A própria Conab já admitiu no seu quinto relatório sobre as safras de grãos, que os gaúchos terão perdas de 7 milhões de toneladas este ano, já que a produção total cairá de 28,8 milhões de toneladas (2011) para 21,8 milhões de toneladas.
. Com base em dados levantados junto aos grandes produtores de milho e soja, o editor reafirma as notas anteriores sobre perdas equivalentes a 9 milhões de toneladas.
- O chamado complexo agribusines responde por 45% do PIB do RS. As perdas desta safra que começa a ser colhida serão de 24,4% segundo a Conab e de 30% de acordo com o editor, comprometendo o crescimento da renda estadual deste ano. As perdas já são irreversíveis nas safras de soja, milho e arroz.
Um comentário:
Os investimentos empresariais devem ser integralmente pagos pelos respectivos empresários. No entanto, cabe aos governos disponibilizar créditos de longo prazo com taxas competitivas e infraestrutura adequada. É surpreendente que o agronegócio brasileiro tenha desenvolvido tanto com uma infraestrutura tão precária. os empresários fizeram sua parte, o governo continua devendo.
Postar um comentário