Entenda por que Fortunati venceu a eleição no primeiro turno.

As pesquisas de intenções de votos desmoralizaram-se novamente em Porto Algre, inclusive as de boca de urna do Ibope, porque a surra eleitoral aplicada pelo prefeito José Fortunati sobre sua adversária comunista Manuela D’Ávila e no candidato do PT, Villa, foi humilhante para os dois – e para os institutos de pesquisa.

. José Fortunati venceu pelos méritos de uma administração comprovadamente tocadora de obras -  reconhecidas pela população -  por uma aliança eleitoral muito ampla e por um competente trabalho de marketing político.

. Manuela D’Ávila foi apresentada durante toda a campanha como uma oponente perigosíssima, sempre mordendo o calcanhar de Fortunati, mas ao final e ao cabo ela se revelou apenas um tigre de papel. A comunista perdeu seu grande trunfo – a juventude e a beleza – à medida que o eleitorado não conseguiu encontrar correspondência entre sua aparência e seu discurso alienado politicamente.

. Villa, do PT, sem forças para reagir ao truculento e inábil presidente do PT, Raul Pont, que não soube costurar uma aliança com seus tradicionais aliados, PCdoB e PSB, atropelado além disto pelo Mensalão e pouco conhecido do eleitorado,  foi para um inédito terceiro lugar, sem nunca ter conseguido alcançar sequer os dois dígitos de votos.

. Foi uma eleição onde o trabalhista acertou tudo e seus dois principais adversários erraram tudo. O eleitorado quis abreviar o sofrimento de Manuela e de Villa, mandando-os para casa ao final do primeiro turno.

. Sem piedade.

. Eis como ficou a eleição:
Fortunati, PDT – 65,22%
Manuela, PCdoB – 17,76%
Villa, PT – 9,64%

16 comentários:

NDSS disse...

Justo e perfeito, Políbio.
A comunazinha e o representante dos petralhas em seus devidos lugares, ou seja, lugar algum!
E sobre a derrota acachapante da comunista de shopping center, tenho uma pergunta: além dela buscar a reeleição em 2014, coisa que não precisa acontecer, ela vai oferecer apoio à Ana Amélia, que concorrerá ao Piratini, aquela que traiu descaradamente a decisão de seus próprios correligionários?
Eu sugiro que as duas façam mesmo essa costura política. Que saiam de mãos dadas catando voto nas ruas. Assim, os gaúchos poderão se livrar de duas tranqueiras ao mesmo tempo: uma comuna que, apesar dos quase 500 mil votos que recebeu em 2010, jamais justificou na Câmara Federal sequer um desses votos, e uma tal "progressista" que se pensou dona do PP e adotou a postura arrogante de atropelar o bom senso.
A isso podemos chamar de limpeza pública, mas também de outras coisas...
Parabéns, prefeito Fortunati!

Anônimo disse...

VOCÊS VIRAM A ANA AMÉLIA?
DIZEM QUE ELA ESTÁ NA VENEZUELA APOIANDO O CHAVEZ?
NÃO DUVIDEM!
É "VERO"!

Anônimo disse...

QUE TUNDA DE LAÇO QUE LEVOU O PT!
FOI UM TUNDÃO!

Anônimo disse...

Sem dúvida alguma:

A maior derrotada nesta eleição foi a ANA AMÉLIA LEMOS!

Anônimo disse...

ANA AMÉLIA, APRECIARÍAMOS TUA MANIFESTAÇÃO AGORA ??
HE HE HE HE HE HE

Anônimo disse...

O Fortunati é um bom político, é moderado e sabe tocar obra. Conseguiu se destacar depois que se afastou do PT, mas infelizmente tem um defeito que é o "espírito de cadela" pelo PT, apanha mas tá sempre em volta. Precisava se tratar com um psicólogo para tirar esse carma pelo PT, aí sim, seria candidato para governador. Enquanto tiver essa caida pelo PT não é confiável, pois se arrisca a elegê-lo e dali a pouco o governo tá cheio de petistas novamente.

Sergio Bini disse...

Que será que o Daniel et caterva estão tomando para aliviar a dor de cabeça e diminuir o inchaço ???

Anônimo disse...

Ganhou a eleição por 3 motivos: 1) Tinha uma aliança ampla de partidos e o eleitor de Porto Alegre dificilmente muda o voto; 2) Tinha a máquina da Prefeitura, estratégicamente deixou algumas obras importantes para a época das eleições.
3) Teve voto útil, principalmente do eleitor do PT, que não votaria na Manoela por não ter apoiado Maria do Rosário na elição passada.

Anônimo disse...


Eleição, já dizia o Tancredo Neves, é para profissionais. No caso, se juntaram duas amadoras no ramo da política partidária ( Manú e Ana Amélia ) e, deu no que deu !

Eram imbatíveis quando se lançaram.

Quem inventou essa "junta", trate de rever suas avaliações e palpites.

Oswald disse...

Já mais relaxados, a situação permite uma brincadeira: ganhou no primeiro turno porque teve mais de 50% dos votos!

Daniel disse...

E os DEMOs, jornaleiro? Vc nao vai escrever algumas palavrinhas a respeito dos seus amiguinhos DEMOs? Que crescem, eleicao apos eleicao, como rabo de cavalo. Dizem, as mas linguas, jornaleiro, que na proxima eleicao os DEMOs colocarao todos os seus candidato em uma Kombi e sairao por ai. Sera uma forma de econimizar verba de campanha, ne?

Anônimo disse...

Puxa, finalmente leio uma análise lúcida, de quem postou o comentário acima. A Manuela até que se portou muito bem, com um programa de governo e de TV bem interessante - mas é difícil sustentar a falta de estrutura, dinheiro e um partido com nome de COMUNISTA,né???

Anônimo disse...

O Agnaldo Timóteo agora derrotado disse que vai "passear em Las Vegas". Pra onde vai a Manu?

Biriva do Cerro do Tigre disse...

Manu candidata "tortelini" pois é massa por fora e abobrinha por dentro.

Comunistas quando perdem eleição ficam sem norte como visto na reportagem com Manu na ZH. Era patética as suas colocações ontem à noite após reconhecer a achapante derrota. Ana Amélia nem deu as caras porque viu a tremenda cagada que deu ao apoiar um morto,enquanto o outro PP comemorava a vitória de Fortunatti. Outro que saiu chamuscado foi o Beto "balaca" do PSB, que via na coligação um apoio a sua candidatura ao Senado.

Aquiles disse...

A razão da vitória de Fortunatti é bem simples:

MESMO SENDO MEIA-BOCA, ELE É BEM MELHOR DO QUE MANUELA E DO QUE O VILLAVERDE PETISTA.

O QUE TAMBÉM NÃO É MUITO DIFÍCIL, CONVENHAMOS.

Clóvis disse...

Ana Amélia Lemos: a grande derrotada da eleição de Porto Alegre. Contrariando seus correligionários do PP, que a elegeram Senadora, apoiou a comunista Manuela, 17,76%. Jogou fora a grande chance de disputar, com possibilidades de sucesso, ao governo do Estado em 2014. Ou ela pensa que a 'patricinha' vai dar seu apoio no futuro? Espere sentada, Ana Amélia.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/