Entenda melhor por que o RS perde com negócios com a Argentina

A Abicalçados, que representa os fabricantes de calçados, e a Assintecal, que responde pelos interesses dos fabricantes de componentes para couro, calçados e artefatos de couro, começaram a atuar para mudar os termos da chamada Resolução Geral Afip 3252, editada no dia 12 de janeiro, que exige que a partir de 1º de fevereiro todas as importações argentinas adotem o regime de “Declaração Jurada Antecipada de Importação”. O prazo de liberação das compras será de 10 dias, mas o temor das duas entidades é que o prazo vá a 180 dias, como ocorreu no final do ano passado.

. O problema é de todos os exportadores brasileiros e não apenas de Abicalçados e Assintecal.

. No caso da Assintecal, a Argentina é o principal comprador, com US$ 1,1 bilhão no ano passado, algo como 23% do total.

- O problema de calçadistas e fabricantes de componentes, é o mesmo de outras empresas exportadoras gaúchas que possuem produtos que concorrem com produtos argentinos, algo que não acontece com as empresas paulistas. A economia gaúcha concorre com a economia argentina, enquanto que a economia paulista complementa a economia argentina. Este imbróglio se mantém desde o advento do Mercosul. Na época, o RS exigiu salvaguardas e compensações, mas nunca foi atendido, acumulando sucessivos déficits nas suas relações comerciais com a Argentina.  O que muitos gaúchos não conseguem entender é que a balança comercial entre Brasil e Argentina favorece muito os interesses brasileiros. No ano passado, o superávit comercial local foi de US$ 5,8 bilhões. Isto tudo prejudica as reclamações dos gaúchos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Editor, esta absolutamente perfeita sua analise.

Anônimo disse...

O problema é que a Argentina prioriza seu país, em detrimento dos acordos do Mercosul. A única saída seria os gaúchos buscarem outros mercados no Hemisfério Norte. O Mercosul não é confiável,nunca foi. O Uruguai não se sustenta sózinho, o Paraguai vai pender para onde tiver mais vantagens, a Argentina e o Brasil não dão a mínima para o RS. Enquanto o RS depender da boa vontade da natureza, dos argentinos
e de seus politizados eleitores, nada dará certo.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com a análise do Anônimo das 08:07h. Nós temos que ser donos de nossos narizes e isto não passa nem pelo resto do Brasil nem nesta estrovenga que é o Mercosul, bom para poucos, péssimo para muitos!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/