GM, Ford, Fiat e Volks fizeram o "lobby" pela proibição de importação de carros

No RS (a Fiergs foi quem mais aplaudiu a decisão do governo) foi generalizado o apoio à decisão do governo federal de dobrar a alíquota do IPI para veículos importados e nacionais que não atenderem requisitos como investimentos em tecnologia e um percentual de 65% de conteúdo nacional.

. A decisão resultou do lobby feito por GM, Ford, Fiat e Volkswagen. As quatro são as grandes beneficiadas, porque dominam o mercado doméstico e continuarão importando livremente das suas fábricas do México e Argentina (o governo excepcionalizou estas importações).

. Nesta quarta-feira, em Caxias, na CIC, o diretor de Relações Governamentais e Institucionais da MAN Latin America, Marco Antônio Saltini, disse que se engana muito quem acha que o complexo automotivo brasileiro pode continuar sendo atacado por coreanos, japoneses e chineses. Eis seus números:
- faturamento em 2010 de US$ 107,6 bilhões (incluindo autopeças)
- 50 fábricas distribuídas em oito Estados e 36 municípios
- 1,5 milhões de empregos diretos e indiretos

9 comentários:

Anônimo disse...

Eu duvido que estas porcarias de marcas não subam seus preços. Ofertam no mercado nacional umas chikakas e querem receber ouro. Fazem pelo menos uns 15 anos que não compro uma porcaria destas.

Anônimo disse...

Os mesmos que pagavam para "um certo" sindicalista dos anos 80, furar greves e caguetar "cumpanheros"...

Mordaz disse...

Quem não quer continuar a vender carroças a preço de automóveis para um público cativo?

Anônimo disse...

Lamento pelos Japoneses que sao fabricantes de concorrentes descentes.
Ja não da pra dizer os mesmo do Chineses e Coreanos.
A Hyundai, tem acoes na justica pra tudo que é lado, não cumpre obrigacoes de Recall para defeitos de fabricacao, tem acoes de propaganda enganosa, assitencia tecnica Caotica.
Quem defende estes caras se informe melhor...google neles e tribunal de justica de SP, alem de dividas fiscais.

Anônimo disse...

Mesmo que não venham a subir os preços, ainda assim cobram um absurdo pelo que entregam. Preços são extorsivos, qualidade baixa, agregar(pouca) qualidade acresce ao custo. Esperem 90 dias e verão como os preços aumentarão, o sócio governo precisa de dinheiro para pagar empreiteiras, e receber na outra ponta, via comissão ou doação de campanha.

Anônimo disse...

O que voces querem de um país em que os melhores salários sao pagos a funcionários públicos? É um país onde não há empreendedores. Por isto a ode aos incompetentes e ineficientes, sejam produtos ou serviços.

Anônimo disse...

As fábricas de automóveis não respeitam o consumidor, basta ver o que a VW faz quando um cliente reclama defeito de fabricação. Enrola, enrola, enrola e para terminar diz que a produção é muita e não tem como urgenciar o conserto. Para terminar, o proprietário do veículo, no prejuízo, vende o carro e outro assume os riscos. Esse é o Brasil das Bananeiras e de um governo que só pensa em arrecadar.

Anônimo disse...

Em dezembro de 2002 eu comprei um carro 1999. Ainda está lá na garagem, lépido e faceiro. Não incomoda, não tem recall, obediente e confiável. Sem previsão de troca por um novo, até porque tenho mais o que fazer com meu dinheiro. Quando eu trocava de carro a cada dois anos, eu era infeliz e não sabia!

Luiz Vargas disse...

É quase uma volta a era das fábricas de carroças tão do gosto do cumpanhero PeTralha Orrívio oTruta.

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