Saiba por que razão a Vulcabrás/Azaléia foi tão atraída pela produção na India.

As fotos que estão alinhadas no link a seguir, dão uma idéia exata das razões que levaram indústrias brasileiras para a India. O caso mais notório é da Vulcabrás, grupo empresarial dos Grendene, que no RS controla a Azaléia. Eles já estão com um pé em Mumbai (Bombaim), mas nem de longe montam uma fábrica sequer parecida com aquilo que está nas fotos, muito embora vá se beneficiar pela mão-de-obra abundante e muito mais barata, pela proximidade a imensos mercados consumidores e pela legislação altamente protecionista e liberal.

. O relatório que antecede as fotos é do enviado de uma empresa calçadista brasileira, que foi abrir mercado na India.

. A primeira sequência de fotos é do interior e fachada de algumas lojas de calçados femininos, enquanto que a segunda sequência foca o interior de fábricas de calçados. O contraste é aterrador.

. As condições de trabalho na indústria calçadista indiana são subhumanas.

. As fotos e as informações são desta semana e foram obtidas pelo editor junto a uma autoridade federal que trata do comércio bilateral Brasil-India.

CLIQUE AQUI para ler o relatório e ver as fotos. (arquivo do MS-Powerpoint)

11 comentários:

Anônimo disse...

O consumidor aceita isso ao adquirir os produtos, mas não gostaria de trabalhar em algo assim. Parte do Custo Brasil evita que nossos trabalhadores vivam dessa forma. Esse é o sonho de alguns empresários.

Anônimo disse...

É bom que os leitores saibam o quanto a Grendene / Azaléia "valoriza" o capital humano ...

A esses leitores, sugiro simplesmente que boicotem os produtos da empresa!

Anônimo disse...

nossa, mas brasileiro eh tao bonzinho...

eh contra a fome, a miséria, a tristeza, a opressão, a ganancia, a dor de barriga, prisão de ventre e por ai vai...

ruim e exploradores mesmo são os americanos, não eh assim a estorinha petralha?

Anônimo disse...

"aterrador"! Tens que ir a India para ver o que realmente é aterrador.

Se comparar estes locais das fotos com outros de trabalho na India, verás nada aterrador mas um luxo.

Agente aqui pode até ficar horrizado pelas nossa leis protecionistas que temos, mas lá são muito menos hipócritas. Se acreditam que no Brasil não tem coisa igual ou pior, então vão ao Norte e Nordeste, visitem as palafitas, verão uma outra India.

Anônimo disse...

São imagens aterradoras. Sei que por trás de produtos da Apple, na Foxconn, há uma mão de obra barata. Já foi noticiado que a Victoria’s Secret utiliza trabalho escravo de crianças em fazendas de algodão, em Burkina Faso, na África. O Brasil também tem mão de obra barata no Nordeste. Por isso, as empresas de calçados migraram do Sul para essa região do País. Os canaviais brasileiros utilizam trabalho escravo, todo mundo sabe. Bolivianos e peruanos sobrevivem em São Paulo, fazendo trabalho de costura na indústria da confecção e vivendo em condições subumanas. Mas essas imagens me fazem pensar como um “ser humano” transforma outro ser humano num farrapo humano. Aonde vai parar a Humanidade.

Anônimo disse...

Nosso Ministerio do trabalho deveria ir pra la encher o saco, e não ficar aqui amolando as empresas brasileiras.

Anônimo disse...

Os consumidores alemães, canadenses e japoneses é que estão certos : boicotam todas essas empresas tiranas e sem ética.

E mais uma vez, as Havaianas vão se beneficiar com retorno à imagem, já que só eles conseguem atrelar glamour e sofisticação aos seu produtos. Enquanto os Grendene se contentam em ocupar o outro nicho : o glamour e a sofisticação do 1,99...

Anônimo disse...

Como a maioria dos leitores que se manifestaram, eu também sou absolutamente contra a todo e qualquer tipo de exploração abusiva e desumana de pessoas. Isto é repugnante e inadmissível. Mas o que leva empresas calçadistas a migrarem para países como a Índia, não é apenas a mão-de-obra barata. Este não é o fator determinante. Em relação a juízo de valor sobre ao grupo empresarial brasileiro, eu gostaria de ver a fábrica da Azaleia pronta e produzindo. Aí, sim, poderíamos saber se as condições de trabalho serão as mesmas que vimos nas fotos. Particularmente, não creio nisto.

Anônimo disse...

Este é o modelo de producao da Nike, adidas, e outras grandes marcas.
Exploracao pura das "oportunidades" da mao de obra na China, India e arredores.
Proximo local de exploracao será a Africa.
Vamos valorizar a Industria Brasileira, e forcar a diminuicao de impostos no Brasil.

Justiniano disse...

Certamente esse trabalhadores são dalitis (poeira da terra) e não são pessoas reconhecidas dentro da sociedade indiana, qualquer emprego que seja para matar a fome é agradecido a Brahma. Lembrando que a Índia possui mais de um bilhão de habitantes e a mão-de-obra é abundante. Na Índia tem a maior favela do mundo com 5 milhões de pessoas, todas pessoas das castas dos xudras e dalitis que aceitam com resignação a pobreza. No Brasil um pedreiro ou uma faxineira poderá ter um filho formado engenheiro ou médico, coisa extremamente rara na sociedade indiana.

Luiz Antonio Escaramuzi Garcia disse...

Caro Políbio.
Este mesmo material, eu recebi há cerca de três anos. É material requentado.
Como no e-mail anterior, tentei descobrir, sem êxito, o nome do tal representante brasileiro, enviado para prospectar novos negócios.
Só não podemos esquecer que a Índia é o segundo maior fabricante de calçados do planeta, dá de relho nos brasileiros, acomodados e querendo, sempre, socializar seus prejuízos decorrentes de sua total falta de investimentos em tecnologia e na qualificação da mão-de-obra, quando tem lucros esquecem de distribuir.
Podemos ter, aqui mesmo no RS e no restante do Brasil, condições de trabalho parecidas, é só procurar. O resto é conversa fiada de quem já está procurando desculpas para tentar barrar a entrada dos indianos em nosso mercado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/