Saiba por que foi inoportuna e preconceituosa a fala de Joaquim Barbosa para a jornalista Mônica Bérgamo

- A entrevista a seguir é de Mônica Bérgamo, da Folha de S. Paulo. Ela repercute enormemente em todo o País. A Folha abriu manchete para revelar que o ministro que flagela os petistas do Mensalão votou tres vezes no Lula e uma vez em Dilma. A entrevista não poderia ter saído em melhor hora para o PT, porque depois de semanas de crucifixação, o Partido vê seu verdugo dizer que votou nos candidatos dele. 

- O ministro Joaquim Barboa faz pelo menos quatro revelações equivocadas, duas delas altamente preconceituosas e reveladoras de uma visão reducionista inaceitável da formação social e da atividade política:

Equívocos:

Votei tres vezes em Lula e uma em Dilma
* Ao votar pela terceira vez em Lula e uma em Dilma, Joaquim Barbosa já sabia que Lula era o chefe da organização criminosa do Mensalão, uma iniciativa do PT. O viés esquerdizante dos votos do ministro são resultado dos complexos que não conseguiu vencer no seu enfrentamento pelo êxito pessoal e profissional.
O Mensalão Mineiro tem espaço diminuto
* Não houve julgamento, ainda. Além disto, o esquema é estadual e nem de longe a organização criminosa foi montada pelo PSDB. Quando ocorrer o julgamento, a repercussão será proporcional ao tamanho do caso.

Preconceitos sociais e políticos
Toda a engrenagem no Brasil está nas mãos de pessoas brancas e conservadoras.
* São as pessoas brancas e conservadoras que transformam Joaquim Barbosa em herói nacional, porque ele defende os valores morais, éticos e legais da sociedade republicana e democrática do Brasil. Foi a que lhe deu a oportunidade de chegar onde chegou - sem quotas.
A imprensa é toda branca e conservadora
* É a que lhe apóia e garante-lhe espaço para emitir o julgamento que emite contra os bandidos do Mensalão, projetando-o internacionalmente. 

Leia:

(...)
O ministro votou em Leonel Brizola (PDT) para presidente no primeiro turno da eleição de 1989. E depois em Lula, contra Collor. Votou em Lula de novo em 2002.

(...)
O escândalo do mensalão não influenciou seu voto: em 2006, já como relator do processo, escolheu novamente o candidato Lula, que concorria à reeleição.
"Eu não me arrependo dos votos, não. As mudanças e avanços no Brasil nos últimos dez anos são inegáveis. Em 2010, votei na Dilma."
 (...)
Barbosa já disse que a imprensa "nunca deu bola para o mensalão mineiro", ao contrário do que faz com o do PT. "São dois pesos e duas medidas", afirma.
(...)
A exposição na mídia não o impede de fazer críticas até mais ácidas.
"A imprensa brasileira é toda ela branca, conservadora. O empresariado, idem", diz. "Todas as engrenagens de comando no Brasil estão nas mãos de pessoas brancas e conservadoras."
O racismo se manifesta em "piadas, agressões mesmo". "O Brasil ainda não é politicamente correto. Uma pessoa com o mínimo de sensibilidade liga a TV e vê o racismo estampado aí nas novelas."
Já discutiu com vários colegas do STF. Mas diz que polêmicas "são muito menos reportadas, e meio que abafadas, quando se trata de brigas entre ministros brancos".
(...)
Diante de centenas de grandes escândalos de corrupção no Brasil, e de só o mensalão do PT ter chegado ao final, é possível desconfiar que a máquina de investigação e punição só funcionou para este caso e agora será novamente desligada?
"Não acredito", diz Barbosa. "Haverá uma vigilância e uma cobrança maior do Supremo. Este julgamento tem potencial para proporcionar mudanças de cultura, política, jurídica. alguma mudança certamente virá."

CLIQUE AQUI para ler tudo.

