Fortunati anunciará, hoje, o vencedor da etapa inicial do projeto do metrô. Invepar (OAS) ficará com tudo ?

Cobrado publicamente pela presidente Dilma Roussef na sexta-feira em Porto Alegre, o prefeito José Fortunati apressou-se e divulgará nesta segunda-feira o resultado da licitação para a escolha do grupo empresarial que apresentou sua Proposta de manifestação Interesse, PMI, na qual estarão estabelecidos todos os critérios necessários para a elaboração da obra.

. A partir daí, correrão 60 dias para receber os projetos.

. O editor possui informações seguras de que o poderoso grupo Invepar, capitaneado pela OAS, mas também integrado por poderosos Fundos de Previdência controlado por dirigentes do PT, será o  vencedor. O outro participante, o grupo espanhol GAS, parece apenas ter participado como figurante. O ex-presidente do Trensurb, Marco Arildo, é o homem da Invepar no RS. A Invepar quer fazer um negócio único - metrô de superfície do Trensurb e metrô. Seria o negócio do século no RS. 

. O Trecho 2 do metrô terá 14,8 kms, sairá da zona central e irá para a zona norte, terá 13 estações, 25 trens e conduzirá 350 mil passageiros por dia. A obra custará R$ 2,4 bilhões, sendo R$ 1 bilhão do governo federal, R$ 600 milhões da prefeitura e R$ 300 milhões do governo estadual. Como a prefeituras e o governo estadual estão sem dinheiro, ninguém sabe o que farão para honrar os contratos.

. As obras durarão quatro anos.

- No dia 25 de março, o ministro das Cidades, Paulo Passos, em entrevista ao programa Atualidades, Rádio Guaíba, disse claramente que o governo federal não trabalhava com prazo algum para o metrô de Porto Alegre. O que mudou ? A necessidade de Dilma Roussef de levantar factoides para sua campanha eleitoral. 

4 comentários:

Anônimo disse...

1° - Precisou levar uma mijada para fazer andar, apesar de que irá empacar logo adiante.
2º - quatro anos para fazer o metro? Só para quem acredita em Papai Noel. Uma simples ampliação do TRENSURB até NH não conseguem concluir, e já fazem varios anos.

Ricardo disse...

Sugiro mudar de: "as obras durarão 4 anos" para: as obras durarão 40 anos. Condiz mais com a realidade do Brasil e de Porto Alegre.

Transparência disse...

Vamos raciocinar: A “laranja” Brusten apresenta uma proposta ridícula e é desclassificada. A Invepar “Arildo” apresenta uma proposta absurda que se aceitassem seria uma maravilha para “todos” . Afinal no ano que vem teremos eleições, campanhas políticas, etc. Não deu certo, mas nada esta perdido. A invepar apresenta agora uma proposta mais em conta e pede a Tresnurb como troco e tudo acontece como o programado.

Anônimo disse...

Tem algumas pergunta que ficam no ar, primeiro, se a cidade cresce para a zona sul, porque o trem vai para zona norte, segundo, não sairá negocio pelo valor exorbitante, tragam os chineses pela metade do tempo e valor a obra será entregue.
Ia esquecendo por menos da metade deste valor e tempo se faz com trilhos aéreos por cima dos corredores de onibus, mas o JABÁ é menor também.

Eduardo Menezes

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