ENTREVISTA - Acabar com as concessões rodoviárias é voltar ao tempo das cavernas

Mário Bertani, ex-prefeito de Espumoso e ex-presidente da Centralsul

O senhor dirige carro há quanto tempo?
36 anos, portanto desde os 18. Sempre vivi e trabalhei em Espumoso, embora tenha residência e trabalho também em Porto Alegre, Canoas e Brasília.

O senhor não gostou da reestatização das estradas pedagiadas.
Não gostei porque desde muito jovem, deparo com danos materiais e até mortes de famílias inteiras nas estradas do governo gaúcho. São estradas esburacadas, sem sinalização, sem socorro. Um perigo.

Mudou algo ao longo dos anos?
Piorou. Só melhorou nas estradas pedagiadas pela iniciativa privada, porque nas estradas pedagiadas pelo governo, que são três, embora a situação seja um pouco melhor, também o cenário é desolador.

Não pagar pedágio, não é melhor?
Quem não quer isto? Mas não podemos ser burros e insistir na burrice de achar que isto mudará. Quem viajou como eu, sabe que a volta das estradas sob administração pública é comparável à volta do tempo das cavernas. 

Os governos nãos abem disto?
Sabe, mas sabe que nas suas mãos as estradas rendem cargos, cabos eleitorais e até propinas.

10 comentários:

Anônimo disse...

Não opine sobre o que o sr não entende. Se entende de cooperativismo, porque não salvou a Centralsul?

Anônimo disse...

ESTE SENHOR (MARIO BERTANI) TEM TODA A RAZÃO, ADEMAIS ESTRADAS PEDAGIADAS FAZ BEM PARA PARA TODOS, FRETES MENORES, MAIS SEGURANÇA, E O POVÃO QUE NÃO TEM CARRO E NÃO USA AS RODOVIAS NÃO TEM QUE PAGAR POR QUEM USA (QUANDO O GOVERNO INCOMPETENTE ASSUME).
ASSIM PEDAGIO É A FORMA MAIS SOCIALISTA DE GOVERNAR, COISA QUE O PT NO GOVERNO NÃO FAZ.ALIAS O PT NÃO GOVERNA E FAZ MAL AO BRASIL.
ALTAMIRO

Anônimo disse...

Sr Anonimo das 17:47

Não precisa entender para opinar, basta olhar com os olhos para ver a (in) competencia dos governos para cuidar das estradas. E a proposito desqualificar pessoas é uma tecnica leninista, atenha-se as ideias.

João Paulo

Luiz Vargas disse...

É, de pedágios os quadrilheiro$ PeTralhas$ entendem bastante, principalmente em épocas próximas a campanhas eleitorais. Até criaram um neologismo para isto: "recursos não contabilizados".

Anônimo disse...

Não precisa entender de estradas e nem de serviço público e nem de política. Basta ver os exemplos existentes. Só não vê quem é burro.
Povo burro caí nessa conversa mole de políticos ditos salvadores da pátria. Não existem salvadores da pátria. O que existe é competência e capacidade de execução. Quem tem faz quem não tem fica de conversa mole. Basta ver o governo atual. Conversa...conversa....conversa... mas fazer o que é bom nada.
Esse povo se emprenha muito pelos ouvidos. Para não se emprenhar pelos ouvidos basta ver os exemplos.
Existe estrada melhor que a Free-way no RS?
Existem estradas melhores no RS do que as pedagiadas e em mãos das concessionárias?
Com certeza não.
E pensar que se não fosse a oposição do PT os usuários gaúchos estariam pagando mais de 20% menos nos pedágios desde 2009. E não se discutiria mais os residuos reclamados pelas empresas concessionárias. E teriam obras nas estradas com pedágio o que significa melhorias.
Quanto representam esses 20% que poderiam ter sido economizados, não fosse o PT.

Anônimo disse...

Mas teve um deputado de oposição na Assembleia que tenha dito que as estradas não-pedagiadas estaduais são muito piores que as pedagiadas? algum disse que é ilusão achar que haverá verba pública para deixá-las, quando muito, em dia?
Falta coragem à oposição.

RicardoBF

Anônimo disse...

Concordo com o Anônimo 1 !

Anônimo disse...


+++ Ninguém, eu incluso, gosta de pagar pedágio; mas, pedágio em boa estrada é como imposto e morte: inevitável. Me lembro, e bem, que quando do governo do Collares, era absolutamente impossível transitar-se, à noite, de SL até Taquari: era um convite à morte, tamanho o péssimo estado das estradas. Há pouco tempo fui a Frederico Westphalen e as estradas não pedagiadas que peguei eram péssimas, com crateras gigantes no meio, etc. Portanto, mesmo doendo, o melhor é termos estradas pedagiadas e com qualidade. Esta jogada, ideológica e demagógica do PT e do governador Tarso, vai ser um tiro no pé do governo. Quem viver, verá!
Abraços
João Paulo / Taquari

Anônimo disse...

Anônimo das 17:47 de 15.04 - administrar cooperativas não é nada fácil, visto que TAMBÉM depende dos associados. Mau caráter tem em todo o lugar, não esqueça.

Joao Coragem disse...

"Britto e' o pedágio, Olívio e' o caminho"... Que palhaçada! Resta saber se os gauchinhos ingênuos, que reiteradamente caem no conto do vigário ou do PTista, aprenderam alguma coisa. Convido a todos pra dirigir na Bandeirates ou Dom Pedro, estradas do povo de São Paulo, pra saber o que e' estrada, nao e' esta nojeira como a estrada que liga os dois polos industriais do RS, a estrada de Portao a Farroupilha... Resistência a pedágio e' coisa de gauchinho atrasado, tipo Olívio Truta, cara empreendedor e progressista quer estrada decente e segura e sabe que isto tem um custo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/