Análise: Populismo de esquerda está em xeque

- Ao lado, o candidato da oposição, Capriles.


* Clipping Folha, by Igor Gielow, diretor-executivo da sucursal
Folha de S. Paulo, Brasília.


A vitória magérrima de Nicolás Maduro, ainda mais com toda a máquina do chavismo em favor de sua candidatura, levanta dúvidas sobre o atual ciclo do populismo de esquerda na América Latina.

Maduro terá um governo dificílimo à frente, com 1.001 problemas estruturais deixados por seu mentor, Hugo Chávez. Morto este ano, o presidente venezuelano foi o grande inspirador de governos populistas na região.

Se vencesse, a oposição liderada por Henrique Capriles também teria de enfrentá-los, mas sempre poderia falar em "herança maldita".

Na Argentina, a outra joia da coroa dos esquerdistas latino-americanos, o governo de Cristina Kirchner definha em quase todos os setores. O boliviano Evo Morales, símbolo do alastramento do populismo preconizado por Chávez, enfrenta queda na popularidade.

Rafael Correa, presidente do Equador, foge à regra após uma folgada reeleição este ano --mas cada vez mais é visto como uma espécie de Lula de seu país, rezando a cartilha da moderação e afastando-se dos arroubos do "bolivarianismo".

Naturalmente, esta análise precisa da prova do tempo. De todo modo, parece muito difícil que o time de Maduro, Kirchner e Morales tenha gás para continuar em campo por muito tempo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Blog do Claudio Humberto - coluna do Carlos Chagas:

Supremo Tribunal Federal está em crise

Numa demonstração a mais de que nada resiste a nada num regime desgastado pelo egoísmo e a falta de ética como o que vivem nossas instituições, registre-se haver chegado a hora do Supremo Tribunal Federal. Não se fala dos destemperos do presidente Joaquim Barbosa, sequer da obsessão do procurador Roberto Gurgel em ver o ex-presidente Lula transformado em réu. Depois desses dois episódios recentes, revelaram-se as perigosas relações do ministro Luís Fux, tanto com o palácio do Planalto, para ser nomeado, quanto com o advogado Sérgio Bermudez, para ajudar a emplacar sua jovem filha como desembargadora no Tribunal de Justiça do Rio, através de um lauto jantar de 300 talheres para a nata do Judiciário nacional e fluminense....

FAÇANHA disse...

É preciso deixar claro como cristal, que Hugo Chávez financiou com carisma e petróleo venezuelano, essa onda de esquerdismo que enxovalha a América Latina: Lula/Dilma,Evo Morales, a Velha Kirchner,Fidel e sua favelona. Não aposto um grão de feijão carunchado, no futuro das esquerdas em nosso sub-continente; no "curto prazo todas morrerão..."

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/