O Brasil não sabe fazer política externa como Oswaldo Aranha fazia

Artigo - Somos mesmo Terceiro Mundo!
Jornal O Estado de S.Paulo - 21 de maio de 2010
por João Mellão Neto

Quase ninguém se encoraja a abordar esse tema, mas é preciso que seja dito: o papel que o Brasil vem exercendo na diplomacia internacional é visto pelos especialistas como tolo e ingênuo, além de macular a nossa autoimagem de país sério.

Aqui, na América do Sul, onde a nossa maior praga política, o populismo, renasce com força, não somos vistos como uma liderança, como deseja o governo. Quase todos os nossos vizinhos nos encaram como "o primo rico". Ou seja, aquele que tem sempre a obrigação de "pagar a conta".


A maior cartada do nosso governo foi a suposta intermediação na questão do Irã. Para isso demos guarida institucional ao ditador de lá, quando o resto do mundo evita fazê-lo. O homem é um vira-lata internacional. E o que conseguimos com isso? Nada, além do vexame que protagonizamos nos últimos dias.

CLIQUE na imagem acima para ler o texto completo.

Um comentário:

Anônimo disse...

"...visto pelos especialistas..." Quem são estes especialistas? Qual a qualificação deles? Qual o interesse deles em emitir tal opinião?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/