STF condena: Zé Dirceu, Genoíno e Delúbio, dirigentes do PT, são corruptos e irão para a cadeia

* Clipping do portal Terra, em reportagem de Gustavo Gantois

O ex-ministro José Dirceu, apontado pelo Ministério Público como mentor do esquema de captação ilegal de recursos e compra de apoio político no primeiro mandato do governo Luiz Inácio Lula da Silva, foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção ativa nesta terça-feira. O ministro Marco Aurélio Mello, último a proferir voto na 33ª sessão do julgamento, fechou maioria pela condenação do petista. Ainda pesa sobre Dirceu a acusação de formação de quadrilha.

O voto de Marco Aurélio consolidou o placar pela condenação de quase todos os réus deste capítulo do julgamento. Além da antiga cúpula petista, os ministros consideraram Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Rogério Tolentino e Simone Vasconcelos culpados pelo crime de corrupção passiva. Com isso, apenas Geiza e o ex-ministro Anderson Adauto foram absolvidos.

Em um voto recheado de ironias, o ministro relembrou o episódio envolvendo a ex-mulher de Dirceu, Maria Ângela Saragoza. Durante as investigações do mensalão, descobriu-se que ela vendeu um apartamento ao advogado Rogério Tolentino, que trabalhava para Marcos Valério, e que trabalhava no banco BMG, envolvido nos empréstimos ao PT e que foram fundamentais para a distribuição de dinheiro entre a base aliada do governo Lula."As declarações demonstram que José Dirceu valeu-se da estrutura do grupo para resolver problemas particulares. A declarante disse que decidiu vender o apartamento em que morava, que pretendia residir em um apartamento mais amplo e que após conversa que teve com a corretora, apareceu um interessado. Que coincidência incrível! O interessado seria, nada menos nada mais, que Rogério Tolentino", descreveu.

OPINIÃO DO LEITOR
A partir do indignado voto do Ministro Marco Aurélio, tendo já votado pela condenação, ele, o Relator, o Gilmar Mendes, o Fux e elas, mais o presumido voto do Ayres Britto e do Celso de Mello, é de se levar em conta o que te falei anteriormente.
Há que se cuidar dos aeroportos internacionais e dos passaportes, muito embora todos os réus tenham dinheiro suficiente para alugar um jatinho (se é que já não têm) e partir de um aeroporto obscuro do país. Afora isto, nossa fronteira seca é um convite.
A propósito: podes me dizer onde anda o Pizzolato que não mais é encontrado?

Felício Schmidt, Canoas, RS.

15 comentários:

Anônimo disse...

Puizé! Passadas as eleições restou o seguinte balanço: PT o partido que mais cresceu no país, psdb e dem os que mais encolheram. Dale mensalão...

Luiz Vargas disse...

Com ironia Marco Aurélio Mello também deu a entender que "faltou allguém em Nuremberg" ao mencionar que "não saber de nada" virou moda no país.

Anônimo disse...

Podem todos fugir, MORALMENTE estão encarcerados. Eles e todos os outros que participaram da roubalheira, mesmo não estando arrolados no processo. E são muitos petistas. Eles se conhecem.

Anônimo disse...

PARABÉNS JUIZES DO STF!
PARABÉNS JUÍZES DO BRASIL!
SÓ FALTA BOTAR O LULA NA CADEIA.
TEM TAMBÉM O MENSALÃO DO CACHOEIRA.
É A REPETIÇÃO DO MENSALÃO DO LULA.
ELA É A "CHEFA".

Anônimo disse...

O Lula teria que receber a alcunha de imperador Lula, o Liso. É este o presidente mais popular, duzentos doutor honoris-causa, o saco mais bajulado da década? Espertalhão, eu concordo. Botou todo mundo no tribunal para ser condenado e escapou lisinho da silva. É o cara! Cincoenta anos de sindicato nas costas tem que servir para alguma coisa, né. E os pau-mandado tudo condenado, cambada de otários!

Anônimo disse...

Alguém acredita ainda nesse tipo de verme que corrói a política e as boas práticas ?
Alguém tem ainda alguma dúvida do que fazia esse elemento nos idos de 60 e 70 ?
A justiça demorou mas veio, vai pra Papuda Zé Dirceu !

Anônimo disse...

"Mentor do esquema de captação ilegal de recursos e compra de apoio político..."
Para esses jornalistas agora dinheiro proveniente de peculato faz parte de "captação ilegal de recursos".
Tem que ser muito safado para não chamar o crime pelo nome.
Vejam a que ponto chega a submissão aos petistas.
Ou o elemento é submisso aos petistas ou fica morrendo de medo de represálias e por isto adocica a notícia.

Jonas disse...

1º Anônimo, o PT não cresceu, inchou; o que é muito diferente. Um tumor não cresce no sentido sadio da palavra, mas incha, espera um puizézinho mais que vamos ver o estouro e encolhimento da PTralhada.

Anônimo disse...

O partido que mais cresceu foi o PSB e não o PT.

Anônimo disse...

E aí, o partido dos mensaleiros vai manter entre seus quadros os condenados pelo stf? Com a palavra o chefão: Lula.

Anônimo disse...

O Subchefe do mensalão bem que poderia arrumar um emprego nos governos da Venezuela, da Bolívia ou de Cuba. Já vai tarde.

Anônimo disse...

Petralha é corrupto mesmo, que nem o anônimo das 20,20. O chefe delle, o corrupto do 9dedos, disse que o governo combateu a corrupção, é piada, só pode. Todo o ladrão, corrupto de esquerdacomunista, não aceita que a justiça possa condená-los, se acham acima do bem e do mal. Todos os petralhas, mas todos estão ricos(vejam o Palloci compra aptº de seis milhões e ainda atacaram a gov.Yeda por uma casa de 750mil).

Anônimo disse...

Se realmente o PT cresceu, necessariamente teremos que aumentar muito nossos presídios e o STF vai ter muito mais trabalho, pois muitos Dirceus e Genuínos ainda estão soltos!

Anônimo disse...

Se eles figirem a interpol os prende, quero ver é colocarem atras das grades ai é outros quinhetos. edus

Anônimo disse...

E o povo mesmo assim adora o PT. Claro a maioria da população se identifica!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/