Prefeitura anula fase inicial do projeto do metrô. Exigências técnicas foram irrealistas e absurdas.

- No dia 25 de março, na sua última entrevista a uma emissora gaúcha de rádio, a Rádio Gaúcha, o ministro dos Transportes, Paulo Passos, apesar de pressionado várias vezes pela jornalista Carolina Bahia, não quis falar em prazos para os casos do metrô e da ponte do Guaíba.


- Cumpre-se a previsão do ministro Paulo Passos, que no dia 2 disse que o metrô de Porto Alegre tem prazo em aberto (pode não sair nunca).

O processo de implantação da linha 2 do metrô de Porto Alegre (R$ 2,4 bilhões, 4 anos de obras) deu um passo atrás nesta segunda-feira, porque a prefeitura desclassificou as duas únicas propostas inscritas no âmbito das Propostas de Manifestação de Interesse, PMI.

. A escolha permitiria que o vencedor apresentasse seu projeto para o metrô da linha 2, ligando o centro à zona norte, 14,3 kms, 13 estações, 25 trens, 350 mil passageiros por dia. 

. A prefeitura repeliu as propostas da Invepar (OAS)/Odebrecht, que queria R$ 9,4 bilhões, e da Brusten, que sequer cumpriu os ritos do edital, como, aliás, esperava o editor. 

. O edital para novas propostas será modificado.

. O editor tem informações seguras de que a Invepar voltará à carga (seu projeto foi considerado tecnicamente perfeito, apesar do preço, mais elevado porque as condições técnicas impostas pela prefeitura eram propositadamente  inviáveis (fazer escavações a 20 metros de profundidade e dali seguir adiante, sempre na profundidad (sistema cut and cover).

. De qualquer modo, a pressão de Dilma Roussef, sexta-feira, para que o prefeito José Fortunati se apresse, acabou não dando em nada, porque a prefeitura atrapalhou-se por incompetência ou de propósito nesta fase da PMI. O dinheiro, R$ 2,4 bilhões, sairá do governo fedeal (R$ 1 bilhão), governo estadual (R$ 300 milhões) e governo municipal (R$ 600 milhões). Tarso e Fortunati está com o caixa raspado e ninguém sabe de onde virá o dinheiro, porque nem mesmo os empréstimos do PAC para as obras da Copa em Porto Alegre, estão sendo honrados pela Caixa Federal e os cofres de ambos estão esgualepados.

- A Invepar estuda há bastante tempo o empreendimento e na próxima investida poderá propor um negócio diferente, englobando num só projeto o metrô de superfície (Trensurb) e o metrô linha 2.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ora, essa contribuição do governo estadual é porcaria perto do que Tar$so já gastou em viagens. O governador que tome vergonha e pare de gastar e use o dinheiro para coisas que interessam ao RS e não ao governador Turista.

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