* A foto ao lado, acima, é do fotógrafo da Folha de S. Paulo e ilustra a entrevista de Mônica Bérgamo. 

11 comentários:

Anônimo disse...

O importante é o voto dele no mensalão, condenando a turma do PT. Espero que haja assim quando chegar o julgamento do Lulla, esse sim, o chefe da quadrilha.

Anônimo disse...

O establishment brasileiro é completamente controlado por corporações estatais, sindicatos e organismos finaceiros totalmente engajados ou submissos à esquerdalha!!!
Qualquer guri de 10 anos sabe que não existe um único conservador no controle da "engrenagem" que Joaquim Barbosa mencionou.
Ninguém no Brasil é mais poderoso que um juiz do STF, como Joaquim Barbosa.
Pelas declarações ele próprio demonstra ser um concurseiro bem sucedido, correto no exercício de sua função, mas intelectualmente moldado pela esquerdalha.

Moedaz disse...

Joaquim Barbosa esquece, muito convenientemente, que países com maioria negra no poder e na constituição populacional praticam coisas horrendas entre si. Esquece que as coisas mais evoluídas (em termo de valores) estão com as brancas que aprimoraram durante milênios estes valores. E que a declaração universal dos direitos dos homens e dos cidadãos foram redigidas por elites brancos. Assim como a idéia de república, de igualdade, fraternidade e liberdade também. O ministro perdeu uma excelente oportunidade de calar a boca.

Anônimo disse...

Viu? Olha aí!!! Vai acreditar no ser humano!!!

Anônimo disse...

São lamentáveis as delarações do Ministro Barbosa. Demonstra ser preconceituoso e ultra-esquerdista.
E prejudicou a sua atual imagem por divulgar que deu seu voto a Lula, quando já conhecia toda a engrenagem do Mensalão!
Que decepção!

Aquiles disse...

Conseguiu se auto-desmoralizar em uma entrevista.

Anônimo disse...

Quer dizer que o mensalão do PSDB é menor que o do PT? Quer dizer que quem criou o mensalão tem menos culpa do que quem continuou a prática criminosa? Quer dizer que é um caso "regional" mesmo o beneficiário (Azeredo) sendo, na época, presidente do PSDB?
Sinceramente, o jornalismo já teve melhores jornalistas, meu caro. Se queres ser militante, largue a caneta, pegue sua bandeirinha e vá para as esquinas.

Corruptos e Coniventes disse...

É difícil palpitar nesta questão, no momento acho que ele foi muito homem em dizer que votou sempre nos calhordas, ideologias a parte, ele não misturou alhos com bugalhos e se lula for parar no banco dos réus, agirá como tem feito, condenará baseado nas provas dos autos.

Anônimo disse...

Que diferença faz se o poder está nas mãos dos brancos? Pensei que a constituição dissesse que somos todos iguais independentemente de cor. Assim sendo, é a mesma coisa se todos os poderosos forem brancos, negros ou se metade for branca e metade for negra. É uma lógica simples.

Por outro lado, eu posso dizer que 90% dos jogadores de futebol são negros, e são pouquíssimos os brancos que podem receber 50 mil reais por mês mesmo sendo péssimos em suas profissões. Ou 1 milhão por mês caso sejam realmente bons.

Então eu posso dizer que o esforço que um negro rico faz para ficar rico é bem menor que o que um branco rico faz? Bando de inePTos.

Anônimo disse...

NÃO VI NADA DE PRECONCEITUOSO.FALOU A VERDADE. NÓS SEMPRE VIMOS OS NEGROS COMO PESSOAS INFERIORES, SÓ DAMOS VALOR SE TIVER POSIÇÃO SOCIAL - SER DOUTOR E TER DINHEIRO


BETHMJ1 disse...

NEGRO BSÓ TEM VALOR SE TIVER DINHEIRO E POSIÇÃO SOCIAL. AÍ, ELE É IGUAL, É CIDADÃO!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/