Pesquisa do PV mostra que Dilma está correta em começar sua campanha. É hora dos outros candidatos fazerem o mesmo.

O editor volta ao tema da pesquisa feita pelo PV para presidente no dia 15 de janeiro, porque muita gente não entendeu os números, que foram os seguintes,fazendo uma “média/moda” dos 3 cenários com Marina
- Dilma, 40%,
- Marina, 32%,
- Gabeira, 4%
- Aécio, 12% 
- Eduardo Campos, 4%.

. Sobre a pesquisa do PV, que não é questionada, eis a análise que fez o ex-deputado Cesar Maia, Rio, reconhecido expert na área:

- Marina+Gabeira - que representam o “voto higiênico”, que agrega questões como rejeição aos políticos, ética, indignação...- somam 36%. Dilma, com toda a máquina publicitária pré-eleitoral, fica com 40%. No primeiro turno em 2010, Dilma, com Lula no máximo da popularidade e oferecendo-se e a Dilma numa fórmula binária, obteve 47%.

Aécio aparece com 12% e Eduardo Campos com 4%. Portanto, a alternativa -dentro da política- soma 16%. No total, Dilma 40% e os demais 52%. Um segundo turno evidente, mesmo sem pesquisa, ao olharmos para o primeiro turno de 2010 com 3 candidatos –de fato- e Marina ainda se apresentando.Supondo que esse seja o ‘grid’ de largada, Aécio e Eduardo Campos terão que entrar no “voto higiênico” ou o esvaziar,  mostrando que a experiência política e administrativa é a garantia de um governo realizador e que a pregação eleitoral ‘sem pecado original’ é o caminho para um desgoverno. Não é simples convencer os eleitores, que estão mergulhados num tornado de escândalos, –digamos- sustentável.Uma coisa fica clara. Dilma está eleitoralmente certa em abrir a pré-campanha e tentar se ‘limpar’ dos políticos. E os demais candidatos terão entrar em campo, já. 

6 comentários:

Anônimo disse...

Marina 32 % ? Piada, essa não engana mais !

Anônimo disse...

Os dois primeiros são serpentes do mesmo ninho.
Eduardo Menezes

Unknown disse...

Esta pesquisa foi realizada pelo DATAFALHA, ne? Entao a Pres Dilma tem 40% e a Marina tem 32%? E isto? E o Cerra nao tem nada? Penso que vcs, jornaaleiros engajados, nao precisam preocupar-se, pois em 2014 sera DILMA, OU LULA, OU DILMA-LULA, OU LULA-DILMA. Sera que o Ze Agripino, ou o FHC, ou o ANAO Sergio Guerra, ou o Roberto "Conselheiro de Estatal Paulista" Freire, ou o Cachaceiro das Minas Gerais, possuem alguma ferramenta pra mudar o quadro?

Anônimo disse...

E o povão feliz com o bolsa esmola,etc. que continue assim para a felicidade de todos e viva o Brasil.

Anônimo disse...

O que o Dirceu quizer, Sr. Carlos Sgarbi!

Anônimo disse...

Só uma coisa não faz sentido, porque o PV fez essa pesquisa se a Marina não faz mais parte do PV e pretende se candidatar com partido próprio.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/