Em comunicado enviado ao editor, esta é a posição da ALL sobre as reclamações da CIC de Caxias do Sul, que quer via férrea ligando ao porto de Rio Grande:
- A via férrea que liga Caxias do Sul a Rio Grande passa pelos municípios de Carlos Barbosa, Bento Gonçalves e Jaboticaba. O trecho de Caxias do Sul a Carlos Barbosa não faz parte do contrato de concessão firmado pela América Latina Logística - ALL com o governo federal, para que a empresa atuasse na malha sul do país. De Carlos Barbosa a Bento Gonçalves, existe a concessão para a operação de trem de passageiros, administrado pela Giordani Turismo.
Já o trecho entre Bento Gonçalves e Jaboticaba, que liga ao Porto de Rio Grande, é de baixa densidade de tráfego. Isso ocorre devido à baixa demanda de cargas, o que onera e, consequentemente, torna o transporte por ferrovia economicamente inviável para os clientes. A ALL aguarda autorização do Ibama para realizar a limpeza e a manutenção do trecho, pois há áreas de instabilidade nas encostas.
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Um comentário:
Resumindo: para a ALL o negócio só é bom se lhe cair no colo. Se tiver que suar para conquistar e fidelizar clientes e cargas, mostrando competência, aí o negócio muda de figura. E pensar que há cem anos atrás, nesta mesma data, homens íntegros e com visão de futuro estavam inaugurando a linha Caxias do Sul a Porto Alegre. Este é um dos aspectos ruins do monopólio e ele tem nome: ALL.
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