Afinal, como ficam os casos de Gravataí e de Novo Hamburgo ?

Gravataí –  O deputado Marco Alba teve todas as razões para fazer seu discurso de vitorioso na noite deste domingo, porque ele venceu mesmo as eleições. Ao montar a equação da vitória, veja como ele calculou acertadamente sua vitória:
Marco Alba – 51.283 votos
Daniel Bordignon – 49.065 votos
Anabel Lorenzi, PSB – 40.045 votos

. O TRE não divulgou os votos de Bordignon, apresentando-os como nulos, porque a candidatura do petista está impugnada. Seu recurso final depende de julgamento no TSE. Ainda que o TSE julgue tudo a seu favor, ele teria perdido a eleição, como se percebe pelos números acima. O TRE não separou nulos de verdade, algo que costuma girar em torno de 5%, e os votos válidos de Bordignon – o que não chega a importar no caso.

Novo Hamburgo – No caso de Novo Hamburgo, o TRE igualmente não divulgou os números de Tarcisio Zimmerman, PT, mas considerou nulos os votos do petista. Nulos, no caso, foram 78.000. Mesmo extraindo os nulos de verdade, em torno de 5%, ele saiu na frente de Paulo Kopschina, PMDB, que obteve 57 mil votos.

. O editor conversou com o advogado Décio Itiberê, especialista em Direito Eleitoral, sobre este caso de Novo Hamburgo:
Caso Zimmerman vença no recurso que fez ao TSE, o que ocorrerá?
Terá que ocorrer nova eleição.
Ele poderá concorrer?
Pela lei, não, porque a legislação pune com inelegibilidade quem dá causa à anulação do pleito. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Editor,

Parece-me sensato incluir na descrição do Dr. Décio Itiberê sua atuação presente como "coordenador jurídico do PSDB no Estado do Rio Grande do Sul", conforme consta no site do escritório do citado.

Sds,
Victor

Anônimo disse...

chega a ser hilario os comentarios no facebook do Daniel Bordignon apos o resultado final,alguns revoltados dizendo que a eleição foi roubada porque ele ficou com 0 votos, acreditaram na conversa fiada do ficha suja e no jornal que dava como certa a vitoria petista

Erno disse...

O caso de Erechim seria comparável com NH?

Anônimo disse...

Bordinhon inocentado ou condenado, perdeu a eleição.

Já Tarcisio Zimernamm fez mais de 50% do votos em de quando termina sua pena, em 03 de outubro (tese da defesa) ou 31 de dezembro (tese da acusação). No TSE está 3 a 3, falta o voto do de um Ministro Zavaski, que pediu vistas do Processo. Depois tem recurso no STF.
A tendencia é que ganhe o Recurso já no TSE.

Se perder no TSE o segundo lugar não assume pq o PT fez mais de 50% dos votos, logo terá outra eleição.


No STF o Senador do PSDB Cunha Lima, foi eleito Senador e não foi empossado, perdeu recurso no seu Estado, perdeu no TSE, mas ganhou no STF e assumiu seu mandato.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/