairo Jorge qualificou a crítica como discurso da ‘velha esquerda’.Para o prefeito canoense, a “força da sociedade está nas ideias” e “o Fórum da Liberdade é um espaço para debate de ideias”. Jairo Jorge disse diante dos empresários que “a esquerda contemporânea tem o desafio de equilibrar a liberdade e igualdade”. O prefeito foi especialmente aplaudido quando ressaltou que “é necessário reconhecer o direito do outro em dizer aquilo que pensa”.

. A reação ao discurso de Jairo Jorge ocorreu imediatamente nas redes sociais. Em seu perfil no Twitter, o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Ary Vanazzi indagou o que seria “a velha esquerda” referida pelo companheiro de partido. “Se o conceito de velho for a defesa intransigente dos princípios socialistas e do enfrentamento dos latifúndios e do neoliberalismo moderno”, o ex-prefeito de São Leopoldo se considera um representante da velha esquerda. O secretário estadual de Habitação e Saneamento, Marcel Frison questionou em seus perfis do Twitter e Facebook se a ‘velha esquerda’ seria ‘aquela que sabe de qual lado está’. Na avaliação do gestor, “tentar fulanizar setores da esquerda é um discurso preconceituoso e tão anacrônico quanto o pensamento produzido pelo Fórum da Liberdade”.
A linha de pensamento da corrente de Marcel Frison e Ary Vanazzi, a Articulação de Esquerda, se caracteriza pela forte influência do marxismo e não tolera que os instrumentos de políticas públicas não sejam públicos. Já a corrente de Jairo Jorge, a recém fundada Socialismo XXI, é da linha mais flexível a privatizações em áreas como Educação e Segurança Pública, por exemplo.

. O debate sobre os conceitos de liberdade e igualdade, que representam a natureza de dois eventos que ocorrem de forma paralela e antagônica na capital gaúcha, está instalado desde esta segunda-feira (08), quando foram abertos o 26º Fórum da Liberdade e o III Fórum da Igualdade. O primeiro é realizado desde 1988 para debater política sob um viés mais econômico e o segundo, foi criado pela esquerda como contraponto ao primeiro, defendendo a justiça social e igualdade.

10 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Chamar aquele "ajuntamento de dinossauros" de Evento de Contraponto é forçar a barra.

Estou dando risadas até agora da "cara-de-tacho" do Tarso no discursinho proferido.

Kirchener morreu, Lugo foi cuidar da creche, Hugo Chávez virou budista e reencarnou num passarinho, agora vamos esperar o Lulla virar Mensaleiro a a Dilma tentar quebrar o "Brasil 1,99".

Nada como o tempo!!

JulioK


vania m c de medeiros disse...

A privatização em áreas como educação e segurança pública diz respeito, mais uma vez, ao descaso com os direitos que a Constituição garante ao cidadão. Ao invés de querer privatizar, se deveria investir nestes dois setores, com eficiência e eficácia, para que o amanhã deste país seja mais igualitário, como o próprio prefeito defende.
Vania M C de Medeiros

Anônimo disse...

"O prefeito foi especialmente aplaudido quando ressaltou que “é necessário reconhecer o direito do outro em dizer aquilo que pensa”."

que paizinho miserável esse Bananão!

um sujeito fala uma batatada das mais obvias, regra numero 1 das democracias do mundo civilizado e eh aplaudido como se tivesse nos brindado com um grande pensamento...

só mesmo no Bananão, atrasado ha seculos, eh que alguém pode ser aplaudido por dizer algo tao obvio e trivial...

ademais, não eh esse esquerdista light feito para consumo da classe-media idiotizada que me autoriza a ter liberdade de expressão e pensamento...

eh a Constituição Federal...

os petistas, os light e os coléricos, sempre acham que estão nos fazendo concessões ou caridade quando usamos da liberdade de expressão para externar nossos pensamentos...

Anônimo disse...

Cara de pau do VAnazzi, se pronunciando! A "velha esquerda" dele quebrou São Leopoldo, com uma gestão péssima e dívidas de R$ 360 milhões!!!!! Precisa dizer mais alguma coisa??????

Anônimo disse...

VANAZZI É MUITO CARA DE PAU! SE O SOCIALISMO DELE É O LIXO EM QUE ELE DEIXOU SÃO LEOPOLDO...MEU DEUS DO CÉU! ESSE CARA É UMA VERGONHA PRA FAMURS!

Anônimo disse...

O público daquela reunião de funcionários públicos desocupados não passava de 20 pessoas... contra ponto é piada.

Quanto ao PT ser contra ao "latifúndio", é graças as grandes propriedades, cuja produtividade se assemelha a dos EUA e Austrália, que a economia ainda não foi a banca rota.

SEUS PETISTAS VÃO MORAR EM CUBA E NA VENEZUELA PRA VER O QUE É BOM.

Mauro de Curitiba disse...

Eu identifico a velha esquerda como o ajuntamento daqueles fósseis políticos que reunem, entre outras, as seguintes características:
1)são estatistas e adoram, sobretudo, os cargos e empregos públicos;
2)são adeptos do governo do partido único (desde que seja o partido deles, é óbvio);
3)são contrários à liberdade de imprensa e de opinião;
4)tem profunda afinidade com os governos de Cuba, Venezuela, Coréia do Norte, Irã e similares;
5)acham que a miséria em Cuba se deve ao embargo econômico dos EUA.
Bom, vai por aí ...
Agora fiquei curioso sobre o que pensa o Sr. Jair Jorge sobre os pontos acima.

Anônimo disse...

Vani MC de Medeiros, este país é uma vergonha em todos os sentidos. O ensino superior tá nas mãos do governo federal que é dono da máquina de fazer dinheiro(tesouro nacional), não falta verba prô MEC. O ensino básico e médio tá nas mãos dos prefeitos e governadores. Até os filhos do Eike Batista estudam de graça em universidade pública. Este país tinha que inverter a pirâmide de gastos com a educação...: o ensino básico e médio seria da competência do gov.federal e o universitário de empresas privadas. Na China comunista, somente é de graça as faculdades de educação, o resto os papais pagam a conta da educação superior dos filhos.

Anônimo disse...

Vai trabalhar sr. Atraso Genro. Só para variar um pouquinho.

Anônimo disse...

É bom este Jairo Jorge...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/