Associação do Aço do RS culpa chineses pela desindustrialização do Brasil

O presidente da Associação do Aço do RS, José Antonio Fernandes Martins, botou mais lenha na fogueira das discussões atuais sobre desindustrialização. Ele é o primeiro líder empresarial gaúcho de peso que bate de frente no problema.

. Suas reclamações e denúncias:
1) A concorrência chinesa e de outros países asiáticos, é a principal responsável pela desindustrialização, devido aos seus menores custos tributários, cambiais e trabalhistas.

2) A situação está se agravando ainda mais devido ao procedimento da triangulação, através do qual empresas chinesas estão instalando ‘montadoras’ no Mercosul.

. Em Países como Argentina e Uruguai, os chineses e coreanos‘montam’ seus produtos, porém com componentes totalmente importados da China. Como não há uma checagem rigorosa sobre o “Certificado de Origem”, esses produtos ingressam como produtos do Mercosul e são exportados para o Brasil sem imposto de importação.

. O presidente da Associação do Aço refere-se a produtos do setor metal-mecânico, como tratores, colheitadeiras, automóveis, ônibus, caminhões, pregos, cutelaria, talheres, mas denúncias semelhantes partem de todos os setores ligados ao agronegócio do RS.

- Nesta sexta-feira, 12h, na Fiergs,  a entidade ouvirá o diretor comercial da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Luiz Fernando Martinez, que falará sobre o impacto da ‘desindustrialização’ sobre o setor siderúrgico, tendo em vista as crescentes importações de aço.

9 comentários:

Anônimo disse...

Pois é... O evento sobre a República Dominicana foi cancelado. Forças ocultas...

Anônimo disse...

A culpa não é dos chineses, mas sim de um governo babaca como o nosso. A culpa é de todos nós cidadãos com a passividade bovina de ver, sentir o golpe e não revidar. Está mais do que na hora o brasileiro cobrar deste governo corrupto, despreparado e muito mal intencionado ações pertinentes ao cargo. Ou ainda exigir sua saída imediata e a devolução de todos os seus roubos! Exigir justiça e, principalmente exigir que o judiciário seja INDEPENDENTE das maracutaias premissivas. Aliás, juiz corrupto só merece mesmo é a condenação de morte. Infelizmente no país isto só se aplicou em tempos de guerra. Bem, já estamos quase lá mesmo.

Anônimo disse...

Pena que o outrora capitalista dono da Gerdau não defenda os interesses do Brasil, se vendeu para a camarilha esquerdo-bananeira, não dá um pio contra a China!

Anônimo disse...

EU QUERIA QUE NA CHINA TIVESSE:
- NOSSA CLT;
- NOSSOS IMPOSTOS;
- NOSSOS JUROS;
- NOSSOS PARTIDOS;
- NOSSOS POLITICOS;
- NOSSOS SINDICATOS;
- NOSSA INFRA-ESTRUTURA;
- NOSSA CORRUPÇÃO;
- NOSSA IMPUNIDADE;
E FINALMENTE QUE LÁ TIVESSE O PT, AI SIM VERÍAMOS QUE TEM "CAFÉ" NO BULE

Anônimo disse...

Anonimo das 15:53 eu diria Forças Cultas.

Anônimo disse...

Quero chamar a atenção para um detalhe Anônimo de 21 set das 16:35h. Um empresário brasileiro quando adquiriu uma siderurgica nos EUA saiu gargantiando que iria fazer uma 'faxina' quando assumisse a tal empresa.Esse empresário, também sempre criticava a CLT, quando quis fazer o que 'achava' que faria nos EUA, descobriu que a CLT é extremamente 'generosa' se comparada aos sindicatos americanos, pois lá sindicato não se vende para PTralhas. Levou aproximadamente 3 anos antes de conseguir demitir o primeiro empregado. Portanto, o problema no Brasil não é a CLT, mas sim a mentalidade dos empresários, dos políticos.
Anônimo das 16.01h repito aqui o foi dito, por concordar: A culpa não é dos chineses, mas sim de um governo babaca como o nosso. A culpa é de todos nós cidadãos com a passividade bovina de ver, sentir o golpe e não revidar. Está mais do que na hora o brasileiro cobrar deste governo corrupto, despreparado e muito mal intencionado ações pertinentes ao cargo. Ou ainda exigir sua saída imediata e a devolução de todos os seus roubos!

Anônimo disse...

É fácil culpar os outros. Lembram do primeiro ano do governo do pinguço, quem esteve o visitanto e exigindo declaração de "País de Economia de Mercado".

Anônimo disse...

Interessante. Este cidadão foi vice-presidente por muitos anos da Marcopolo e tem muitas ações preferneciais por lá. Montaram fábricas na Índia e, depois, no Egito, devido à mão-de-obra quase escrava. E agora vem falar dos chineses. É muito engraçado.

Daniel disse...

Empresario, tapuia, é um ser engracado. Adoro mercado livre, globalizacao, insxistencia do "tal" estado na economia, etc, etc, etc. Mas tudo da boca pra fora, pois o que adora mesmo é RESERVA DE MERCADO. É so observar o que acontece, agora, no setor automobilistico. O Pres desta Associacao, na verdade, deveria dizer aos OTARIOS CIDADAOS, que pagam a conta, é que os empresarios do Aco, liberais desde sempre, "cresceram" recebendo BILHOES E BILHOES de reais de subsidios. Aquele recurso conhecido como BOLSA EMPRESARIO. Ou seja: recursos da sociedade.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/